Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->O que podemos aprender com os alquimistas? -- 16/03/2007 - 22:12 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que podemos aprender com os alquimistas?



imagem:http://www.planetaamorepaz.hpg.ig.com.br


(...)

Carl Gustav Jung, o famoso díscipulo dissidente de Sigmund Freud, observou que muitos dos sonhos de seus pacientes portavam imagens relativas a símbolos encontrados em velhos tratados alquimistas e relacionou-os aos processos inconscientes do indivíduo na busca do self, o eu-profundo, a consciência cósmica.

Profundamente impressionado com o fato, escreveu sua obra clássica: "Psicologia e Alquimia".

O que podemos aprender com os alquimistas?

Na trajetória de suas manipulações dos minerais e metais o alquimista deixava de ser apenas o condutor para também ser conduzido no mesmo rumo da matéria em transformação.

O conhecimento vinha em etapas demoradas e sucessivas, de árduo trabalho exterior, com a transmutação da sua consciência num processo dinâmico e compartilhado de ascensão da consciência e obtenção do ouro.

O alquimista era a própria pedra filosofal, o agente catalisador da mudança.

O que podemos aprender com os alquimistas?

Podemos aprender que a verdadeira espiritualidade não é fruto de um simples apertar de um botão ou de técnicas superficiais de auto-ajuda – nada contra a auto-ajuda legítima, de qualidade - mas de esforços sinceros e contínuos que transformarão o chumbo das nossas almas em ouro puro da consciência elevada, superior.

Aprendendo sobre a purificação dos metais na alquimia aprendemos sobre a purificação do nosso espírito: eis a lição!


fonte:http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=6963

postado por Heleida

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui