Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gabarito Geral . Questões de Vestubulares julho 2005 -- 08/08/2005 - 12:28 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULAR JULHO DE 2005 .





HISTÓRIA ANTIGA

1 D 2 C 3 B 4 B

Resolução 5

a) Conforme o texto claramente assinala , os escravos deviam ocupar-se dos trabalhos inerentes à administração da casa , sobrando para o seu senhor todo o tempo necessário para a dedicação à vida política ou à contemplação filosófica.

b) A democracia grega abrangia apenas os chamados cidadãos , que representavam apenas aproximadamente 10% da população . Os escravos, os estrangeiros , as mulheres , estavam alijados da participação política na democracia grega .



6 B



HISTÓRIA MEDIEVAL



1 C



Resolução 2

a) As cruzadas foram um movimento militar de fundo religioso , iniciadas pela convocação feita pela Igreja Católica com a finalidade de libertação dos lugares santos na Palestina , do domínio muçulmano . Entre outras causas que contribuíram para sua realização estão o crescimento da população , os interesses comerciais das cidades italianas , a pressão muçulmana sobre o Império Bizantino .

b) Trata-se de uma visão equivocada segundo a qual a cultura ocidental, liderada pelos EUA , procura solapar os valores e a cultura muçulmana .



3 D 4 A 5 E 6 A



HISTÓRIA MODERNA



1 D 2 E 3 C 4 C 5 B 6 E 7 D 8 C



Resolução 9



a) O Estado Absolutista representou a concentração de poderes nas mãos do Rei . O Rei concentrava os poderes Executiva , Legislativo e Judiciário , governando sem contestações . Diversas justificativas teóricas foram elaboradas para explicar esta concentração , a mais importante baseada no Direito Divino . Como as duas categorias sociais de maior destaque na época eram a nobreza e a burguesia , o rei colocava-se acima delas , mantendo os privilégios da nobreza e oferecendo vantagens à burguesia em troca de recursos .

b) Do ponto de vista militar , a Espanha e França deram maior destaque ao poder terrestre e a Inglaterra , por ser uma ilha fortaleceu sua marinha de guerra que nunca foi derrotada . A Espanha e a França sucederam-se como potências européias , mas com a consolidação do capitalismo industrial acabou havendo predomínio da Inglaterra .



Resolução 10

a) A crise do século XIV ficou marcada pela Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França, toda ela ocorrida em território francês , pela Peste Negra e pelas rebeliões camponesas como a Jacquerie .

b) A principal característica do Estado Absolutista é a concentração total dos poderes nas mãos de rei . Outra característica básica é a política econômica mercantilista .



11 E 12 B



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX



1 A 2 E



Resolução 3

a) Revolução Francesa, em sua fase inicial.

b) A abolição dos direitos feudais da nobreza e a Declaração dos Direitos do

Homem e do Cidadão foram medidas adotadas pela Assembléia Nacional Constituinte,

para as quais as pressões populares em Paris e dos camponeses contribuíram significativamente .



4 C



Resolução 5

a) O bloqueio continental foi publicado no contexto do conflito entre França e Inglaterra .

b) A principal consequência foi a recusa de Portugal de respeitar o bloqueio e a consequente invasão de tropas francesas , o que obrigou a família real portuguesa a transferir-se às pressas para o Brasil .



6 B



Resolução 7

a) Norte e Sul, apesar da independência , apresentavam profundas diferenças decorrentes do processo de colonização , no norte predominando a mão de obra livre e a economia de mercado interno , defendendo o abolicionismo e o livre cambismo e o sul agro-exportador, defendendo o escravismo e o livre cambismo . Estas diferenças desembocaram na Guerra de Secessão .

Sim, pois a Constituição dos Estados Unidos estabelecera uma federação, na qual não havia a possibilidade de separação , subordinando-se os estados membros ao governo da União Federal . A ação dos confederados pretendia a criação de uma confederação separada da União , ou seja , na prática os EUA seriam divididos em duas nações , norte e sul.



8 A 9 D



Resolução 10

a) As nações européias desenvolveram uma ideologia de superioridade da raça branca , o chamado “darwinismo social” , pela qual os europeus eram uma categoria superior e por esta razão tinham o dever moral de civilizar os povos afro-asiáticos, considerados inferiores e ignorantes ..

b) A partir de 1939 e principalmente após o final da 2 Guerra Mundial em 1945, teve início o processo de descolonização , com o início do fim da dominação colonial Européia na África e Àsia .



11 B



HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX



1 B 2 D 3 D 4 A 5 B 6 E 7 D 8 A 9 C 10 C 11 E 12 E 13 B 14 E 15 A 16 B 17 B 18 D 19 E 20 B 21 C 22 B 23 B 24 E 25 A 26 B 27 C 28 A 29 C 30 D 31 A 32 C 33 B 34 C 35 D 36 C 37 A 38 e 39 B



Resolução 40

a) Os dois tipos de fontes de energia primárias são as renováveis, como a bio massa , da qual o álcool é a mais significativa e as nãorenováveis, resultantes de ação da natureza como o petróleo , o carvão mineral e o gás natural .

b) A busca de fontes alternativas está sendo estimulada face às perspectivas de esgotamento da disponibilidade de energias não renováveis como o petróleo, no presente momento devido ao seu alto preço e também por questões ambientalistas de redução das fontes poluidoras .



Resolução 41

a) Os países subdesenvolvidos ou passaram por um processo de substituição de importações , voltado para o mercado interno , situação típica ocorrida no Brasil , ou partiram para uma opção de plataforma de exportação , voltada para o mercado externo como os chamados Tigres Asiáticos , Coréia do Sul, Taiwan , entre outros..

b) O modelo associado à substituição de importações privilegiou a exploração dos recursos naturais e a indústria de bens de consumo duráveis e não duráveis , gerando uma produção predominantemente destinada ao mercado interno .

O modelo de plataforma de exportação representou a articulação dos investimentos estrangeiros e da ação estatal mediante incentivos fiscais e subsídios , com o objetivo de aproveitar a mão de obra barata com a finalidade de produção de bens de consumo destinados predominantemente para a exportação .



Resolução 42

a) Crescimento vegetativo é a diferença entre a taxa de natalidade e mortalidade.

Expectativa de vida é a média de vida calculada a partir do nascimento.

b) Nestes países a taxa de mortalidade diminuiu em função da melhora das condições de vida e higiênicas da população e com a ampliação da urbanização houve uma drástica redução nas taxas de natalidade , aproximando-se dos índices dos países desenvolvidos.



Resolução 43

a) Os três países mais populosos do mundo, em ordem decrescente, são China, Índia, e EUA . O país mais povoado da Terra, é Bangladesh .

b) População absoluta é o número total de habitantes de uma determinada região.

População relativa , ou densidade demográfica é um índice formado pela divisão da população absoluta pela área total do território considerado.



HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL



1 D



Resolução 2

a) A produção de açúcar no Brasil caracterizou-se pela monocultura , agricultura de exportação, uso de mão de obra escrava

b) O engenho tornou-se o centro da estrutura de poder patriarcal , com o senhor de engenho monopolizando os mecanismos de poder local , seja no executivo, legislativo e judiciário , com a população dele dependente em termos gerais .



3 C



Resolução 4

a) Inicialmente a cobrança foi feita com a Instalação das “Casas de Fundição” e, a partir de

1750, com a queda na arrecadação o quinto passou a ser calculado por estimativa , a” finta”, passando a existir saldos pendentes que poderiam ser cobrados coercitivamente por meio da “derrama” .

b) Revolta de Felipe dos Santos em Vila Rica (1720), contra a instalação das “Casas de Fundição” em Minas Gerais.



5 E 6 A 7 E



BRASIL MONARQUIA



1 C 2 B 3 B 4 B 5 B



Resolução 6

a) O governo português efetuava a doação de grandes extensões de terras , as sesmarias , a pessoas privilegiadas , com o compromisso de que fossem cultivadas .

b) A Lei Eusébio de Queirós ao extinguir o tráfico negreiro , iria obrigar a entrada de mão de obra imigrante estrangeira , daí a preocupação da aristocracia latifundária em dificultar o acesso dessa nova população á propriedade da terra , para evitar a perda de seus privilégios .



Resolução 7

a) Conforme o quadro claramente demonstra , o aumento da exportação ocorreu entre 1891 a 1918 . O crescimento ocorreu devido à expansão da produção automobilística , com o aumento da demanda de pneus .

b) A borracha brasileira era produzida com pouca tecnologia e mudas foram levadas para o Sudeste Asiático , e logo a produção daquela região suplantou a brasileira .



8 B 9 A 10 B



BRASIL REPÚBLICA VELHA



1 C 2 B 3 E



Resolução 4

a) Como o texto claramente demonstra , a aproximação com os EUA era uma prioridade . Mas Rio Branco se destacou também pela grande habilidade na resolução dos problemas de fronteiras por meio de negociações ou arbitramento .

b) No Período Imperial a diplomacia brasileira dava maior destaque às relações com países europeus , tendo estreita relação com a Inglaterra e na região do Prata destacou-se pelo intervencionismo militar , abandonado durante o período republicano .



5 D 6 A 7 B 8 D



BRASIL PERÍODO VARGAS 1930 – 1945



1 B 2 E 3 E 4 D 5 D





BRASIL 1946 A 1964



1 A 2 A



Resolução 3

a) O governo Jânio Quadros sofreu as consequências dos gastos do governo anterior , com a alta da inflação e desvalorização da moeda nacional .

b) A adoção do sistema parlamentarista foi a solução encontrada para permitir a posse do vice-presidente João Goulart , que era considerado esquerdista pelos setores conservadores e o parlamentarismo foi uma solução para reduzir os poderes do presidente , diminuindo portanto o risco que conduzisse o país rumo ao comunismo .



4 A 5 C



BRASIL 1964- 2005



1 D



Resolução 2

a) Em termos econômicos o período militar registrou altos índices de crescimento do PIB , porém obtido com elevado aumento do endividamento externo em grandes projetos de impacto como usinas , pontes , estradas , porém a maioria sem relação com a ampliação das exportações . Houve no período forte controle da política salarial e consequente aumento da concentração de renda e baixa inflação , apesar das acusações de manipulação de dados . Em termos políticos período de ditadura militar , com apenas dois partidos , controle do congresso e do judiciário através do AI-5 . Censura à imprensa e forte repressão policial .

b) A propaganda foi uma característica do período , misturando o governo e patriotismo , no sentido de que os que eram contrários à política do governo militar eram antipatrióticos e portanto deveriam deixar o país por esta razão .



3 C 4 D 5 A



BRASIL CONTEMPORÂNEO



1 A 2 D 3 C 4 B 5 C 6 E 7 D 8 A 9 E 10 A 11 A 12 B 13 D 14 B 15 A 16 E 17 B 18 B 19 B 20 B 21 A 22 C 23 D 24 A 25 E 26 C 27 B



Resolução 28

a) Persiste como característica da colonização portuguesa a forte concentração populacional e econômica na região litorânea , bem como o desmatamento da Mata Atlântica decorrente desta ocupação e em consequência o menor povoamento do interior, embora esta proporção tenha diminuído significativamente a partir de 1950 ..

b) As frentes pioneiras representaram o processo de ocupação do interior do país por meio das entradas e bandeiras , sendo bem sucedidas do ponto de vista da ocupação territorial , porém com pouca expressão em termos de ocupação populacional .



Resolução 29

a) Áreas metropolitanas são formadas a partir do processo de crescimento de municípios vizinhos que acabam se tornando indistintos , em um processo denominado de conurbação , tornando-se uma área praticamente contínua . Metropolização é este processo de formação de uma grande área de influência urbana , uma metrópole que além de destacar-se pelas atividades industrial ou de serviços , torna-se centro de forte atração populacional .b) As cinco maiores regiões metropolitanas, em ordem populacional decrescente, são São Paulo , Rio de Janeiro , Belo Horizonte , Porto Alegre e Recife



Resolução 30

a) Grileiros são pessoas que obtêm terras através de práticas ilícitas como falsificação de títulos de propriedade . Posseiros são pessoas que ocupam terras sem ter o título de propriedade e após permanecer determinado tempo na área sem contestação e efetivamente produzir podem legalmente solicitar o título de propriedade .

b) A estrutura fundiária brasileira é uma das mais desiguais do mundo. Existe um pequeno número de grandes propriedades com produção relativamente pouco significativa que detém praticamente metade da área total e um grande número de pequenas propriedades , que ocupam uma área significativamente menor , mas produzem bastante . Nos últimos anos tem crescido o número de propriedades médias e grandes com grande produção , em função do crescimento do agro-negócio , estando o Brasil se transformando em uma potência agrícola mundial , com produção superior a 100 milhões de toneladas . Devido á grande concentração fundiária e dificuldade de acesso á terra a luta pela Reforma Agrária tornou-se intensa , sendo uma das grandes questões sociais atuais do país, fonte de grandes tensões face à atuação de organizações como o MST .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui