Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PEDIDA A PRISÃO PREVENTIVA DE PAULO E FLÁVIO MALUF -- 09/09/2005 - 10:09 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PEDIDA A PRISÃO PREVENTIVA DE PAULO E FLÁVIO MALUF





São Paulo, sexta-feira, 9/9/05



O Ministério Público Federal pediu ontem (8/9)a prisão preventiva de Paulo Salim Maluf (PP), ex-prefeito de São Paulo, e de seu filho Flávio. Os dois foram acusados de tentar coagir uma testemunha e de dificultar as investigaçôes.

Além do pedido de prisão, a Procuradoria ofereceu denúncia contra pai e filho por formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. A soma das penas mínimas é de oito anos de prisão.

A juíza da 2ª Vara Federal Sílvia Maria Rocha deverá analisar hoje o pedido de prisão.

Para o Ministério Público Federal, as escutas telefônicas revelam que o ex-prefeito e o filho tentaram impedir o depoimento do doleiro Vivaldo Alves, o Birigüi.

O doleiro, apontado como operador do dinheiro dos Maluf no exterior, disse ter movimentado pelo menos US$ 161 milhões por meio da conta Chanani, do Safra National Bank de Nova York (EUA). Ele afirmou que todo o dinheiro era de Maluf e de seu filho.

Segundo Simeão Damasceno de Oliveira, ex-diretor da construtora Mendes Júnior, o dinheiro que abasteceu contas dos Maluf no exterior foi desviado de obras públicas durante a gestão dele na Prefeitura de São Paulo (1993-1996).

Oliveira e Birigüi também foram denunciados ontem pela Procuradoria: o primeiro por ser o operador do dinheiro no exterior e o segundo por ser responsável pela divisão da propina.



Informações confirmadas



Para o doleiro, a Procuradoria pediu a delação premiada (redução da pena), porque ele ajudou a investigação (forneceu nomes, números e valores de contas). As informações de Birigüi foram confirmadas, com precisão de centavos, pelo banco Safra.

Apesar da Polícia Federal ter solicitado também a prisão do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997-2000), a Procuradoria entendeu que o caso deve ser investigado em outro inquérito que já está em andamento.



Rastreamento da polícia



Pelas conversas gravadas, que embasam o pedido de prisão dos Maluf, Flávio telefonou ao menos três vezes para o doleiro, a quem convidou para uma conversa.

Num dos diálogos, Flávio, após referir-se a Birigüi como "amigo", pediu para que ele não se esquecesse da conversa que tiveram. "Garanto o que conversamos, e a forma, entendeu? É o melhor para você. Te garanto. Te garanto. Você entendeu? Confia em mim."

Num outro diálogo, desta vez com seu pai, Flávio disse qual era a orientação ao doleiro. "Entra mudo e sai calado".

O suposto suborno teria sido feito por um dos advogados de Maluf durante reunião marcada a pedido de Flávio com o doleiro.



A expectativa da decisão



Advogados de Maluf afirmaram ontem que irão aguardar com serenidade a decisão da juíza. A defesa argumenta que os Maluf não podem ser presos por coação de testemunhas, pois Birigüi é réu e, pela legislação brasileira, o acusado não tem o compromisso de falar a verdade.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui