Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SURFANDO NA PRANCHA DO CONHECIMENTO -- 08/05/2000 - 23:20 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Para avaliar o quanto está mudando a humanidade, bastaria observar o que está ocorrendo com relação aos direitos da mulher e com o seu posicionamento na sociedade. Mas, esta é apenas uma das múltiplas e incríveis mudanças que ocorrem à nossa volta. Elas são tantas e tão intensas, que alguns estudiosos da modernidade já proclamaram: "Tudo é incerto. Só existe uma certeza: tudo vai mudar, e muito rapidamente." Um outro autor afirmou: "na era moderna, tudo que é sólido dissolve-se no ar".

Essas mudanças incríveis e rápidas, aceleradas recentemente pelos avanços cada vez mais incríveis da tecnologia; pela velocidade e abrangência das informações e das comunicações "on-line", disponibilizadas para todos; pela facilidade e velocidade do deslocamento do ser humano graças à democratização do transporte aéreo; pela velocidade e globalização do e-commerce, tudo isso traz um perigo: o de pensarmos que não nos será possível acompanhá-las.

Não importa a idade cronológica de cada um de nós. Não importa se temos 8, 18, 88 ou 108 anos de idade. O que precisamos é ter coragem de empunhar a prancha de surf do conhecimento e enfrentar as ondas volumosas e atemorizantes das mudanças e reconhecer: justamente essa maravilhosa era das transformações e deslocamentos rápidos pode ser a mais extraordinária que a humanidade já conheceu e é um privilégio estarmos vivos e atuantes aqui e agora.

Aprendamos com os surfistas: a primeira lição é conhecer as ondas e selecionar quais a que nos interessam. Elas são sucessivas, múltiplas, praticamente infinitas, como são as oportunidades na era moderna. Cada ser humano hoje, precisa compreender que o conhecimento colocado à sua disposição, os meios de que dispõe para crescer e as opções que lhe são oferecidas, são tantos que ele precisa buscar, no tempo finito de que dispõe na vida, aquelas oportunidades que realmente lhe dizem respeito e que vão contribuir para que ele atinja seus objetivos, descartando as demais. Deixemos passar as ondas que não nos interessam. Outras virão.

Um exemplo: Um ser humano moderno poderia viver mais de 2000 anos, se isso fosse tornado possível pelo avanço da tecnologia e medicina e, ainda assim, não conseguiria ver e aprender tudo o que a moderna tecnologia da informação coloca a seu dispor nos multicanais e na rede mundial de computadores.

Escolhidas as ondas, vamos ver se as nossas pranchas possibilitam enfrentá-las e deslizar a seu favor, equilibrando-se no topo, entre os melhores. Isso mesmo, a sociedade moderna só premia aqueles que vão para o topo de suas ondas. Em compensação, jamais em toda história do homem, o ser humano de sucesso pode ter, ainda em vida, tantas recompensas intelectuais, morais e, por que não, materiais.

Busque um ponto elevado e calmo na areia da praia. Medite. Pare por algum tempo. Olhe bem o mar e as ondas. Ajeite sua prancha. Renove seu entusiasmo e reavalie sua motivação. Diga a você mesmo ou procure somente pessoas que tenham palavras positivas para lhe dar coragem.

Por exemplo? Afirme uma verdade cristalina: que você ainda tem muito, mas muito a aprender na vida, que você quer manter-se atualizado, que você pode ser o melhor naquilo que você escolheu para dedicar sua atenção e esforço, com persistência.

Agora sim, você já acredita que com a inteligência que Deus lhe deu, unida à sua vontade, estará pronto a enfrentar o mar revolto do Século XXI, e..acertar...errar...tentar...errar...acertar. Não fique esperando: vivemos a era do "creating and ajusting" (criar e ajustar).

Não há mais tempo, na vida moderna, para esperar que tudo fique plenamente pronto. Afinal, tudo muda mesmo, e muito rapidamente. Lembre-se que, em todos os tempos, só não errou, de jeito nenhum, quem nada fez.

Mergulhe, dê braçadas fortes, lute, suba na sua prancha e pegue essa onda que você escolheu e selecionou na era do conhecimento e da intuição, na era de Aquário. Esforce-se muito e vá para cima da prancha. Isso mesmo. Equilibre-se no topo. Viva!!! Sinta a maravilha que é olhar o mar do topo de uma onda, sentir o sol na pele e o vento zunindo e contemplar o mar turbulento da vida e espuma do destino, soberano, como alguém que sabe vencer e reconhece que o tempo da vitória e do sucesso é infinito enquanto dura. Igual à vida e ao amor.



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui