Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->As peripécias de um gari... -- 12/02/2002 - 17:56 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Celso é um varredor de rua, seu sonho é ser dono de uma fábrica de vassouras. Conhecido por causa da letra da música de sua autoria: "Varro a rua todo dia, como a velha da minha tia!", Celso desfila pelas ruas de uma grande cidade, entoando seu canto, sua marca pessoal. Bem-humorado, apesar de varrer o lixo dos outros, observa tudo que está a seu redor, desde os jornais das bancas até a conversa do povo nos pontos de ônibus...
__ "Varro a rua todo dia, como a velha da minha tia !!!!!!!!" Ei pessoal, estou varrendo a rua desta cidade há uns 6 anos, sei que aprendi muita coisa nessa profissão, inclusive como sujar o chão, xingar a mãe daquele que insiste cuspir na calçada, enfim, matérias que faculdade nenhuma conseguiria ensinar em menos de 10 anos...Durante o período que estou aqui vi muita coisa acontecer no Brasil e no mundo: Guerras no Oriente Médio, a clonagem de animais, a destruição das torres do World Trade Center... Hum!!! "Varro a rua todo dia, como a velha da minha tia!!!!!" Sabe , gente, não há melhor emprego do que varrer rua...somos mais conhecidos que atores de televisão, por onde passamos, o povo cochicha: "aí vêm os lixeiros! " Que profissão!!!!!!! Não há nada melhor!!!

__E aí, seu Celso? Como vai o estômago?-perguntou seu Pedregulho, aproximando-se.
__Cheio!!!! A bóia que a mulher mandou estava uma delícia, não sobrou grão sobre grão...
__Pois é! Pois é! –disse o homem, sorrindo . Mas agora tenho que ir...passe bem e varra bem!
__Pode deixar!!!!
Enquanto Celso varria a rua, duas moças se aproximaram. Distraídas, pararam ao lado do carrinho dele e continuaram a seguinte conversa:
__Viu, Luara, o Geraldo é mesmo um belo rapaz!!!
__Ih, acho que você está se apaixonando por ele , Lindalva!!!!
__Eu?? Me apaixonando? De maneira alguma, você está louca.
Enquanto conversava, Lindalva abriu a bolsa, pegou uma bala, abriu-a e jogou o papel no chão. Todos seus movimentos foram acompanhados pelos olhos então indignados do varredor, que revoltado , entrou na conversa:
__Ô, fia!!! Fia!!! Psiu!
__O senhor falou comigo? – perguntou Lindalva, com ar esnobe.
__Sê acha, Lindalva, deve ter sido com a tal da "Psiu"! – respondeu , ironicamente , Luara.
__Pois eu falei com a senhora sim...olhe aqui dona, só porque a senhora é chique, isso não lhe dá o direito de sair sujando o que já limpei...pois olhe o papel que jogou no chão!!!! Isso é coisa de se fazer? Se a senhora estivesse nos Estados Unidos, a essa hora estaria levando uma baita multa...
__Não me estresse, tio!
__Sê acha que eu seria tio de uma...uma...sujeitinha suja como a senhora? Hum!
__Olhe o respeito!!! – exclamou, rindo, Luara.
__O senhor pensa que está falando com quem, seu lixeiro atrevido? Pois saiba, sou filha do empresário Sérgio Ribanceira, um dos cidadãos mais influentes desta cidade...
__Pois eu sou filho da Maria Cidona!!!
__Vou pedir para meu pai mover seus pauzinhos e exonerá-lo...
__Exô ..o quê? O que é isso? Por acaso é alguma macumba de fundo de quintal?
__Seu insolente!
__Gostei do senhor!!!- Brincou Luara.
__De que lado está, Luara?- perguntou , enraivecida , Lindalva.
__Sei lá!- Afastou-se, gargalhando.
Pois saiba o senhor , não vou pegar este papel de bala nem que me mate...afinal, o senhor é pago pra quê, senão para limpar?
__Sou pago sim, e muito bem pago, mas para limpar a sujeira trazida pelo vento, pelo tempo, não por uma garota mimada, que se utiliza do nome do pai para fazer ameaças...
__Esse homem não é tão chulo assim, Lindalva!!!
__Chulo? Ele é grosseiro!!!
__Isso sou mesmo, olhe minhas mãos, veja os calos que a vassoura faz, estão até estorricados ...
__Desagradável!!!
__Deixe de insultos, moça... quero saber quando a senhora vai pegar o papel que jogou no chão...
__Nunca!!!
__Pegue o ônibus no próximo ponto!
__Como?
__Vila de São Nunca fica na zona sul da cidade, vai para lá fazer o quê?
__Pega logo esse papel, Lindalva? O que custa? Cumpra com sua obrigação em manter limpa a cidade!- disse , zombando, Luara.
__Para que ele recebe salário?
__Para ser tratado como um "lixeiro", não percebeu?- disse Luara.
__Qual o nome da senhora?- perguntou Celso a Luara.
__Luara do Amanhã, a seu dispor.
__Pois gostei da senhora!!!
__Digo o mesmo!!!
__Tem compromisso para essa noite?
__Espero ter, desde que me convide...
__O quê? Você terá coragem de sair com esse molambento, cheirando a suor, cujo salário não compra sequer a mais chinfrim das gravatas de meu pai?- perguntou , assustada, Lindalva, ao interromper a conversa.
__Era só o que me faltava!!!! Qual o problema dele ser varredor? Para mim é um ser como qualquer outro, justamente por isso, deve ser respeitado...Sabe, Lindalva, seu mal é ser esnobe, metida, mimada, como disse este senhor...
__Luara......????- interrompeu, espantada, Lindalva.
__...mimada sim... e para mostrar a você que a humildade nessa vida é a coisa mais bonita que existe, pegarei o papel do chão e o jogarei no carrinho de lixo...Aprenda com esse gesto que um dia estamos por cima, noutro por baixo...quem sabe um dia não estará varrendo a rua como o senhor...senhor...
__...Celso! Seu criado...
__...Celso!!! Obrigada!
__Deus que me livre! Prefiro a morte!!!!
E lá se foi a mulher, ensandecida.
Luara, vendo-a sumir pelas ruas da selva urbana, voltou-se para Celso, dizendo:
__Essa nunca aprende! Mudando de assunto: aceita um refrigerante?
__Só se for bem rapidinho, estou em serviço!..
__Não vai demorar 1 minuto...
Para demonstrar carinho pelo rapaz, deu-lhe o braço , e, ambos, agarradinhos, caminharam em direção ao bar do seu Bigode. Ainda no caminho, Celso pegou uma bala do bolso, abriu-a e jogou o papel no chão... Um outro gari, vendo o acontecido, gritou:
__Ei, a rua não foi feita para lixo!!!! Lixo se joga no lixo!!!
Ironicamente, Celso respondeu:
__Você é pago para quê, se não para limpar? Hum! Pobres!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui