Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->O faquir e o homem da bicicleta -- 14/03/2010 - 12:44 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O FAQUIR E O HOMEM DA BICICLETA




Conversando com João - um dos meus cinco irmãos – sobre os antigos canteiros da praça da Catedral, aqui da terra, lembramos que em nosso tempo de criança no centro havia um maior, redondo, circundado por uma larga passarela onde se fazia o footing. Em grupos, moças rodavam numa direção enquanto os rapazes vinham pelo outro lado. Era a hora da paquera. Isso à noitinha, depois do jantar. Nas beiradas, antes da calçada propriamente dita, ficavam outros menores, perto de bancos em que as mães se sentavam para apreciar o movimento. E na esteira das lembranças ele mencionou o faquir...

É mesmo, uma vez ficou exposto lá na praça, um homem magérrimo deitado na cama de pregos. Quase nu, e de turbante. As pessoas falavam com ele que nada respondia, como se surdo fosse. Engraçadinhos mexiam, faziam piadinhas, mas ele permanecia imóvel. Eu fiquei muito impressionada. Numa das vezes em que fui até lá espiar cheguei a pensar que tivesse morrido...

Do faquir, nossas recordações imediatamente pularam para o homem da bicicleta...

Que furor! A praça se encheu de gente para ver aquele homem que rodaria não sei quantas horas, dois dias talvez, pedalando sem parar.

Espetáculo bem mais divertido e movimentado. O povo batia palmas, estimulava. O ciclista acelerava, fazia curvas quase tocando o chão, depois ia mais devagar, sempre respingando de suor. Mas não parava. De vez em quando ele esticava o braço e alguém lhe passava um cantil. Vi perfeitamente quando ele pegou um pão. E também lhe jogavam um balde d´água de tempos em tempos. Então eu pensei, este pelo menos não morrerá de sede nem de fome... e ainda tinha aquela ‘ducha’ pra se refrescar. Mesmo assim, fiquei intrigada. E xixi, ele não fazia?...

Morrendo de rir, mamãe recomendou que eu pensasse no balde de água...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui