Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IMPORTÂNCIA DA SEXOLOGIA -- 27/03/2005 - 14:00 (Daniel Walker Almeida Marques) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IMPORTÂNCIA DA SDEXOLOGIA

Daniel Walker, Especialista em Sexologia pela UCAM



Por que é importante estudar Sexologia?

Poderíamos enumerar uma longa lista de motivos, mas de forma sucinta diremos que é importante estudar Sexologia para se obter conhecimentos e assim entender a própria sexualidade, abandonar certos mitos que atrapalham a vida sexual, conhecer os próprios valores sexuais, melhorar o prazer sexual, prevenir-se das infecções sexualmente transmissíveis, evitar gravidez indesejável, reconhecer e vencer os problemas sexuais que afetam a vida conjugal e melhorar a auto-estima.

Após mais de vinte anos ministrando palestras e seminários sobre Sexologia pude perceber como as pessoas se interessam pelo assunto. Até pouco tempo, sexo era um assunto sigiloso, de certa forma constrangedor e geralmente tratado “entre quatro paredes”, na maior privacidade. Hoje ele está na rua, nas revistas, na TV, sendo mostrado de todas as formas, desde as mais sutis e românticas até às mais grosseiras, envolvendo todos os tipos de finalidade.

Como sexo é uma questão que mexe com tanta gente e que traz tantas conseqüências, hoje mais do que nunca é recomendável refletirmos sobre ele, estudá-lo sob os mais variados enfoques, pois somente assim será possível chegar a uma conclusão plausível sobre como exercer nossa sexualidade de forma sadia. Sexo é uma das coisas mais importante na vida das pessoas. Claro que é possível ter uma vida feliz sem sexo, mas para conseguir isso também é preciso antes de tudo conhecer o assunto, daí a importância de estudar sexologia.

Os tempos modernos não oferecem mais espaço para se alimentar tabus e mitos sexuais impostos pelas gerações passadas, como resultado de uma educação familiar repressora e de normas de conduta impostas pela Igreja e por governos tiranos, que ditavam regras sempre baseados em informações sem nenhum fundamento científico. Mas também não se deve exagerar e admitir que tudo é normal, tudo é permitido e assim promover a banalização do sexo, como, infelizmente, muita gente está fazendo. Este tipo de comportamento – irresponsável e repreensível – é apontado como a maior causa da disseminação das infecções sexualmente transmissíveis.

Sexo é bom, mas deve ser praticado com segurança e responsabilidade, na hora certa e com a pessoa certa.

Este modesto compêndio de Sexologia foi organizado com o objetivo de oferecer os subsídios básicos que possam ajudar o leitor a compreender e vivenciar melhor a sua sexualidade, podendo inclusive orientar os outros. Para melhor compreensão do texto procuramos mantê-lo dentro de uma linguagem acessível, deixando o linguajar técnico (tão comum nos livros sobre o assunto) dentro do absolutamente necessário.

Se o leitor notar que está faltando algum assunto ou perceber que determinado assunto foi tratado de forma muito resumida é bom não esquecer que isto é apenas uma introdução ao estudo da Sexologia e, como tal, tem um espaço muito reduzido. Mas dentro do possível foi mantida a preocupação de apresentar um bom acervo de informações sobre o assunto e despertar o interesse no seu aprofundamento.

O autor se coloca à disposição dos leitores para quaisquer esclarecimentos ou orientação sobre o assunto através do seu site na internet. www.orientasexo.rg3.net



Daniel Walker





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui