Usina de Letras
Usina de Letras
294 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Preço da Violência -- 11/10/2001 - 16:41 (Alan Carlos Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O PREÇO DA VIOLÊNCIA...







O Município de Itaubal está de luto. As pessoas de bem deste rincão amapaense, estão de luto. Há um clima quente, sem vida rondando no ar a nossa volta. A Violência. Ninguém está imune a essa situação deplorável.

Ela ronda nossas casas, nossas famílias, nossas escolas, nossas comunidades e o pior, muitas vezes, vive dentro de nossos corações e lá se multiplica até explodir em uma vontade insana , um ato vil e desumano que resulta no sofrimento do outro.

Quem de nós nunca sofreu um ato de violência?

Violência não é somente o atentado contra o físico das pessoas, mas tudo o que põe as pessoas ao ridículo e atenta contra a sua honra e sua moral. Mas, sem dúvida , o pior tipo de violência é aquele em que o agressor não possibilita a menor chance de defesa a vítima que se vê encurralada diante de uma situação desesperadora que não consegue controlar.

A várias décadas o Brasil vem propagando que o jovem é o futuro do nosso país. Mas, a continuar dessa maneira , parece – nos que não teremos futuro, pois estes ( os jovens ) estão dizendo um para os outros que a vida humana é tão insignificante e que qualquer um a seu bel prazer pode tirá – la no momento que julgar conveniente sem que sinta qualquer remorso em seu coração.

Um belo dia, todos correm, brincam, dançam, se sentem felizes com o companheirismo sadio, com a vida que Deus lhes deu, com a natureza, com o sol, com o amor. Mas, derepente, brota uma vontade de ser superior ao outro, de provar que o mais forte pode requerer para si, qualquer prenda do outro, inclusive , a vida. Então, antes amigos, entrelaçam – se e muitas da vezes, mesmo no implorar do outro, o mal acaba sendo mais forte e a violência surge.

Não é de hoje que vemos em nossa comunidade, amigos brigando, irmãos tentando contra a vida do outro, uma verdadeira excitação a violência. E o resultado de tudo isso, é que alguns jovens acabam assimilando esse tipo de situação como algo prazeroso e que portanto lhes satisfaz e os excita bastante. A conseqüência disso é a formação de um ódio que ninguém explica, de um sofrimento que ninguém contêm, onde todos sofrem.

Que prazer existe em ver a vida do outro ser ceifada?

Alguém se torna mais homem quando fere o seu próximo, inclusive fatalmente? Não ! Na busca de melhorar a nossa masculinidade, acabamos por nos tornar covardes. Pois só um covarde junta outros para atacar um ser humano apenas.

A maior prova de ignorância e de falta de inteligência é a formação de gangues, pois, ela não traz nenhum resultado positivo aos seus participantes. Todos acabando fatalmente sendo condenados pela sociedade ao título de marginal e seu destino é quase sempre a Morte!

Se pararmos para pensar um minuto apenas, iremos perceber que a vida não tem preço e que nada, nada a substitui ou paga.

Qualquer objeto quando se danifica, normalmente pode ser reparado e quase sempre volta a ser utilizado com a mesma freqüência. Mas a vida não possui esses precedentes. Quando se perde é para sempre. Para sempre mesmo. Conseguem perceber o quanto isso é triste?

Imagine a sua família chorando a perca de sua vida, de seu irmão ou outro parente . Isso Concerteza não seria justo, pois eles não têm o direito de sofrer por causa de quem não respeita a vida.

Na era da globalização deveríamos está dando prova de civilidade, Mas ao contrário, estamos, parece, retornando a idade das cavernas , onde tirar a vida do outro parecia normal.

Há três anos, passou na Rede Globo de Televisão um desenho animado que falava de dois cachorros que observavam os comportamento dos seres humanos. Quando estes se violentavam os cachorros diziam que os homens os chamavam de animais, mais , quem demonstra mais irracionalidade do que o próprio homem? Então, estamos nos comportando pior do que os animais que possuem instinto de sobrevivência. Nós, devíamos ter consciência e agir com a razão antes de permitir que o nosso lado de besta (fera ) domine a existência nossa.

Se realmente queremos ser superiores aos outros animais, devemos provar para nós mesmos que somos racionais e acima de tudo humanos , ou seremos alguma coisa abaixo daqueles que chamamos de irracionais.

A paz é necessária. A violência acaba com o que existe de mais puro em nossas vidas . O amor. O preço disso , é a Morte. A Vida não tem preço...







Alcarias









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui