Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10350)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->RÁDIO VERDE -- 17/08/2010 - 15:51 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RÁDIO VERDE


É o título de uma lição que começamos outro dia e que terá continuidade hoje. Como o nome indica, é sobre Ecologia, assunto que interessa aos jovens adolescentes. Falamos da reciclagem, todos sabem o que é e para que serve, porém, quando perguntei o que fazem, qual a contribuição deles, fiquei surpresa. Ninguém separa nada, jogam tudo no lixo! Fiz um ‘pequeno discurso’ explicando como separar papeis, plásticos, vidros, metais, etc. De início não é muito fácil, depois nos acostumamos. A parte mais complicada é levar embora o material, pois aqui os lixeiros não fazem esse tipo de coleta. Mas há ‘lixeiras ecológicas’ por toda parte, em condomínios, prédios, escolas, supermercados e praças.

Sobre uma mesa na área de serviço eu tenho algumas caixas nas quais já vou separando: em uma ponho papéis, em outra papelão, em outra papéis metalizados (embalagens de presentes, tampinhas de iogurte, cartelas de remédios), em outra os plásticos duros (potinhos de iogurte e de margarina empilhados, embalagens de produtos de limpeza, tampinhas de caixas de leite, escovas de dente usadas, esferográficas sem carga, etc). Caixas de corn-flakes, de remédios e outras são dobradas. Vidros de geléia, azeitonas ou maionese às vezes guardo para outros fins (colocar amendoim, castanhas, farinha...). Lâmpadas queimadas e pilhas usadas vão para outra caixinha. Plásticos ‘moles’ vão amassados em bolinhas para um saco. Quando o saco está cheio rs tudo isso vai embora. Como não costumamos beber cerveja nem refrigerantes, só há latinhas em dias de festa. Garrafas de vinho também ficam separadas...
Para que meus alunos pratiquem a separação do ‘lixo’ e do ‘luxo’, vou recomendar que comecem por aquilo que mais consomem, os potinhos de iogurte. Para tanto, preparei uma caixa de sapato para cada um, com uma enorme etiqueta: “PLASTIQUES – POTS DE YAOURT”.



(*) O assunto é Ecologia, mas a aula é de francês...
Por isso aproveito para contar a vocês que Meio Ambiente na França é L´ENVIRONNEMENT, reciclagem é recyclage e Educação Ambiental, ÉDUCATION À L´ENVIRONNEMENT.


Beatriz Cruz
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui