Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Da moral e do ensino -- 07/05/2005 - 11:05 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


* Outro dia tomei contato com um de meus filhos em Curitiba. Contava alegremente o caso de uma aula de biologia, onde diversos grupos de estudante tinham a incumbência de apresentar trabalhos sobre a reprodução humana.

* O grupo para o qual Guilherme foi destacado tinha que falar sobre o aparelho genital feminino, que constava de uma das páginas da apostila adotada pelo colégio. Segundo o garoto, um desenho esquisito, como normalmente são considerados pelos estudantes os desenhos envolvendo as genitálias, tanto masculinas com femininas.

* É simples, o aparelho masculino sempre aparece em estado de repouso, meio morto, em corte longitudinal. O feminino também, mas no desenho frontal fica muito esquisito, parecendo uma caverna mal construída pela natureza.

* Foi isso que os adolescentes identificaram. Resolveram incrementar a aula com fotos de artistas nuas encontradas facilmente nas bancas de revistas em qualquer lugar.

* Escolheram Vera Fischer em sua última aparição para a revista Playboy, mas depois analisando o estado quase selvagem dos pelos pubianos da atriz global, optaram por uma mulata carioca.

* O resultado do trabalho foi em parte obtido. Ao apresentarem a mulata em nu frontal, segundo Guilherme &
8220;sambando&
8221;, a professora reagiu dizendo que não precisava apresentar uma vagina numa sala de aula composta por meninos e meninas, que aquilo era indecente.

* Ao saber da reação da professora entendi a formação conservadora de nosso país, especialmente a de Curitiba, mas então surgiu uma pergunta incômoda: sexo é indecente?

* Indecente, imoral, o que se pode dizer dos órgãos genitais? Libidinosos? Atraentes?

* Depende de quem olha e porque olha. Os estudantes acharam que expor uma vagina era mais interessante do que expor aquele desenho gigante esquisito. Não deixam de ter razão.

* Estudar sexo proibindo a análise dos órgãos sexuais é uma coisa esquisita. Segundo o conceito da professora o sexo só poderia ser estudado mais amplamente no nível superior, nas faculdades do setor biológico.

* Depois entendi. Os alunos poderiam trabalhar com um pênis e uma vagina conceituais, não empíricos. Os alunos poderiam ter problemas com o lado empírico do estudo sexual.

* Ah, estes conceitos já eram modernos em 1789, quando estourou a Revolução Francesa.

Foram contestados na revolução sexual dos anos 60. Ah, estamos no Brasil. Ah......





*Publicado no site Rondoniavivo.com em 6/5/2005
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui