Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A nova revolta dos sargentos -- 29/07/2005 - 09:34 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Lembram-se da revolta dos sargentos em Brasília?

Aos poucos, estamos entrando no clima de 1963?

O governo aumenta o teto do funcionalismo, dos ministros do STF, das Polícias Civil e Militar do DF, tudo pago com o orçamento da União e, ao mesmo tempo, descumpre as promessas feitas, desde o ano passado, quanto ao salário das Forças Armadas, levando ao desespero, principalmente os praças.



A prisão desses sargentos não aglutinaria em torno deles outras adesões, levando o país a uma crise militar?



Não seria essa a intenção de Lula ? Um fato desse tipo criaria uma "cortina de fumaça" em torno do escândalo de corrupção que abala o governo e o Congresso."



Carlos Alberto Brilhante Ustra - Coronel Reformado do Exército Brasileiro



***



Sargentos do Exército são presos por participarem de protesto



Tribuna do Norte - Natal RN



28/07/05



Mulheres de militares protestaram ontem à tarde contra a prisão de oito sargentos do Exército que, segundo elas, só teriam dado apoio a uma manifestação pedindo melhores salários. As manifestantes reclamavam, inclusive, que não estavam podendo se comunicar adequadamente com os militares punidos. O protesto realizado às 15h, na avenida Salgado Filho (em frente à sede da 7a Brigada de Infantaria), tornou o tráfego mais lento.



Após cerca de meia hora de manifestação, o coronel José Bernardo Gurgel de Faria, recebeu a imprensa e explicou que os militares estavam realmente sendo punidos por participarem de passeata ocorrida dia 18 passado em Ponta Negra. Segundo ele, quatro militares foram presos e outros quatro estavam proibidos de abandonar suas unidades. A punição, esclareceu o coronel, é prevista pelo Estatuto Militar e foi aplicada terça-feira passada porque aos militares é proibido participar de ato reivindicatório.



No protesto, as mulheres exaltaram que em nenhum momento seus maridos participaram da passeata e que a prisão feria a Constituição. Segundo uma delas, Renata Rezende Naves Oliveira, os militares só acompanharam, sem participar. Nas faixas de protesto, inscrições como: “militares assistem à passeata e acabam presos”; e “militares presos no exercício da cidadania”.



Outra das manifestantes, Marilza da Luz Borges explicou que estava sendo impedida de visitar o marido. “Desde ontem tento falar com ele e não consigo. Essa prisão é totalmente inconstitucional”, disse. Nenhum dos nomes dos militares foi fornecido, por medo de novas punições. O Exército, por intermédio do coronel Gurgel, esclareceu que isso não estava acontecendo e afirmou que as visitas poderiam ser feitas sem problema algum.



Ele também disse que a punição acaba hoje, às 15h; e que nenhum dos militares punidos negou a participação na passeata quando lhes foi dado o direito de defesa. No final da tarde, as mulheres do militares presos conseguiram visitar seus maridos, mas afirmaram ter ainda alguma dificuldade. Elas informaram ainda que um deles teve o celular tomado pelos guardas que o prenderam.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui