Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PIRÂMIDES: ADMIRÁVEL MUNDO VELHO -- 05/07/2005 - 23:18 (ALEX MARCIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Pirâmides: Admirável Mundo Velho"



"Achados arqueológicos sempre despertam curiosidade, mesmo quando relativos a temas já conhecidos, e representam sem dúvida as únicas e verdadeiras pistas existentes a serem seguidas no caminho para desvendar o passado da humanidade.



Muitos enigmas seguem sem solução, muito pouco conseguimos avançar nessa trilha, ainda não encontramos explicação para as imensas Cabeças da Ilha de Páscoa, para as Pirâmides Egípcias, para o extermínio de tantas culturas que se tornaram tão evoluídas em seu tempo e depois simplesmente desapareceram, é de se lamentar todos os relatos históricos que nos foram tirados ao longo do tempo por guerras, descuidos e intolerâncias.



Falando do que ainda existe, peno para entender de que maneira as Pirâmides do Egito foram construídas, não consigo imaginar que tipo de tecnologia pode ter sido empregada naquela época, que permitisse obter um resultado tão perfeito como o que conhecemos... e com que meios??



Vamos imaginar por um instante, um enorme canteiro de obras, pessoas se deslocando de um lado para o outro, várias equipes se revezando dia e noite sem parar, intensos trabalhos de translado de toneladas de Rochas, um absoluto sincronismo para o correto agrupamento, profissionais experientes para talhar os Blocos, um impecável emprego da Arquitetura e Engenharia... vale a pena lembrar que nesse imaginário "Canteiro de Obras" não havia caminhões, nem guindastes para transporte, também nada de perfuratrizes, cortadores a laser, eletricidade, explosivos, tampouco se tem notícia da utilização da roda pelos egípcios. Se levarmos em conta essas considerações, quanto tempo pode ter se passado até que a Pirâmide de Queóps pudesse ter sido finalizada (pensando apenas neste monumento)?



Nem de longe estamos nos referindo a uma região das mais privilegiadas em termos de recursos naturais, logo, é previsível que não contando com uma agricultura desenvolvida, em pouco tempo os recursos teriam se tornado escassos, então como seria possível agrupar um contingente tão numeroso para servir de mão-de-obra?

Quem e com que intuito, poderia ter concebido um Projeto considerado tão perfeito e tão complexo, mesmo para a tecnologia dos dias atuais? Poderiam estes imensos colossos dotados de câmaras, galerias, aposentos diversos, terem sido construídos simplesmente para servirem de "Túmulos de Luxo"?



Nada sabemos de concreto sobre o "Como" ou o "Porque" dessas construções, não temos o necessário conhecimento dessa antiga cultura para apoiar qualquer teoria que possa ser considerada como verdade absoluta, tendemos a esbarrar em algum incômodo "porém", todas as suposições que construímos são oriundas muito mais de uma discutível tentativa de comparar nossas atuais crenças e cultura a dos antigos Egípcios , do que propriamente uma linha de pensamento racional que aponte a correta direção.

A verdade é que provavelmente por muito tempo ainda estaremos garimpando "velharias", carentes de verdades, tateando incertezas e nos maravilhando a cada nova descoberta que nos ajude em um sonhado caminho de volta ao passado."



(Alex Marcio)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui