Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A ignorância brasileira -- 19/06/2005 - 17:12 (S!) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não é novidade, o ensino brasileiro morreu há décadas. Na escola pública, que deveria oferecer o melhor ensino, não só os alunos não fazem muita questão de aprender como os professores perderam sua fé. O despreparo é evidente, os professores são mal remunerados, as escolas não oferecem muitas vezes o básico para se dar uma boa aula e o pior de tudo, há interesse por parte de poucos. Essa é a realidade do ensino no Brasil, acomodação. E mediante a isto, escolas particulares apenas tiram vantagens, pois se auto intitulam como melhores e imbatíveis, que por infelicidade geral da nação tem sido verdade, e se você quer uma prova, de uma olhada nos resultados dos vestibulares, faça uma apuração do desempenho dos estudantes de escolas públicas e dos de escolas particulares, e se você se sentir constrangido ou perturbado, bem-vindo ao clube.



O que tem acontecido é que esses estudantes têm saído das escolas com um saber preparado para o vestibular, não para a vida. Hoje em dia não se aprende português para falar bem o idioma, mas aprende-se(isso, quando simplesmente não decoram) porque a coisa é feia nas provas dos vestibulares, o que gera uma certa ignorância, pois no fim das contas, as pessoas quase não mantêm, ou seja, se quer se lembram do que aprenderam naqueles dias de desespero nos cursinhos da vida. Mas isso tudo, principalmente esse estado de ignorância, quem criou foi à sociedade, então não se preocupe, mais tarde ela cria algo pior.



Mesmo com esse perdido ensino brasileiro, ainda encontramos pensadores, poetas e escritores de peso. Talvez o que não nos leve a abandonar totalmente nossas esperanças. Mas até quando isso perdurará? Até quando estes seres iluminados conseguirão sobressair-se em uma sociedade que pobremente é incentivada à leitura e aos estudos? Como manter essa pequenina massa se não há quem a sustente? Ou começamos desde já a mudar, rumo ao progresso, ou então, como de costume, podemos simplesmente sentar em frente à tv e começar a passar seus canais, um por um, até adormecermos, continuando assim a ter orgulho do nosso Brasilzão , aquele dos três Bs: bola, bunda e batuque.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui