Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Estou deveras farto "deles", irrevogavelmente -- 14/09/2005 - 19:20 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Nos meus belos tempos de estudante, cursei durante sete anos Religião e Moral, e, durante três, Organização Política, sob a égide de padres-doutorados da Igreja Católica, Apostólica e Românica.

Num razoável dicionário de que disponho, o resumido significado hodierno dos três itens - que eu nesta altura, convicto, considero uma trindade unificada - são os seguintes:

Religião

Culto prestado à divindade, crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais, fé, reverência às coisas sagradas, observância dos preceitos religiosos, doutrina, sistema religioso, ordem religiosa.

Moral

Conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento. Regras de comportamento consideradas universalmente válidas. Parte da Filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo. Ética, teoria ou tratado sobre o bem e o mal, lição, conceito que se extrai de uma obra, de um facto, etc. Conjunto das nossas faculdades psíquicas, o espiritual, o relativo aos costumes, o que diz respeito aos domínios espirituais.

Política

Ciência sobre a condução, governo dos povos e nações, arte de dirigir as relações entre Estados, princípios que orientam a atitude administrativa de um governo, objectivos que servem de base à planificação de uma ou mais actividades. Astúcia, maneira hábil de agir, civilidade.

Bem, às vezes é-me bastante agradável lengalengar e, inclusive até, deitar ainda mais achas para a fogueira da confusão. Todavia, neste momento, não estou para aí voltado. Acho que, com dois ou três pedacinhos de texto mais, esclareço e expresso o que pretendo.

Leio os significados, de "religião", "moral" e "política" e, após viver 66 anos, não vislumbro algo que distinga nitidamente um dos outros. Os três, são a mesmíssima coisa, pelo que considero nefasto ao futuro das gentes a persistência em dividir um todo que deveria ser apresentado em conjunto, tal e qual uma parede com heras, onde é extremamente difícil apartar uma das lianas.

A terminar, questiono: ora, um político ateu, não é religioso? Então, através de que plano espiritual convence outrem da sua ideologia? Ainda, um padre, como é que convence os seus fieis? Não é através da política?

Como estes breves questionamentos, tenho um milhar deles para desarmar a sub reptícia e tortuosa caçada ao suor alheio, pois é tão só disso que se trata.

E aqui, parei, porque, para mim, só condidero em pleno a "minha fé" e a "vossa fé", estimados leitora e leitor . Estou farto de argumentos e contra argumentos, de fumaça, de confusões, de peripécias esconsamente predadoras, estou farto do "demoníaco" engenho que explorou o melhor da minha vida em submissa inocência. Em resumo, estou farto "deles" e naturalmente mortinho para eliminar-lhes a teta. Melhor, estou deveras pronto para apanhar com um tiro ao virar da esquina, assim como tantos já apanharam. Será mais um para a exemplar estante do futuro. De resto, já não me roubariam grande coisa. O que me roubaram é irrecuperável.

António Torre da Guia



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui