Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Desistir jamais! -- 26/09/2008 - 22:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desistir jamais

Olympio Junior
Ministro do STM

Recebi, como recebo sempre essa época do ano, convites para a entrega dos correspondentes espadins àqueles alunos que vão iniciar seus cursos nas Academias Militares do Exercito, Marinha e Aeronáutica .

Não posso ir a todas, mas sempre que posso, gosto de ver aqueles meninos e agora meninas, entrando pelo Portão do respectivo estabelecimento de Ensino Militar, garbosos, fardados, marchando em perfeita sintonia com o Hino que cantam da sua Instituição.

Gosto de ver, estampado nos rostos das famílias e dos seus amigos que lá comparecem, o sorriso do orgulho face ao sacrifício que certamente fizeram mas que agora saboreiam a vitória alcançada.

Gosto de sentir a emoção do patriotismo e de ouvir o juramento de lealdade que fazem.
Gosto, enfim, de presenciar aquele momento da entrega de suas vidas, ainda que de inocente experiência mas de profunda e irrevogável esperança, a uma carreira de imensos sacrifícios, de total e absoluta dedicação a serviço do meu País.

Porém, passado aquele momento de festa e de grande emoção, me pego a pensar, com a experiência que tenho, somada a situação que vivemos hoje, sobre o que os aguarda no futuro, e confesso que fico bastante irrequieto, temeroso até.

Aqueles jovens, ainda puros, não sabem que vão estudar (e como vão estudar, durante toda a carreira) tudo sobre a arte da guerra e do combate e vão conhecer e aprender tudo sobre equipamentos e instrumentos militares, os mais modernos do mundo, mas que na realidade nunca irão manusear porque, no nosso País, não se acredita ser necessário a compra de armamento/equipamento militar para ficarmos em igualdade bélica a outras nações.

Vão aprender a cumprir e obedecer a Lei (e o farão cegamente, tenho certeza) mas assistirão, dia após dia, ela não ser cumprida, ser desrespeitada, ser usada para beneficiar alguns poucos em detrimento de muitos.

Vão aprender sobre dever, pundonor e decoro, sobre ética, palavra ultimamente retirada do dicionário brasileiro. Vão saber tudo e praticar a verdade. Tudo sobre dignidade pessoal, sobre imparcialidade e educação, e vão constatar que esses preceitos inalienáveis estão esquecidos da sociedade brasileira.

Não vão entender, nunca, porque preparam-se, por toda a carreira, para dedicarem-se e ser fiel à Pátria, cuja honra, integridade e instituições deverão ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida e têm, mesmo assim, seus vencimentos tão diferenciados de outros funcionários públicos que nunca deram nem vão dar nada ao País, pois dele só querem benesses, vantagens e lucros e o que é pior, porque ninguém faz nada a respeito e calam-se diante dessa imoralidade.

O que podemos dizer a esses ilustres jovens militares. Não desistam. Os certos não devem mudar e sim os errados. Podem ter certeza de que milhares de pessoas estão do lado de vocês.
Um dia, não se sabe quando, mas com certeza esse dia já esteve mais longe, as pessoas de bem desse País vão se pronunciar, vão se apresentar, como já fizeram em um passado não muito longe, e aí sim, as coisas vão mudar, o sol da democracia e da Justiça brasileira vai voltar a brilhar.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui