Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->QUE VENHAM OS TEMPOS... -- 29/12/2006 - 17:17 (ARY CARLOS MOURA CARDOSO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Somos, não tem jeito, bichinhos aferrados ao tempo. De modo que o vejo (tempo) como inexorável marcha do futuro em direção à nossa totalidade. Martín Fierro (José Hernández), tremendo poeta argentino, assim o define: “tardança daquilo que está por vir”.

Nossa imanência (enraizamento) jamais há de ser pretexto para a demência. Ora, nossa estrutura básica se alicerça na TRANSCENDÊNCIA. Tal faculdade - Transcendência -, é, sem dúvida, nossa vocação maior, ou seja, a isto somos chamados. No dizer de Leonardo Boff, queremos romper limites, queremos superar e violar os interditos, queremos, sim, nos projetar sempre num mais além.

Destarte, que no tempo porvir nos abramos, sem medos, para tudo aquilo que dignifique e enobreça a humanidade, enfim, para tudo aquilo que a potencie. O mestre citado (Boff), preocupado com a falsa transcendência, nos adverte: “Julgo que o critério para saber se a transcendência é boa está na resposta que damos a esta pergunta: em que medida tal experiência ajuda a enriquecer e a assumir o cotidiano? Ela representa uma fuga ou um álibi para o cotidiano, um endeusamento e uma fetichização daquilo que representa sentido para nós? Se a experiência não amplia nossa liberdade, não nos dá mais energia para enfrentar os desafios do cotidiano, comum a todos os mortais, não nos faz mais compassivos, generosos e solidários, podemos seguramente dizer: fizemos uma experiência de pseudo-transcendência. Saímos mais empobrecidos em nossa realidade essencial, que é a de existências que se constroem com decisões de liberdade, assumindo honestamente os desafios e estando à altura deles”.

Portanto, que venham os tempos (2007, 2008, 2009 ...), pois saberemos vivê-los intensamente, sabiamente, saborosamente.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui