Usina de Letras
Usina de Letras
51 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI TRIGANT DES GENETTES? -- 06/03/2005 - 22:56 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM FOI TRIGANT DES GENETTES?

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).





Mário Ribeiro Martins*



(CIDADE PERDIDA DOS PIRINEUS)



FRANCISCO HENRIQUE RAIMUNDO TRIGANT DES GENETTES(François Henry), de Panillac, próximo a Bordeaux, França, 1801, escreveu, entre outros, “ESTUDOS GEOLÓGICOS DA PROVÍNCIA DE GOYAZ”. Publicou também O FILHO PRÓDIGO(Teatro), O ESTALAJADEIRO(Teatro), ALFREDO, O ENJEITADO(Teatro), O INCONFIDENTE(Romance). Filho de João Trigant des Genettes e Francisca Emilina D`Arlot.



Após os estudos primários em sua terra natal, formou-se em “humanidades” na Escola de Montpellier. Tornou-se Médico, pela Academia de Medicina de Brest. Nos anos seguintes, esteve no Marrocos, Norte da África. Veio para o Brasil em 1839, ficando no Rio de Janeiro, depois em Ouro Preto e Araxá, passando a ser chamado de Dr. Francisco. Esteve em Uberaba, em 1854, onde foi de tudo um pouco, inclusive Médico, Professor e Político.



Com 67 anos de idade, em 1868, estabeleceu-se em Pirenópolis(Meia Ponte), alí fundando o Colégio Senhor do Bonfim, quando também garimpou ouro e diamante, sem, no entanto, ficar rico. Viajou pelo Norte de Goiás, fazendo estudos geológicos em Arraias, Natividade, Porto Nacional, etc.



Em 1871, com 72 anos de idade, mandou para a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, um artigo em que revela a sua famosa descoberta, com o titulo “DESCRIPÇÃO DA CIDADE PERDIDA DA CORDILHEIRA DOS PIRYNEOS DA PROVÍNCIA DE GOYAZ”, dedicada ao Imperador Dom Pedro II.



Aliás, esta Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro tem em sua capa o seguinte: “REVISTA TRIMENSAL de HISTORIA E GEOGRAPHIA ou JORNAL DO INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAPHICO BRASILEIRO, FUNDADO NO RIO DE JANEIRO(21.10.1838), DEBAIXO DA IMMEDIATA PROTECÇÃO DE S.M.I., O SENHOR DOM PEDRO II, 2º TRIMESTRE DE 1872”).



Com 75 anos de idade e já viúvo, foi ordenado Padre na Matriz de Pirenópolis, em 03.07.1876, celebrando a primeira missa na Matriz de Corumbá de Goiás, em 15.07.1876.



Escreveu para diversos jornais da época, entre os quais, PROVINCIA DE GOYAZ, editado em Goiás Velho pelo Desembargador Félix de Bulhões e pelo músico José Patrocínio Marques Tocantins, também regente da FILARMÔNICA DE GOIÁS, em 1870.



Quanto a Trigant des Genettes, foi também vigário de Luziânia e Ipameri. Nesta última, fundou o povoado de Santo Antonio do Cavaleiro, hoje no município de Ipameri, onde faleceu no dia 26.07.1889. Seus artigos sobre geologia goiana foram também publicados no jornal PUBLICADOR GOIANO.



Sobre ele, escreveu excelente matéria o Historiador Paulo Bertran, no jornal DIARIO DA MANHÃ, Goiânia, 31.01.2005, sob o título “O Descobridor”. Encontra-se na ESTANTE DO ESCRITOR TOCANTINENSE, da Biblioteca Pública do Espaço Cultural de Palmas.



Biografado no DICIONÁRIO DO ESCRITOR GOIANO, de José Mendonça Teles e no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 2001.



Apesar de sua importância, não é mencionado na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho, em 2001 ou DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO(2001), da Fundação Getúlio Vargas e nem é suficientemente estudado, em nenhuma das enciclopédias nacionais, Delta, Barsa, Larousse, Mirador, Abril, Koogan/Houaiss, Larousse Cultural, etc.



É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br



Através da instrumentalidade do historiador Paulo Bertran, cerca de 130 anos depois, a Cidade Perdida do Dr. Trigant Des Genettes, foi redescoberta na propriedade do Dr. José Sahium, Médico Psicanalista em Goiânia e lá, na Serra dos Pirineus, em Pirenópolis, está sendo construída a RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL.





*Mário Ribeiro Martins

é escritor e Procurador de Justiça.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario.

Fones: (063) 215 44 96. Celular: (063) 99779311

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins,

77001-970.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui