Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Por que gosto de borboletas? -- 22/04/2007 - 20:18 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por que gosto de borboletas?



http://oblogdalibelua2.blogs.sapo.pt



É simples:


As borboletas são bonitas.


Têm asas com cores alegres.


Voam junto às flores embelezando o jardim.


São úteis quando levam o pólen de flor em flor e assim ajudam a reprodução da planta.


Algumas tecem fios de seda que podem ser aproveitados para fazer tecidos.


E tem mais diversos tipos de borboletas, você sabia?


Por exemplo:


As borboletas que voam de dia chamam-se borboletas diurnas e têm quase sempre cores muito bonitas e vistosas.


As borboletas que voam de noite chamam-se traças e normalmente as suas cores são suaves e discretas.


Cada borboleta põe muitos ovos (em alguns casos, mais de 100). Os ovos são postos em cima de folhas, de frutos ou de outros materiais que possam servir de alimento às lagartas que vão nascer.


Quando a lagarta nasce, começa logo a comer. A lagarta come muito e, por isso, vai ficando cada vez maior e mais gorda.


Antes de se transformar em borboleta, a lagarta tece um casulo.


É dentro desse casulo que a lagarta vai transforma-se em pupa (também se pode chamar crisálida).







A pupa não come nem se mexe e, lentamente, vai-se transformando.


Alguns dias depois, sai do casulo uma borboleta igual à borboleta que pôs os ovos.







O que mais sabe da vida delas?


Conhece sua anatomia? Não se lembra? Então vamos recordar:


Boca:


As Borboletas alimentam-se de néctar e gotas de água que vão buscar às plantas, e em especial, às flores.


Para conseguirem chegar ao centro da flor sem a estragar têm um tubo, que parece uma palhinha.


Quando a borboleta não está a comer nem a beber enrola o tubo.







Asas:


A borboleta tem quatro asas.


Quando está a descansar as asas estão fechadas e só se vêm as que ficam por cima.Quando voa, veêm-se as quatro asas.


As asas são cobertas por um pó muito fino, a que se chama escamas.


Estas escamas podem ter várias cores e formam desenhos que são características da espécie (quer dizer que todos os membros daquela família, têm desenhos iguais).


Alguns desses desenhos imitam olhos, que é para assustarem as aves que apanham borboletas para comer.


Antenas:


As antenas são orgãos muito importantes para as borboletas.


Em algumas borboletas as antenas são muito desenvolvidas.


É pelas antenas que as borboletas sentem o cheiro das outras borboletas, é pelo cheiro que se encontram. É um cheiro tão suave, que nós não o conseguimos sentir.


E aí, gostou?





fonte:http://cantinhodosmiudos.blogs.sapo.pt/tag/sabias+que...

postado por Heleida




"Gosto de borboleta. Queria ter a sua leveza e poder voar pelo mundo.


Enquanto não me transformo em uma delas, vou sonhando...


É bom sonhar de vez em quando.


Sonhe, voe, mas volte a por os pés na terra!


Contudo, fique atento!


Não se esqueça jamais das coisas que viu lá em cima , enquanto sonhava e voava."





Heleida, 2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui