Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->13 de maio -- 14/05/2005 - 21:48 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












13 de maio. Passou, passado, pensam. Num momento de pressão intensa da sociedade inglesa, que desejava ardentemente estabelecer maiores vínculos comerciais com o incipiente Brasil, finalmente foi promulgada a Lei Áurea. Um momento que imortalizou a princesa Isabel, também conhecida como “ A redentora”, por algumas gerações de historiadores, e, principalmente pelo populacho reprodutor da ideologia dominante.



Passou, mas não é passado o futuro incerto de milhões de descendentes de africanos que ainda padecem vítimas de preconceitos por todo o solo pátrio, e dentre os preconceitos, um que supera a diferença da melanina, o econômico, mais cruel talvez que o etnocentrismo burro que atinge boa parte da população mundial.



O preconceito econômico é ainda vivo, resquício de uma sociedade que não estabeleceu um sistema adequado na época da escravatura, pois aos dominantes não havia interesse em oferecer qualquer tipo de educação aos dominados, com o medo de que um dia eles pudessem desenvolver uma consciência coletiva de luta e acabar com a desumaninade das correntes.



Veio a liberdade forçada pelos ingleses e milhares de seres despreparados foram jogados no seio do capitalismo que chegava à nova terra, com a vibrante transformação da sociedade industrializada da Europa.



Sem lenço ou documento os descendentes afro se espalharam pelas cercanias das cidades fornecendo mais uma vez mão-de-obra barata para sustentar a sociedade brasileira no nascedouro burguês e urbano.



Empregadas domésticas, motoristas, porteiros, moleques de recado, praças do Exército, sempre a arma mais popular do país, eles foram aos poucos conquistando alguns postos.



Mesmo no Rio de Janeiro e Bahia, maiores centros concentradores de negros por metro quadrado do país, o preconceito econômico tem alijado os descendentes afro do processo de desenvolvimento social. É só verificar nas novelas onde existem mais brancos, nas louras que suplantam as morenas brasileiras em qualquer comercial, nas faculdades particulares e privadas.



A selvageria da descriminação econômica, que impede uma inserção maior por parte de quem descende dos fabricantes da riqueza da terra, da terra das canas e de tanto sangue espalhado pela terra.



O sistema de cotas amaldiçoado pela parcela classe média da sociedade veio tentar amainar um pouco a conta Brasil, mas não sabemos como vai funcionar. A classe média branca exige a meritocracia, uma arma que só é justa se as condições forem iguais.



Curioso. A classe média se sente escrava do sistema de cotas. 13 de maio de 1888. 13 de maio de 2005. Quantos negros ainda trabalham sem carteira assinada? Quantos serão presos hoje apenas por causa da cor? Quantos vão conseguir ler este texto? Tomara que isto seja possível nos próximos anos. Ler um texto que questiona a falsa liberdade.









publicado no jornal rondoniaovivo.com em 15/5/2005
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui