Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Tampinhas semióticas -- 31/03/2005 - 09:24 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Encontrei no fundo da gaveta nove tampinhas de garrafa do tipo pet, a versão inglesa para embalagens descartáveis. Todas continham pelo menos uma história em comum, supriram minha sede ou necessidade de açúcar em algum momento.

Comecei pelas marcas: Água Mineral Ijuí, do Rio Grande do Sul, Tuchaua, guaraná do Amazonas, Dydyo, refrigerante de Rondônia nos sabores de laranja e cola, Convenção, de Caieiras, Estado de São Paulo, Taí, guaraná do grupo Coca-Cola, fabricado no Rio de Janeiro, além de duas tampas de Coca-Cola, uma fabricada em Antônio Carlos, Santa Catarina, e outra de Porto Velho, Rondônia.

Cada tampinha tem também um momento histórico, a passagem por um local do Brasil, aliada ao calor que me estimulou a ingerir o líquido calórico, pouco recomendado para a digestão.

Além disso, há também a própria história da concepção das tampinhas, frutos de um momento em que a sociedade industrial brasileira entra na febre do consumo e produção de bens descartáveis, como embalagens de refrigerantes, margarinas e outros produtos, um tanto perdida ainda em relação ao que pode ser feito com as mesmas, já que os programas de coleta de polímeros ainda não satisfazem a maior parte dos ambientalistas.

As tampinhas têm outras particularidades também, como as cores. Associadas ao sabor, a do guaraná Taí é verde, como a natureza, A água gaúcha tem tampa branca como a natureza pura e intocada, o refrigerante paulista mistura vermelho e branco para descontrair. O refrigerante Dydyo coloriu as tampinhas dos sabores com as cores adequadas, sendo laranja a própria, uva, roxo, e limão verde. Curiosamente o de guaraná ficou branco com a logomarca apenas. As de Coca-Cola utilizam o vermelho para estimular os sentidos dos consumidores.

Embora a maior parte dos consumidores não tenha muita consciência do que é feito no acabamento dos produtos, normalmente há uma função pedagógica nas embalagens, que englobam todos os detalhes, inclusive a tampinha.

Faz parte do conceito de hegemonia que ajuda a manter uma marca no mercado por muitos anos, como é o caso da centenária bebida norte-americana, que espalhada por todos os países, ajuda a sustentar a economia ianque.

As tampinhas contém signos, expressam o grau de industrialização, tecnologia e capacidade dos indivíduos, além da competência naturalmente.

Algumas delas acabam inclusive se incorporando ao dia-a-dia dos cidadãos, tornando-se objetos biocêntricos, na medida em que parecem oferecer soluções para problemas simples, como o armazenamento de líquidos, substituindo as velhas embalagens de vidro , perigosas no manuseio e sujeitas a acidentes.

O curioso é que objetos como embalagens pet assumem os papéis mais diversos, compondo também o cosmocentrismo das paisagens poluídas de rios e igarapés, além dos terrenos baldios, pois a natureza não está preparada para absorver em curto tempo o polímero que suplanta a capacidade das bactérias degenerativas de materiais.

A semiótica das tampinhas vai mais longe, pois a imaginação não tem limites. Jogos, objetos decorativos, tudo pode ser feito com elas, além é claro, de recicla-las, evitando que a natureza padeça por falta de um estudo mais acurado.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui