Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O LÍDER DELEGA SEM RENUNCIAR À LIDERANÇA -- 04/05/2000 - 21:59 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem assistiu ao filme “El Cid lembra-se, certamente, da cena épica do final da memorável película, quando o supremo comandante dos espanhóis enfrenta, depois de morto, amarrado o cadáver à sela de seu cavalo branco, os mouros, que fogem aterrorizados, em debandada. Pois é assim mesmo. Os verdadeiros líderes podem e devem delegar ao máximo a realização de atividades, mas não devem renunciar jamais à participação, envolvimento e chefia, nem depois de concluída sua missão, quanto mais durante. Delegar significa atribuir responsabilidades para a equipe, mas para que as pessoas ao redor cresçam e se desenvolvam, cada uma delas no seu nível, em seu trabalho e na própria liderança e atribuições. Significa também dividir, democraticamente, as responsabilidades e os ganhos.

Todavia, o verdadeiro líder, mesmo quando entrega determinado trabalho a seu subordinado permanece na coordenação, oferecendo apoio, esclarecendo detalhes que não ficaram bem entendidos, apontando e facilitando soluções para o problema, demonstrando sempre que continua comprometido com o sucesso de cada um dos componentes da equipe.

Imagine um técnico de futebol que não assista a partida e não acompanhe cada passo do jogo, não se envolva, não vibre com os gols de sua equipe, não sofra com um pênalti perdido e com jogadas erradas, não esteja atento substituindo os que não estão em condições de jogar e diga, ao final, que o resultado não é com ele e que já cumpriu toda sua missão nos dias anteriores ao jogo e no vestiário. Pode imaginar isso?

Há alguns pretensos chefes ou líderes que imaginam que são líderes ao jogar seus funcionários na fogueira ou em dizer para eles “vire-se”, “isso é com vocês”, “só fale comigo depois do trabalho realizado” , “não quero nem saber, é problema seu.”, e outras frases desse tipo.

Isso não é delegar, mas chama-se de abdicar, de renunciar ao trabalho maravilhoso de liderar e motivar pessoas. Quem delega precisa estar consciente de que não vai interferir a todo momento no trabalho para provocar aquela sensação de “estar pegando no pé” do liderado, mas também deve passar a sensação de que as pessoas poderão contar com ele, sempre que necessitarem.

Um líder que abdica, que entrega tudo e desce do cavalo branco da responsabilidade, gera tensão e ansiedade, além de insegurança , entre aqueles que lidera, além de não conseguir fazer com que os seus funcionários desenvolvam o potencial que certamente tem, como maravilhosos seres humanos que são.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui