Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RESPOSTA A UM AMIGO - LULA x COLLOR -- 21/08/2005 - 22:29 (ALEX MARCIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Resposta a um amigo – Lula x Collor"



Recebi de amigo leitor um texto resumindo uma discussão que o mesmo havia tido em seu trabalho, onde o foco era uma comparação entre a Gestão Lula e a Gestão Collor.



Por minha vez resolvi também deixar minhas impressões sobre estes dois Governos, deixando claro que estou apenas expressando minha opinião sobre o assunto, e evidentemente não sou dono da verdade e minha opinião pode divergir da opinião de outras pessoas.



Ambos não servem como modelo de Administração e tem em comum a detonação de uma grande crise, mas pra ser sincero não me lembro de pelo menos nos últimos 20 anos de nenhuma medida que tenha vindo de qualquer Presidência que possa ser considerada “Salvadora da Pátria”, sempre outros interesses estão a frente das necessidades do Povo, as denuncias de corrupção são freqüentes e não são punidas e além do que, sempre são motivadas por interesses particulares ou de facções partidárias, é difícil acreditar nas pessoas que conduzem as CPI´s, tenho sempre a sensação que de um jeito ou de outro vou acabar sendo “enrolado”!!!!!



Penso que o Ex-Presidente Fernando Collor (Caçador de Marajás e primeiro presidente eleito por voto popular depois de uma era de Ditadura Militar), cometeu um enorme equivoco quando em seu primeiro ato a frente da República, optou por bloquear as contas das Pessoas Físicas e Jurídicas como tentativa de acabar com a inflação, essa atitude no mínimo irresponsável provocou o caos entre as empresas, desestabilizou a economia, causou desemprego, criou um mal estar logo de inicio em sua Administração e creio que durante o tempo em que foi Presidente, Collor colecionou uma legião de inimigos poderosos, fato esse que acabou por culminar em seu Impeachment. Collor tinha sérios problemas de relacionamento com os “Eternos Manda-chuvas do Planalto”, mas muitas de suas idéias (expostas em campanha) eram bastante interessantes em muitos aspectos e algumas acabaram por ser aceitas mesmo que a duras penas e ainda que todo o processo de “Adequação do País” fosse inevitável (mais cedo ou mais tarde iria acontecer), foi em sua Gestão que ele efetivamente teve inicio.

Medidas como a Queda da Lei da Informática, o Inicio da Modernização da Industria Automobilística e a Liberação das Importações, podem ser atribuídas a sua Gestão, mas ele parecia agir sozinho, independente do resto de toda estrutura governamental e me arrisco a dizer que ele parecia mesmo não se importar com o fato... exterminar 03 Ministérios não foi exatamente uma “boa Atitude Política” e provavelmente deve ter desagradado bastante gente, como também não agradou Montadora alguma quando disse que “os automóveis produzidos no Brasil na época eram carroças...”



Por fim não sei dizer se o Governo Collor poderia trazer frutos melhores ou piores, porque além de não ter chegado ao fim, também foi marcado por uma enorme crise política e é claro referindo-me ao Impeachment, jamais seria inocente o suficiente para acreditar que foi motivado por estudantes ou qualquer outra mobilização popular, interesses políticos e econômicos foram os verdadeiros motivadores em minha opinião. Quanto a ser ou não culpado das acusações, não sei se algo chegou a ser provado... mas gostaria de ver outras administrações de dinheiro público serem punidas com o mesmo rigor.



Sobre o Governo Lula, acredito que mesmo que nada se prove contra ele, sua imagem ficará irreparavelmente comprometida, não há como ser diferente uma vez que grande parte da cúpula do PT está diretamente envolvida... falando de sua Gestão, creio que desde o inicio tem se limitado a seguir a mesma política deixada por FHC.



O poder aquisitivo da população continua caindo, “o Maravilhoso Milagre do Crescimento” ainda não apareceu, muito embora eu reconheça que o País até o momento de surgirem os escândalos não passava por um momento turbulento, mas o problema é que as desigualdades sociais continuam crescendo de maneira assustadora, os Bancos nunca lucraram tanto e os Impostos jamais foram tão altos.

Mas tenho que concordar com o Amigo leitor que me escreveu... o Lula realmente é um populista de mão cheia, sabe bem como manipular massas, principalmente daqueles menos favorecidos, mas é fato que até este momento não conseguiu corresponder as expectativas criadas, muitas promessas e nenhuma solução, mas não acho que o caminho do Impeachment traga algum beneficio, mesmo porque com as opções que temos para assumir o Governo... o melhor mesmo é torcer para que Lula cumpra seu mandato e a nós resta mais uma lição e o dever de prestar mais atenção na hora de votar, seja para que cargo for!



(Alex Marcio)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui