Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Moderna - Resumos para Vestibular -- 23/05/2005 - 08:09 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




HISTÓRIA MODERNA - RESUMOS PARA VESTIBULAR

- PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL . MAIO DE 2004.



REVOLUÇÃO COMERCIAL -





Período de transição do Feudalismo para o Capitalismo

Comércio que começara a crescer no século XI , ganha agora impulso decisivo com a expansão marítima que levaria à exploração da costa africana á descoberta das Américas e do novo caminho para as Índias. Europeus vão buscar recursos fora da Europa .

FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA OS DESCOBRIMENTOS -

Econômico - monopólio italiano encarecendo os custos dos produtos . Metais escassos devido a minas européias esgotadas e déficit comercial com Oriente . A busca de metais de metais preciosos pode ser apontada como o principal fator estimulador da expansão , mais do que a busca de especiarias .

Sócio-políticos - ascensão da burguesia e Estado centralizado

Religioso - ideal das Cruzadas ainda vivo

Culturais - aperfeiçoamentos técnicos ( bússola , astrolábio, sextante) , invenção da imprensa

Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos em 1453 não interrompeu o comércio de especiarias , apenas encareceu o seu preço .

PRIMAZIA PORTUGUESA

Portugueses saem na frente favorecidos pela precoce centralização nacional, ocorrida pela luta de libertação do domínio muçulmano e pelo Estado voltado para a atividade mercantil e conhecimento da tecnologia marítima . .Espanhóis seguem atrás organizando vasto império . Porém ingleses , franceses e holandeses seguirão depois e serão os mais beneficiados .

EFEITOS DOS DESCOBRIMENTOS

Atlântico substitui o Mediterrâneo como principal centro de atividade .

Comércio torna-se mundial . Fim do monopólio italiano . Populariza-se o consumo de especiarias devido ao barateamento de seu preço . Grande mudança de hábitos alimentares , inclusive pela introdução na Europa de produtos da América , como a batata , o milho, a mandioca, o abacaxi e o cacau .

Fim da crença de que a Terra era plana , de que existiam monstros nos oceanos e ampliação do conhecimento de astronomia com o conhecimento das constelações do hemisfério sul .

Capital comercial , início do capitalismo que se consolida . Período onde ocorre a chamada acumulação primitiva devido aos métodos brutais e predatórios.

Capitalismo como sistema de produção, distribuição e troca em que a riqueza é empregada por seus proprietários privados , objetivando primordialmente a geração de lucros. No feudalismo , com as corporações a economia era semi-estática , rígidamente regulamentada e visando beneficiar o grupo e não o indivíduo

Consolida-se o sistema bancário , a acumulação do capital , o predomínio da cidade . Surgem bancos públicos : Suécia ( 1656) e Inglaterra ( 1652) .

Os instrumentos de crédito tornaram-se indispensáveis para atender as necessidades do comércio à longa distância e em larga escala . Volumes de dinheiro aplicado cresceram , necessitando instrumentos que o substituíssem como as letras de câmbio , meros papéis , de pequeno volume, nominais e que poderiam ser trocados em vários lugares .

Exploração em grande escala leva também ao surgimento de grandes companhias e de sociedades por ações e de capital .

Exploração econômica dos novos continentes através da constituição de feitorias e colônias de exploração ou de povoamento .

Pacto colonial - conjunto de práticas mercantilistas entre metrópole e colônia , determinadas unilateralmente pela metrópole .

Retorno da escravidão - além da exploração do homem como mercadoria , a utilização de escravos negros africanos teve papel bastante importante na colonização das Américas porque garantiu acumulação de capital nas metrópoles, em virtude dos ganhos obtidos no tráfico, que envolvia desde a aquisição de negros na África até sua venda para o trabalho escravo na América.

A escravidão foi durante milênios a modo mais cruel e desumanizador de recrutar e controlar o trabalho humano . Mas há diferenças fundamentais entre a escravidão na antiguidade e na época moderna . Em ambas o escravo não possuía direitos e tinha valor de mercado . Porém na antiguidade o modo mais comum de escravização era como prisioneiro de guerra , ou por dívidas em algumas regiões. A compra era menos comum e a escravidão constituía o próprio Modo de Produção . Na Idade Moderna o escravo passa a ser apresado em suas regiões de origem e adquirido no destino mediante compra e a escravidão passa a ser um dos componentes do processo de acumulação primitiva , no quadro da formação do capitalismo.

Imposição da cultura européia a outros continentes , inclusive do cristianismo , pela submissão ou destruição das culturas locais .

Colonização portuguesa e espanhola - ponto comum - atividades agrárias e mineradoras , base das exportações das colônias americanas . .

Na colonização espanhola predominou a exploração do trabalho forçado com base na mita e encomienda e na colonização portuguesa predominou o escravismo africano.



MERCANTILISMO -





Conceito - conjunto de práticas e teorias de intervenção econômica praticadas pela maioria dos países colonialistas europeus a partir do século XV. Não chegou a se constituir em uma doutrina econômica pois a ciência econômica ainda não existia.

Política econômica intervencionista para fortalecer o Estado absolutista .

Circulação - centro dinâmico do sistema .

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Intervencionismo - forte intervenção do Estado na economia para proteger o mercado interno, os monopólios comerciais e a expansão dos mercados internacionais .

Metalismo - formação de estoques de metais preciosos . Idéia de riqueza enquanto estoque .

Balança comercial favorável - superávit comercial

Protecionismo . Industrialismo . Monopólios . Exclusivo colonial

Inglaterra - Cameralismo ou Industrialismo .Atos de Navegação . Governo estimulou a marinha mercante e a indústria .

Espanha - bulionismo - metalismo sem indústria . Excesso de metal na Europa causou processo inflacionário , a "Revolução dos Preços " .

França - Colbertismo , ministro das Finanças de Luís XIV . Procurou estimular a produção de artigos de luxo para exportação.

Portugal e Espanha - Pacto colonial . Fonte de renda baseada no exclusivo colonial .

Como o mercantilismo privilegiava o estímulo às exportações e o controle das importações estaria criado um impasse se todos os países fizessem a mesma coisa . O sistema colonial foi a válvula de escape deste modelo pois resultou no surgimento de regiões, dominadas politicamente , forçadas a comprar os produtos da metrópole e produzindo para os seus interesses .

Críticas ao mercantilismo - feitas pelos fisiocratas e pelos economistas clássicos.





COLONIZAÇÃO PORTUGUESA



Especiarias eram moda na Europa e possibilitavam grandes lucros.

Portugal tinha localização privilegiada , teve precoce centralização política e dispunha de grande conhecimento náutico .

Revolução de Avis em 1385 coloca no poder monarca identificado com a burguesia mercantil .

Expansão começa com ilhas de Açores , Madeira , Cabo Verde - Exploração de trigo e cana de açúcar.

Na Guiné encontra-se ouro .

1434 ultrapassado o Cabo Bojador , marco limite de expansão

1453 tomada de Constantinopla incentiva busca novo caminha para ìndias

1486 ultrapassado o Cabo da Boa esperança com Bartolomeu Dias

1494 firmado Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha

1500 descoberta do Brasil , ignorado a princípio

1515 a 1530 monopólio do comércio português no Oriente . Principais centros Goa, Malaca , Ormuz ( Golfo Pérsico ) e Macau ( 1557)

1580 a 1640 com a morte de D. Henrique surge a União Ibérica , Portugal passa a ser dominado pela monarquia espanhola .

1640 fim da União Ibérica e Portugal sai dela tendo perdido grande parte do comércio com o Oriente e dependente a partir daí da exploração do Brasil

CAUSAS DA CURTA SUPREMACIA

Gastos suntuários na corte , costa muito longa , dependência da importação de produtos agrícolas e manufaturados , União Ibérica - perda de navios na Invencível Armada , dependência comercial dos holandeses .





COLONIZAÇÃO ESPANHOLA





1469 – Criação da monarquia espanhola com Fernando e Isabel.

1492 – fim da ocupação muçulmana na Península Ibérica com expulsão dos mouros de Granada .

1492 Colombo descobre a América ;

1493 início colonização do Haiti .

1509 a 1510 Início da colonização do continente americano pelos espanhóis .

1519 a 1522 Fernão de Magalhães faz a primeira volta ao mundo pelo estreito que levará seu nome.

Ingenuidade dos indígenas e brutalidade dos espanhóis levou à brutal diminuição da população, escravização e destruição de culturas . Conflito com alguns padres que não aceitavam os métodos espanhóis. Conquistas espanholas foram facilitadas também pelas divisões existentes nas sociedades pré-colombianas .

INCAS, MAIAS E ASTECAS

Os maias se organizaram em cidades Estado , a exemplo dos sumerianos enquanto os astecas e incas desenvolveram organizações sociais de tipo imperial , mais próximas do modelo egípcio .

Os astecas no México foram conquistados por Fernão Cortez de 1519 a 1532 . Os astecas tinham uma economia relativamente desenvolvida , comércio intenso , um significativo desenvolvimento urbano , usaram sementes de cacau como valor de troca , mas sua economia não tinha um caráter monetário .

Os maias , a mais avançada civilização já estavam em extinção quando chegaram os espanhóis.

Os incas nos Andes ( Chile e Equador) foram dominados por Francisco Pizarro em 1532 a 1556 .

Tinham calendário agrícola , respeitando épocas para plantar e colher . Homens e mulheres trabalhavam . Plantavam milho e batata entre outros . Animais usados para carga apenas .

As informações de cada região eram anotadas em quipus, feitos de fios com nós coloridos , pois os incas não possuíam escrita ideográfica ou fonética . .

Antes da chegada dos espanhóis , na região da Meso-América , onde viviam Astecas e Maias , existia uma população de 16.800.000 habitantes em 1534 . Esta população em 1595 estava reduzida e 1.900.000 pessoas .

ADMINISTRAÇÃO COLONIAL

A Espanha organizou o controle da colonização através de quatro vice reinados – Nova Espanha, Peru , Nova Granada e Rio da Prata. Na Espanha os órgãos de controle eram a Casa de Contratação ( comércio e impostos) e o Conselho das Índias ( leis, funcionários e corte suprema) . Na América havia ainda as Audiências (orgãos regionais) e os Cabildos ( câmaras municipais) .

GRUPOS SOCIAIS

Eram cinco os grupos sociais – Chapetones ( espanhóis controlando o poder) , Criollos ( espanhóis nascidos na América , sem posição de poder) , Mestiços ( filhos de espanhóis e nativos – camada intermediária , capatazia) , Índios e Escravos ( africanos , nas Antilhas e Golfo México) .

a Espanha para diminuir o contrabando adotou o sistema de portos únicos. A principal atividade foi a mineração de prata nas minas de Potosi ( Peru) e Nova Espanha ( México).

EXPLORAÇÃO DE OURO E PRATA

Ouro e prata para os indígenas tinham um valor puramente estético e honorífico . Não eram usados como moeda . Para os espanhóis entretanto tinha tremendo valor econômico , viabilizando a exploração colonial , pois os metais constituíam a base do sistema econômico europeu .

A mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial. A exploração era feita em dois locais . Na Nova Espanha (México) e no Peru , nas minas de Potosi.

Em 1545 foram descobertas as minas de Potosi , consideradas as maiores do mundo. Perto de 1560 a prata era o principal produto de exportação para a Espanha, superando o comércio de cochinilha, peles, sebo e tabaco. Os espanhóis não tiveram acesso direto às regiões de origem dos escravos, mas podiam pagar em ouro e de 1580 a 1640 Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa o que facilitou o acesso à mão de obra escrava.

Entre 1550 e 1650 saíram das minas de Potosi no Peru , até 60% da prata do mundo .Devido ao excesso de metal, por volta de 1640, o preço da prata despencou na China, onde tinha o dobro do valor de outros lugares, apressando o fim da dinastia Ming e o declínio do Império Espanhol .

A exploração das minas pelos espanhóis pode se organizar rapidamente graças à alta densidade populacional indígena das zonas de mineração , o que propiciava uma elevada oferta de mão de obra .



MITA E ENCOMIENDA

A exploração da mão de obra indígena era feita através de dois sistemas mais conhecidos

Mita – antigo costume , representava o trabalho forçado dos índios nas minas por determinados períodos no ano .

Encomiendas eram o trabalho gratuito dos índios nas fazendas por conta das “despesas” de cristianização. o índio não era escravo , não podia ser comprado, mas o sistema não deixava de ser uma escravidão disfarçada .

Repartimiento - funcionários reais que tinham cotas de nativos .

Planejamento Urbano

Uma vez terminada a Reconquista, o ímpeto espanhol encontrou na colonização americana o campo amplo onde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Média, como Granada, estava o esboço da grande tarefa urbanística hispano-americana, que encheu um continente de cidades traçadas com rigor geométrico muito superior ao da metrópole. (Adaptado de Fernando Chueca Goitia, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 99).

Os espanhóis ao contrário dos portugueses preocuparam-se em construir cidades planejadas, com uma ocupação mais racional do espaço urbano, visando facilitar a circulação, melhorar as condições de saneamento e ao mesmo tempo melhor controlar a população urbana.



Auge do domínio espanhol

o século XVI foi o auge espanhol , principalmente com a União Ibérica (1580 a 1640). neste período ocorreu o início dos conflitos com a Holanda a partir da independência holandesa ( 1581) e a derrota naval para a Inglaterra ( invencível armada).

No século XVII ocorreu a decadência devido à concorrência holandesa, francesa e á pirataria inglesa , ao luxo na corte e às guerras contra França e Inglaterra . Em 1700 morre Carlos II sem deixar herdeiros , ocorrendo a Guerra pela Sucessão da Espanha . Tem início a supremacia francesa com a dinastia Bourbon.





COLONIZAÇÃO HOLANDESA

1648 - Independência da Holanda . 1651 - Atos de Navegação

Holandeses tinham poucos compromissos na Europa , dispunham de farto material para construção de navios e avançados mecanismos de concentração de capital e comércio .

Tentativa fracassada de ocupação do Brasil no nordeste . Posterior fixação na Guiana .

Seu auge ocorrerá no século XVII . Comércio feito por empresas particulares , Companhias das Índias Ocidental e Oriental, mas com concessões do Estado .



COLONIZAÇÃO FRANCESA

Início em 1608 . Na América do Norte predominância do comércio de peles e implantação de fortes . O Estado francês irá privilegiar a doação de terras para nobres , e isto limitará acentuadamente a ocupação populacional .

Ministro Colbert irá estimular a atividade . Mesmo assim em 1700 havia mais de um milhão de ingleses contra apenas 60.000 franceses o que facilitará a dominação inglesa posterior.

Na Guerra dos Sete Anos 1756-1763 França perdeu o Canadá para a Inglaterra .

Tentativas fracassadas de ocupação do Brasil : França Antártica ( RJ) e Equinocial ( MA) . Posterior fixação na Guiana .



COLONIZAÇÃO INGLESA

Início em 1585 Virgínia( costa leste ) e em 1620 Massachussets ( costa oeste) .

Controle administrativo feito pela junta de comércio e legislativo pelo Parlamento . Não houve a imposição do monopólio do comércio por parte dos ingleses .

Política com indígenas - controle e genocídio , os índios lá não tiveram a proteção dos missionários que vieram com portugueses e espanhóis . .

Colônia de povoamento - Norte EUA devido a semelhanças geográficas com Inglaterra , recebeu ocupação com maior autonomia e modelo semelhante ao Europeu de pequena propriedade . Ocupação demográfica estimulada devido a perseguições religiosas e migração campo cidade devido á enclosure .

No sul dos EUA , Colônias de exploração - ocupação em grandes propriedades , agricultura de exportação e uso de trabalho escravo em modelo semelhante ao resto da exploração colonial .

Na Guerra de Sucessão Espanhola pelo Tratado de Utrecht (1713) os ingleses obtém inúmeras vantagens coloniais por exemplo podendo penetrar nos mercados da América Espanhola através dos navios de permissão e do "asiento" do tráfico negreiro .



ABSOLUTISMO MONÁQUICO -





Absolutismo significa fortalecimento do Estado , personificação do poder e identificação do Rei com o Estado . Aliança burguesia e rei fruto do crescimento comercial levou ao extremo do fortalecimento excessivo do poder real .

Ocorre a divinização do rei . Legistas fortalecem o poder central . Burguesia apóia pois tem interesses . Há enfraquecimento da nobreza ( progresso técnico, Guerra dos Cem Anos e Guerra das Duas Rosas ) e surgem teorias absolutistas.

TEÓRICOS ABSOLUTISTAS

Maquiavel - precursor - fins justificam os meios . Para preservar o poder o soberano pode utilizar-se de qualquer recurso . Não há ética na política . Livro - O Príncipe .

Jean Bodin - A República . Poder do rei ilimitado , semelhante à autoridade do próprio Pai . Estado não tem base contratual, mas é uma derivação da família patriarcal . Governante é o pai da pátria . Obra : A República .

Hugo Grotius - fundador do Direito Internacional . Ordem interna só pode ser preservada com autoridade ilimitada do soberano .

Jacques Bossuet ( principal teórico ) - Autoridade do rei é mais importante , é sagrada e absoluta porque deriva do próprio Deus . Livro - A Política Inspirada na Sagrada Escritura .

Hobbes - No Estado da Natureza o Homem é o lobo do Homem, todos vivem sem lei, é a guerra de todos contra todos . A saída é confiar o poder a uma única instância , um soberano forte . Poder do rei é ilimitado porque fruto do consentimento espontâneo, pois foi concedido pelo povo e não por Deus . Única instância pode ser monarquia , aristocracia ou democracia, mas Hobbes prefere a monarquia . Livro - Leviatã .



MONARQUIA ABSOLUTA FRANCESA

Após a Guerra dos Cem Anos , França com reis Francisco I ( 1515-1547) e Henrique II (1547-1559) iniciam um absolutismo com política mercantilista e conquistas coloniais .

Guerras de religião entre católicos e huguenotes afetam o poder real . Nobreza católica defendia seus antigos privilégios, lideradas pelos Guise confrontando-se com a burguesia mercantil calvinista , liderada pelos Bourbouns .

1560 - 1574 Carlos IX Edito de Saint Germain - protestante podem celebrar cultos e manter praças fortes .

1572 - Noite de S. Bartolomeu - assassinato de protestantes pelos católicos comandados por Catarina de Médicis e Henrique Guise .

Henrique IV ( 1589-1610) sobe ao trono renegando o protestantismo , daí sua frase " Paris bem vale uma missa" , mas depois promulga o Edito de Nantes - amplia direitos dos protestantes , colocando um ponto final nas guerras de religião .

1610-1643 Luís XIII e Cardeal Richeleau - repressão da nobreza e protestantes . Nomeou intendentes e fez cerco da fortaleza da La Rochelle , reduto protestante . Richeleau pretendia tornar a França a principal potência da Europa .

Guerra dos 30 anos ( 1618-1648) . Luta inicial entre católicos e protestantes na Alemanha ( Sacro Império ), depois envolveu outros países como a Dinamarca , Suécia e França e transformou-se em um confronto entre Habsburgos ( Áustria e Espanha ) e Bourbons ( França) , pela hegemonia política na Europa . Devastou a Alemanha e arruinou a França .

1643 1715 Luís XIV Rei Sol - principal expoente do absolutismo

Enfrenta revoltas da nobreza . Frondas Parlamentar e dos Príncipes .

Política de intervencionismo, concentração de poder e unidade de fé . Política externa de hegemonia . Colbert política mercantilista, procurou o desenvolvimento industrial da França e conquistar colônias na Ásia e América .

Edito de Nantes revogado em 1685 , baseado no princípio " um rei , uma lei, uma fé" . - fuga de capitais e mão de obra, arruinando a economia mercantil .

Nobres chamados a Louvre e Versalhes .

Envolveu-se em Guerras com a Bélgica ( 1667) , contra a Liga de Augsburgo ( 1681 a 1697) e na Guerra de Sucessão da Espanha (1702) , neste acabou permitindo que a Inglaterra obtivesse vantagens coloniais prejudicando os interesses franceses .

Luís XV( 1715-1774) - Guerra dos 7 anos contra Inglaterra ( 1756-1763) . perde o Canadá e Índia para a Inglaterra e a Silésia para a Rússia . Gastos excessivos na corte .

Luís XVI (1774-1792) - gastos na Guerra da Independência dos EUA em 1776 e em 1789 Revolução Francesa .

Decadência do Antigo regime na França devido às constantes oposições de interesse entre a burguesia e a nobreza e a crise geral da economia de base agrária e feudal.

MONARQUIA ABSOLUTA INGLESA

Início com Tudor ( 1485-1603), e término com Stuart ( 1603-1642) .

Limitado pela Magna Carta . Um absolutismo de fato e não de direito . Centralização ocorreu de modo decisivo após a Guerra das Duas Rosas que arruinou a nobreza inglesa , possibilitando a ascensão da dinastia Tudor.

Henrique VII reconciliou dois grupos após Guerra das Duas Rosas

Henrique VIII ( 1509-1547) implantou anglicanismo , fundou marinha inglesa , confiscou bens da Igreja.

Elisabeth I ( 1558-1603) - venceu a Invencível Armada Espanhola em 1588 e consolidou a reforma anglicana .Desenvolveu agressiva política mercantilista , inclusive apoiando a pirataria contra espanhóis e portugueses . Iniciou a efetiva colonização da América do Norte .



RENASCIMENTO -





Parte de um amplo conjunto de transformações ocorrido no período. Representou um extraordinário florescimento cultural , em múltiplas áreas , inovando a partir de uma reinterpretação da cultura greco-romana e revalorizando o homem e o universo.

Primeira manifestação da cultura leiga, racional e científica . Libertação da religião . Retorno à tradição clássica grega e romana . Declara a insuficiência da visão religiosa do mundo e parte para uma explicação a partir de princípios matemáticos e mecânicos .

FATORES QUE CONTRIBUÍRAM

Contato com bizantinos e islâmicos . Crescimento do comércio e das cidades . Formação do Estado Nacional , com evolução do Direito . Crescimento das universidades . Difusão da imprensa .por Gutemberg quebrou o monopólio da Igreja e permitiu a difusão de novas idéias e conhecimentos científicos.

CARACTERÍSTICAS

Humanismo elemento central no sentido de glorificação do humano e do natural em oposição ao divino e extra-terreno .Individualismo , otimismo , hedonismo como busca dos prazeres da vida . Racionalismo ( historicidade, atitude crítica ) , antropocentrismo ( contraposto ao teocentrismo medieval) , estudo da natureza , repúdio à cavalaria , anticlerical e anti- escolástico . Volta à antiguidade.

Surgimento dos mecenas . Progresso da Ciência e novos métodos de conhecimento - observação, experimentação , matematização e quantificação . Dedução lógica . Reconhecimento da insuficiência da visão religiosa . Superioridade do mundo natural .

“A química – o estudo das leis que governam o comportamento dos elementos – finalmente se desvencilhou da alquimia em 1661, quando o químico irlandês Robert Boyle (1627 – 1691) publicou O químico cético, obra na qual demonstrou que não existe fundamento para considerar elementares a terra, o ar, o fogo e a água.” (BRODY, David Eliot. As sete maiores descobertas científicas da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p.87.) Com a contribuição de Boyle teve início a separação entre filosofia grega e ciência moderna, decorrente da explicação de que toda matéria existente no universo é composta pela combinação de vários elementos, superando a teoria dos quatro elementos

Porque começou na Itália ? vida urbana e comercial ativa , tradição clássica , desenvolvimento jurídico , contato com Bizâncio e Islã .

DECLÍNIO

Descobrimentos que deslocam a atividade econômica do Mediterrâneo , Contra Reforma , instabilidade política na Itália .

Três períodos principais : Trecento ( século XIV) - período de transição entre a cultura medieval e os princípios humanistas renovadores. Quatrocento ( século XV) - apogeu do Renascimento em Florença , com patrocínio dos Médici . Entusiasmo pela cultura greco-romana e retomada das línguas clássicas e do paganismo . Cinquecento ( século XVI) - Obras artísticas atingem seu mais alto grau de elaboração . Centro da cultura estava em Roma .

LITERATURA

Dante Alighieiri - Divina Comédia "viagem" ao inferno, purgatório e paraíso , em crítica ao comportamento da Igreja .

Giovanni Boccacio - Decameron

Maquiavel - fins justificam os meios . Acabou com a submissão da política e da moral à religião , tratando-as como autônomas . Obra : O Príncipe Defende Estado forte , independente da Igreja e "razões de Estado" acima de quaisquer outras .

Para ele o homem , em todos os tempos e em todas as civilizações , era dirigido por uma natureza única e imutável . e que para alcançar a plenitude política , os governantes precisariam de autonomia e não poderiam estar submetidos a qualquer instituição.



Savonarolla - domina Florença de 1494 a 1498 - anti papa e anti renascença .

Rene Descartes - racionalismo . Penso Logo Existo . Dúvida Metódica .Método Dedutivo , base da ciência a partir do século XVII , que consiste em formular leis gerais partindo de dados particulares .

Astronomia - conflito com Igreja pela teoria heliocêntrica . Galileu julgado. Giordano Bruno queimado . Copérnico colocado no Index .

Copérnico - heliocentrismo . Galileu - telescópio ( luneta) , satélites de Júpiter e anéis de Saturno , Manchas Solares . Kepler - órbita eliptica dos planetas . Newton - 3 leis do movimento e da gravitação universal , explicando movimento corpos celestes.

Astronomia favorece navegação ultramarina , por exemplo pelo uso do astrolábio que permite calcular a latitude pela posição dos astros.

Giovanni Aurispa - Manuscritos bizantinos . Torquato Tasso - Jerusalék Libertada . Ludovico Ariosto - Orlando Furioso . Campanella - Cidade do Sol . Giotto Basílica de S. Francisco de Assis . Leonardo da Vinci - A Última Ceia e Mona Lisa . O Homem Vitruviano . Rafael Sanzio - Madonas . Miguel Angelo Buonarotti - Pietá, Davi, Capela Sixtina - "criação do homem até o juízo final" , obra de 560 m2. .

EXPANSÃO DO RENASCIMENTO

ALEMANHA - Hutten e Rubianos - Carta dos Homens Obscuros . Albercht Durer gravador e pintor . Hans Holbein - retratista .

HOLANDA - Erasmo de Rotterdan - Elogio da Loucura . Jerônimo Bosch - precursor do surrealismo . Brueghel - pintura social . Reembrandt - auto retrato mais de 100 vezes . Spinoza - panteísmo e determinismo . Leeuwenhoek - lente de aumento .

INGLATERRA - ênfase na filosofia e literatura . Thomas Morus - Utopia , Francis Bacon - Novum Organum - método indutivo , base do conhecimento . Nova Atlântida . Willian Shakespeare - Hamlet , MacBeth , Rei Lear , Romeu e Julieta .

FRANÇA - Rabelais - Gargântua e Pantagruel . Montaign - Ensaios .

ESPANHA - El Greco ( O enterro do Conde Orgaz) . Miguel de Cervantes - D. Quixote . Miguel Servet ( circulação) .

PORTUGAL - Gil Vicente - trilogia das barcas ; Camões - Os Lusíadas .





REFORMA PROTESTANTE -





Representa a quebra do monopólio exercido pela Igreja junto á cristandade ocidental . Coloca em cheque a autoridade papal e de toda a hierarquia eclesiástica . Representa uma adequação da mensagem religiosa à nova realidade sócio econômica. Concepção católica do mundo não atendia as exigências de uma burguesia em ascensão .

PRECURSORES

João Wycliff - professor de teologia em Oxford , pregava Igreja nacional, separada de Roma e vivendo em pobreza evangélica . Teve 45 proposições condenadas pelo Concílio de Constança

João Huss - reitor da Universidade de Praga . Retomou teses de Wycliff. - Condenado pela inquisição, morreu na fogueira em 1415 .

Erasmo de Rotterdan - críticas em Elogio da Loucura .

CAUSAS

Religiosas - abusos da Igreja Católica , enfraquecimento do papado

Políticas - formação do Estado Nacional se contrapunha ao universalismo da Igreja .

Econômicas - cobiça pelas riquezas da Igreja , oposição à remessa de dinheiro para Roma

PORQUE NA ALEMANHA?

Atraso em relação ao resto da Europa . Vítima preferencial dos abusos da Igreja como venda de indulgências , facilitada pela inexistência de poder central .Nobres estavam contra a Igreja, proprietária de grandes extensões de terra, cujos príncipes eclesiásticos também oprimiam os camponeses .

REFORMA LUTERANA

Lutero lendo S. Agostinho elabora teoria de justificação pela fé. Obras nada valem .

Papa Leão X manda Tetzel vender indulgências na Alemanha .

Em 1517 Lutero divulga 95 teses denunciando abusos da Igreja .

Lutero recusou a retratar-se e foi excomungado .

Dieta de Worms convocada em 1521 para condená-lo, mas Frederico Duque da Saxônia oferece apoio .

Em 1525 e 1525 Revolta Anabatista , de Tomas Muntzer ,influenciada pelas idéias de Lutero , procurava tomar terras senhoriais e da Igreja , mas foi condenada por Lutero .

1530 Dieta de Augsburgo - Divulgada a Confissão de Augsburgo , credo luterano . Salvação pela fé, livre interpretação da Bíblia :

“Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia”. Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679) ironiza uma das conseqüências da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.

Sacramentos só o batismo e eucaristia . Supressão do clero regular , do celibato e das imagens . Não deve haver intermediação entre o homem de fé e Deus .

1531 - Guerra entre Liga Smalkade ( protestante) e Liga Sagrada ( católica )

1555 Paz de Augsburgo - princípio "cujo regio , ejus religio " . Cada príncipe , sua religião . Luteranismo difunde-se no norte de Alemanha , Dinamarca, Suécia e Noruega .

Caracteriza-se por hostilidade ao capitalismo .

REFORMA CALVINISTA

Calvino fugindo da França refugiou-se em 1535 em Genebra . Controlou a cidade de 1541 a 1564 .

Desenvolve a teoria da predestinação com base em S. Agostinho . Moral rígida - proibia festas , bailes , jogos de cartas . Valorização do trabalho como indício de predestinação - Porém Calcino via o trabalho como uma virtude cristã e jamais concebeu algo relativo à melhora nas relações trabalhistas . Influência na expansão do Capitalismo ( Ética Protestante e Espírito do Capitalismo - Max Weber ) . Onipotência de Deus e negação do livre-arbítrio de S. Tomás de Aquino.

Espalhou-se pela França ( Huguenotes) , Inglaterra ( Puritanos ) e Escócia ( Presbiterianos ) .

REFORMA ANGLICANA

Inglaterra , igreja era Estado dentro do Estado . Reforma será o rompimento entre Estado e Igreja .

Pretexto será o casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão .

1534 - Ato de Supremacia - Confisco de bens da igreja . Terras foram doadas a nobres , formando base de apoio ao rei .

Igreja Nacional muito semelhante à católica , mas desvinculada desta .

CONTRA REFORMA

Base - Concílio de Trento 1545 - 1563

Reafirmou supremacia do papa , dogmas da Igreja , proibiu venda de indulgências , criou o Index , condenou abusos do clero e reativou a Inquisição . Confirmou o dogma da salvação pela fé e boas obras . O culto à Virgem , aos Santos, existência do purgatório , infalibilidade do papa , celibato do clero , hierarquia eclesiástica . Formação dos padres em seminários . O latim foi mantido como língua litúrgica .

Companhia de Jesus - Jesuítas - fundada por Ignácio de Loyola em 1534 .Organizada como um verdadeiro "exército" . Como "soldados de Cristo" os jesuítas deviam cega obediência ao papa e a seus superiores . Era uma nova Igreja , fortalecida, disciplinada e remoralizada . Teve papel destacado na condução do concílio e no trabalho missionário .

O Tribunal da Santa Inquisição foi reativado, tendo grande atuação na Espanha, Itália e em Portugal . Perseguiu os anabatistas na Alemanha e os protestantes na Holanda. A inquisição condenou a fogueira Giordano Bruno e Miguel Servett. Galileu Galilei não teve o mesmo fim porque abjurou suas teses. Nesta época o nível de intolerância foi maior do que em qualquer outra do cristianismo, inclusive as cruzadas.

CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA

Fim da hegemonia católica . Divisão da cristandade . Consolidação do Estado Nacional . Aumento do individualismo , pois protestante fala diretamente com Deus .

Imprensa largamente utilizada pelos protestantes . Tradução e impressão da Bíblia permitiu discussão religiosa ampla , pelo homem comum , antes restrito aos teólogos.

Além da celebração dos cultos na língua nacional de cada país, as religiões protestantes tinham em comum a negação da autoridade papal, do culto dos santos, do dogma da transubstanciação e da maioria dos sacramentos católicos.





REVOLUÇÃO INGLESA -



Elisabeth morre , sem deixar herdeiros e é o fim da dinastia Tudor e o início da dinastia Stuart , herdada por Jaime , rei da Escócia .

Novos comerciantes passaram a adotar o puritanismo , enquanto uma aristocracia mais comercial apegava-se ao anglicanismo e até mesmo ao catolicismo . Este quadro irá gerar conflitos entre o Parlamento e os reis Stuart

JAIME I ( 1603-1623) - procura converter absolutismo de fato em absolutismo de direito . Cria novos impostos , monopólios .Perseguiu calvinistas e católicos . Violentas perseguições levaram muitos puritanos a abandonar a Inglaterra seguindo para a América . Abdicou .

CARLOS I ( 1625-1649) - filho de Jaime . Perseguiu puritanos

Petição de Direitos 1628 - imposta pelo Parlamento , reafirmando a Carta Magna .

Rei dissolveu o Parlamento . Em 1629 reviveu impostos feudais, vendeu monopólios , impôs ship money ( taxa marinha) e criou tribunais especiais

Breve Parlamento 1637 - devido a rebelião na Escócia . Recursos negados , reuniu-se apenas por um mês

Longo Parlamento 1640-1653 - aboliu ship money e tribunais especiais . Tentativa do rei em fechar novamente o Parlamento gerou guerra civil .

Guerra Civil 1642 a 1649 - Cavaleiros do rei - nobres , latifundiários , católicos e anglicanos . Cabeças redondas - presbiterianos e puritanos ( Calvinistas ingleses) . Chefe Oliver Cromwell , organiza milícia com base exclusiva no mérito .

REPÚBLICA DE CROMWELL 1649 a 1653 PROTETORADO

Parlamento expurgado sem 143 presbiterianos . Rei decapitado . Cromwell reprimiu rebelião na Irlanda e Escócia e editou os

Atos de Navegação -

Atos de Navegação em 1651, desenvolvendo indústria naval inglesa - Todas as mercadorias entradas e saídas da Inglaterra somente em navios ingleses e tripuladas por marinheiros ingleses .

O objetivo principal era afastar os holandeses do comércio inglês . Atos levarão a guerra entre Inglaterra e Holanda , com vitória inglesa em 1654 .

DITADURA Parlamento dissolvido de 1653 a 1658 - derrotou os holandeses (1652-1654) , Inglaterra torna-se a "Rainha dos Mares" .

CARLOS II 1660 1685

Filho do decapitado Carlos I . Carlos II e Jaime II tentarão rtomar o absolutismo . Parlamento procura controlar o rei , fortalecendo a Igreja Anglicana . Código de Claredon - privilégios e monopólios da Igreja Anglicana . Lei Habilitação - cargo civil ou militar só anglicanos . Habeas Corpus criado em 1679 .

Em 1681 rei dispensa o Parlamento .

JAIME II - 1685 - 1688

Católico convicto e amigo da França . Nomeou católicos para cargos . Com declaração de Indulgência em 1687 suspendeu leis do Parlamento . Anglicanos não concordaram . Casamento com esposa católica e filho católico irão precipitar a Revolução .

REVOLUÇÃO GLORIOSA

Parlamento chama Guilherme de Orange da Holanda para assumir poder de forma condicionada . Guilherme era protestante e casado com a filha de Jaime II, Maria .

Revolução sem derramamento de sangue . Novo rei proclama o Bill Of Rights em 1689 ( declaração de direitos - impostos aprovados pelo Parlamento que torna-se superior ao Rei , liberdade de imprensa , inamovibilidade dos juizes, exército permanente , garantia de liberdade individual . garantia da propriedade privada . ) e Lei de Tolerância com fim da perseguição religiosa , mas manutenção da inabilitação civil .

Revolução representou o fim do absolutismo e a supremacia do regime parlamentar . Sedimentou a idéia de liberdade civil.

Estimulou o desenvolvimento econômico da Inglaterra com revolução agrícola e depois industrial.

Cercamentos na Inglaterra ( Enclusore) , representaram a expulsão dos camponeses de suas terras , levando ao surgimento de uma camada de proprietários dedicados ás atividades capitalistas de produção de lã .

Thomas Morus escreve em Utopia : (...) os inumeráveis rebanhos que cobrem hoje toda a Inglaterra são de tal sorte vorazes e ferozes que devoram mesmo os homens e despovoam os campos, as casas, as aldeias. Onde se recolhe a lã mais fina e mais preciosa, acorrem, em disputa de terreno, os nobres, os ricos e até santos abades. Eles subtraem vastos terrenos da agricultura e os convertem em pastagens, enquanto honestos cultivadores são expulsos de suas casas. (Adaptado de Thomas More, Utopia. São Paulo: Nova Cultural, 2000, p. 7 e 29-30).



ILUMINISMO



Manifestação ideológica burguesa, base para independência dos EUA , despotismo esclarecido , revolução francesa e independência das colônias latino-americanas. Questiona Antigo regime entendido este como a monarquia absoluta de direito divino , os privilégios do clero e nobreza e o mercantilismo . Consolida cidadania e república.

Homens são bons, desigualdades provocadas pela sociedade que deve ser modificada. Instituições irracionais e injustas , mas não sagradas e passíveis de reformas.

Razão único guia da sabedoria , capaz de esclarecer qualquer problema , daí o termo "século das luzes" ou " ilustração" .

Valorização da atividade científica , como meio para se alcançar um mundo melhor. Deísmo - crença em Deus como força impulsionadora do Universo . Concepção do governo como fruto de um contrato entre governantes e governados.

Iluministas achavam que conseguiriam resolver todos os problemas humanos , alcançando o progresso e a felicidade . Felicidade obtida pela observação do direito , resultado de leis naturais .

A maior parte dos filósofos do Iluminismo defendeu princípios do liberalismo político , contrapondo-se aos regimes absolutistas . Existe um contrato entre governantes e governados , tendo os governados o direito a mudar de governante em caso de desrespeito a seus direitos. Liberdade é princípio básico , devendo ser suprimida a escravidão e a servidão . Liberdade para o comércio , indústria , navegação e atividade civil .

PRECURSORES : racionalismo cartesiano , liberalismo de John Locke - Estado da natureza é inconveniente , sendo necessário poder comum . Teoria do governo limitado , ênfase nos direitos individuais contra concentração de poder.

LOCKE – Crença na bondade natural do Homem que possuí direitos naturais – vida, liberdade e propriedade. Para preservar estes direitos , abandonou Estado da Natureza de Hobbes que afirmava neste ser a guerra de todos contra todos , através de um contrato, estabelecendo o governo e a sociedade civil . Governos são limitados , devem respeitar os direitos naturais e se não o fizerem a sociedade tem o direito de rebelar-se contra a tirania. CONCEPÇÕES – razão guia único e infalível da sabedoria. Universo governado por leis inflexíveis . melhor estrutura da sociedade é a mais simples e natural. Não existe o pecado original . Obra - "Segundo Tratado do Governo Civil " .

HUME – ceticismo ao extremo. Conhecimento só verificado matematicamente . MONTESQUIEAU – sistematizou a teoria da separação dos três poderes , já esboçada por Locke . Cada um deles deveria ao mesmo tempo ser independente e fiscalizar os demais . Todas as vezes que se permite que sejam enfeixados dois ou mais desses poderes nas mesmas mãos , a liberdade perece , dizia ele . Princípio da soberania das leis . Obra : " O Espírito das Leis .

ROUSSEAU – único realmente popular . Vontade do povo tribunal de última instância. " O que a maioria decide é sempre justo no sentido político e tona-se absolutamente obrigatório para cada um dos cidadãos " . Contrato social imposição para solucionar conflitos. Homem na sua essência era bom e a origem da infelicidade humana e das diferenças sociais foi o surgimento da propriedade privada . "Quantos crimes, guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele, arrancando as estacas , tivesse gritado , Não , impostor! " . Obra : " O Contrato Social " .

VOLTAIRE - defensor ferrenho do direito de expressão. Crítico feroz da Igreja e Nobreza . Forma ideal de governo monarquia esclarecida ou república dominada pela classe média. CONDORCET – tentou criar uma matemática social. Participou da Revolução Francesa .

DIDEROT – liberdade só quando estrangulado o último rei com as tripas do último padre. Colaborou com déspota esclarecida – Catarina da Rússia .

ENCICLOPEDISTAS – Diderot principal organizador , 28 volumes 10000 exemplares nas 4 primeiras edições. 130 colaboradores . Resumo das idéias iluministas e fisiocratas . Idéia era substituir a Bíblia como fonte do saber .

FISIOCRATAS – primeira escola de economistas , baseada no direito natural . Liberdade econômica . Terra única fonte de riqueza . Riqueza enquanto fluxo e não enquanto estoque . Base do liberalismo econômico. Teoria burguesa . Atividade econômica como todos os fenômenos naturais é dotada de leis , cabendo ao Estado apenas garantir o livre curso da natureza . " laissez faire , laissez passer " . Quesnay , Gournay , Mirabeau

ECONOMISTAS CLÁSSICOS – busca de leis naturais da economia .

ADAM SMITH – pai do liberalismo econômico . Existe o "preço natural " , custo de produção e o "preço do mercado" , determinado pelo livre jogo da oferta e da procura . Há um equilíbrio natural na economia , regido pela lei da oferta e da procura, que só atua em condições de liberdade de iniciativa , concorrência e circulação de mercadorias ( livre-cambismo) . Daí , monopólio é obstáculo ao desenvolvimento das nações.

Trabalho e não acúmulo de metais ( mercantilismo ) , ou a terra ( fisiocratas) fonte de riqueza. Divisão do trabalho determina especialização que depende do mercado. Cada país deve produzir tudo o que puder, nas melhores condições e produtos trocados livremente , trariam lucros e prosperidade geral.

Obra : "Riqueza das Nações " .



Ao otimismo de Smith , contrapõem-se o pessimismo de Malthus e Ricardo.

MALTHUS –tese população cresce geometricamente e alimentos aritmeticamente . Portanto população sempre viverá situações de escassez, beirando a miséria - Solução – controle da natalidade , abstenção sexual e fim do auxílio aos pobres

RICARDO - Em Princípios de Economia Política e Tributação , distingue três categorias de rendas : renda da terra , salário do trabalhador e lucro do capitalista .

Aumento da população , leva à ocupação de terras cada vez piores, que apresentarão rendimento decrescente , gerando aumento dos preços dos produtos de subsistência e do custo de vida , provocando a alta de salários em um círculo vicioso . Diminui a taxa de lucro , desestimulando investimentos na produção , causando estagnação econômica .

Ricardo desenvolve a teoria do valor-trabalho . O valor de uma mercadoria é conferido pela soma das quantidades de trabalho nela contidas.



DESPOTISMO ESCLARECIDO



Alguns reis absolutistas , afastados dos centros dinâmicos do capitalismo , impressionados com as teorias iluministas procuraram fazer reformas , sem abdicar do poder. Estas reformas , limitadas , buscavam racionalizar a administração , a cobrança de impostos e incentivar a educação .

Principais déspostas esclarecidos : José II ( 1780-1790) , da Áustria - aboliu a servidão ; Pedro , o Grande , procurou ocidentalizar a Rússia ; Catarina II ( 1762-1796 ) , da Rússia ; Frederico II ( 1712-1786) , da Prússia ; Marques de Pombal ( 1750-1782) , ministro de D. José em Portugal ; Conde de Aranda ( 1716-1788) , ministro de Carlos III da Espanha .





INDEPENDÊNCIA DOS EUA





PRINCIPAIS CAUSAS : Diferença norte-sul dos EUA ; luta pela liberdade de comércio , falta de representação colonial no Parlamento Inglês ; ilegalidade da cobrança de impostos .

GUERRA 7 ANOS 1756-1763 – Conflito entre França e Inglaterra com vitória inglesa que resultou na anexação do Canadá . Gastos com a guerra levaram ingleses a querer cobrar dos americanos , além da manutenção de soldados na América . Para os colonos ao contrário , a guerra gerou sentimento de nacionalidade que acabou gerando uma postura anticolonialista .

PROCLAMAÇÃO RÉGIA 1763 E ATO QUEBEC 1764 – Controle da colonização de terras a oeste pelo fim da ameaça francesa . Controle do comércio de peles . Colonos achavam seu direito participar da exploração das novas terras e a Inglaterra impediu .

LEI DA MOEDA 1764 – proibiu emissão de dinheiro na colônia .

LEI AÇUCAR 1764 – taxava açúcar e melaço não vindos das Antilhas Britânicas.

LEI DO SELO 1765 – obrigatória selagem de documentos, contratos , jornais , etc.

Colonos não aceitavam medidas pois não estavam representados no Parlamento inglês , base do princípio "nenhuma taxação, sem representação" . Esta é a principal razão inicial do conflito pois este princípio valia na Inglaterra desde 1215 com a Carta Magna .

LEI DO AQUARTELAMENTO 1765 – alojamento e transporte de soldados ingleses .

ATOS TOWNSHEND 1767 – imposto sobre mercadorias importadas.

LEI DO CHÁ 1767 – monopólio do comércio do chá para falida Companhia das Índias Ocidental .

THE BOSTON TEA PARTY 1773 – destruição de carregamentos de chá no porto de Boston , feita por comerciantes disfarçados de índios , jogando ao mar mais de 300 caixas de chá .

LEIS INTOLERÁVEIS – 1774 – interdição do Porto de Boston e leis de coerção.

I CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA 1774 – não separatista , pedia suspensão das leis intoleráveis e publicou declaração dos direitos dos colonos.

II CONGRESSO CONTINENTAL DA FILADÉLFIA – 1775 – separatista, declara guerra à Inglaterra

DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA E DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM – modelo para outras revoluções. De 1775 a 1781 guerra de independência com apoio da França e Espanha .

TRATADO DE VERSALHES 1783 – reconhecimento independência pela Inglaterra . CONSTITUIÇÃO 1787 – Dois grupos de destacaram . os republicanos , liderados por Thomas Jefferson que defendiam um poder central simbólico e completa autonomia dos estados e os federalistas , comandados por George Washington que defendiam um forte governo central. O resultado foi uma fusão das duas tendências com um executivo forte com autonomia dos estados . Não é governo popular , mas república liberal. George Washington eleito presidente com 2 mandatos. Primeira revolução colonial bem sucedida . Fortíssima tradição igualitária : igualdade de oportunidades e igualdade de direitos. Ideais iluministas colocados em prática com concepção de contrato social e separação de poderes .





REVOLUÇÃO INDUSTRIAL





SISTEMAS DE PRODUÇÃO – familiar ( feudo) , corporações ( cidades) , doméstico (em casa para um empreendedor) e fabril

Marco de nova era . Característica essencial – Substituição de mão de obra humana e animal pelas máquinas movidas a energia inicialmente a do vapor . Revolução Industrial significou a implantação definitiva do modo de produção capitalista .

PORQUE NA INGLATERRA ? Riqueza , prosperidade , economia liberal , acumulação de capitais , mercado colonial , farta mão de obra pelos cercamentos , sistema bancário organizado, governo moderno, paz interna , preocupação com tecnologia e desenvolvimento da metalurgia .

“O pano ou tecido deste Reino... interessa tanto ao soberano quanto ao súdito, ao nobre e ao plebeu, até mesmo a toda profissão, condição e espécie de homem desta nação”. Thomas Middleton, 1622.

INVENTO FUNDAMENTAL – 1768 – máquina a vapor de James Watt. Principais áreas no início : industrial têxtil e metalurgia ,acentuado progresso nos processos de extração de matérias primas e de fabricação . Revolução agrícola – aumento da produção e produtividade , aperfeiçoamento do maquinário e Revolução nos Transportes – (Barco 1807 e Ferrovia 1825) . Péssimas condições de trabalho – jornadas prolongadas , trabalho de menores e mulheres , baixos salários , condições insalubres , inexistência de garantias sociais em caso de doença .

LUDDISTAS – revolta de artesãos contra as máquinas em defesa dos empregos. Destruição de máquinas em alguns locais . Movimento severamente reprimido.

TRADE UNIONS – primeiros sindicados de trabalhadores na Inglaterra . CONSEQUÊNCIAS DA REV. IND. – triunfo do Capitalismo, consolidação da sociedade de classes , generalização do consumo , divisão de trabalho , fim do mercantilismo . Na metade do século XIX –novo colonialismo .

Primeira Revolução Industrial – tecelagem e máquina a vapor . Segunda Revolução Industrial – aço , energia elétrica e petróleo.

EXPANSÃO EM OUTROS PAÍSES – EUA após a Guerra de Secessão com o fim da escravidão. JAPÃO – Com a Revolução Meiji que acabou com o feudalismo no Japão . FRANÇA – surto após 1860 .

RÚSSIA – 1870 em diante . Czar Alexandre II adota medidas de modernização . Em 1861 abole a servidão e incentiva a industrialização buscando capital estrangeiro .

















































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui