Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Ônibus -- 27/02/2002 - 11:27 (Marina Passos Gotti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÔNIBUS

Certo dia, antes de uma prova, quatro amigas e eu resolvemos conversar sobre experiências engraçadas para esquecer um pouco o nervosismo. Lembramo-nos todas de quando ainda não tínhamos carro e das situações mais inusitadas possíveis que ocorreram, e constatamos como era estranho a volta às conduções após se acostumar com carro próprio, situação naqueles dias vivida por mim, conseqüência de uma batida.
- Pegava o ônibus pela manhã, já super lotado, e andava com aquelas mochilas enormes da Risca, e sempre tinha algum pobre coitado para se oferecer a segurar meu material, acho que futuramente a pessoa pensaria mais vezes antes de ajudar alguém, principalmente porque sempre chamava os outros amigos a também empilharem seu material ali em seu colo.
- Eu também tinha dessas mochilas, e quando a pessoa que se oferecia a segurar o material dormia e você tinha que descer ? Uma vez aconteceu isso e eu tive de ficar cutucando a pessoa para que me devolvesse...
- Ah, eu também tinha dessas mochilas, uma azul...E quando o cobrador dorme e você tem que passar a catraca ? Resolvi passar pois imaginei que o barulho acordaria o rapaz, infelizmente ele estava “travando” ela com as pernas, e quando a girei bati em cheio nos joelhos dele, que me olhou com uma cara terrível enquanto eu toda sem graça lhe entregava o passe.
- E quando a pessoa dorme a seu lado e fica deitando a cabeça em cima de você ? Primeiro eu tento delicadamente afastá-la com o ombro, depois com a mão, por fim levanto-me e a pessoa quase cai...
- Pior foi quando eu fiz isso e ainda babei no ombro dum cara que, todo sem jeito, tentava me acordar...
- E uma vez que um cara no ônibus estava deitando em cima de todos que sentavam ao lado dele, e todo mundo, incomodado, saia do lugar, a última mulher, ao levantar, fez com que o cara caísse, pois na verdade estava desmaiado, aí o cobrador muito delicadamente “Ô motorista, pára aí pra gente entregar ele para um guardinha, todo dia esse cara dá de desmaiar bem aqui, deve ser doente...”, fiquei chocada com tamanha preocupação por parte dele, e se fosse comigo ?
- Já estive num ônibus que estava sendo assaltado, e uma mulher ficou histérica, deu de começar a gritar bem do meu lado e não parava, o assaltante, nervoso, dizia que se ela não calasse a boca todo mundo ali ia morrer, tive que meter-lhe uma bofetada para se calar, passado o susto me desculpei com ela, que ainda devia estar em choque, pois nem respondeu...
- Que horror...e cair por causa de curva ou freada, já caíram? Eu já caí duas vezes no colo do mesmo cara num dia que estava cheia de material, na primeira me desculpei e ficou tudo bem, na segunda ele me disse “Se quiser pode ficar”...desci no ponto seguinte..
- Uma amiga minha numa dessas, passou a catraca correndo e caiu lá na frente esparramando todas as folhas do fichário...E ainda voltou pra pagar passagem!
- Eu sempre ia com muito sono pra escola, e sempre no mesmo horário, então via todo mundo ali quase todo dia, um dia não vi o degrau da saída e beijei a calçada, o pessoal ficou rindo e falando “Ê manguaça!!!”, depois uma velhinha que sempre pegava o ônibus junto perguntou se eu estava bem, ai que vergonha.
- Uma vez, numa curva, uma velhinha que estava lá nos bancos preferenciais da frente, estava segurando, mas mesmo assim foi caindo na escadaria de entrada mas não soltou de jeito nenhum...
- Ai, e o que esse velhinhos tem de fazer às seis horas da manhã, se têm o dia todo pra resolver as coisas?! Eu até tentava fingir que estava dormindo, mas não adiantava, sempre tinha um pra me cutucar “ô mocinha, deixa eu sentar”, e eu, morrendo de sono e cheia de material tinha que levantar...
- E quando chove? Que todo mundo fecha todas as janelas e fica aquele bafo lá dentro? Que quando você vai entrar sente cheiro de tudo quanto é coisa...Eu me molho mas não deixo as janelas abertas...
- Pior sou eu, que uso óculos, e ao entrar nesses ônibus todos fechados ainda fico sem enxergar nada já que eles embaçam...
- Eu, quando chovia, ia carregando o guarda-chuva molhado na minha frente pro pessoal ir dando espaço naqueles ônibus lotados, eles ficavam super bravos, mas pelo menos eu abria passagem para poder descer.
- E ler a revista dos outros por cima do ombro, já fizeram ? Eu detesto quando vou estudar que ficam olhando pro meu caderno...
- Claro, só faltava eu dizer pra pessoa virar a página...
- E aquele pessoal que vai conversando super alto? Uma vez uma menina foi contando indignada que tinha perdido a virgindade e que o cara tinha reclamado, o ônibus inteiro escutando e tentando disfarçar o riso...
- Nossa, agora que eu tenho carro acho muito estranho andar de condução, a começar pelo vexame de perguntar quanto é a passagem, todo mundo já olha te achando uma alienada...
- Aí você tenta se explicar dizendo que é o dia do seu rodízio, que não anda sempre de condução e só piora a situação, o povo te achando maior esnobe.
O professor chega para dar a prova enquanto ainda ríamos de nossas histórias, eu um pouquinho menos, já que elas fariam novamente parte de minha rotina enquanto o carro estivesse no conserto.




18/05/2001
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui