Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50583)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infanto_Juvenil-->INVENTANDO -- 20/11/2011 - 19:57 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Inventando

 

 

Há alguns meses, não sei bem quando, a revista Veja fez uma matéria sobre inventores brasileiros, que achei bem interessante. Pena que não registrei tudo, nem sei se guardei a revista ou se levei para meus filhos. Em todo caso lembro, por motivos óbvios, que duas Beatriz foram citadas. Uma delas patenteou um motor de energia elétrica (se não me engano) para ônibus urbanos, que pode ser recarregado sem que o veículo fique parado, acho que é isto. A outra foi quem inventou o escorredor de arroz, essa vasilha de plástico que todo mundo tem em casa. Algo aparentemente simples, mas de grande utilidade na vida doméstica. E faz tempo, lá pelos anos cinqüenta do século passado.

 

Cansada dos entupimentos no ralo da sua pia causados pela quantidade de grãos que escapavam, ela não queria mais saber de encanadores. Então, acoplou uma peneirinha à bacia que ela usava para deixar o arroz de molho e lavá-lo. E deu certo. Depois que fez um protótipo em alumínio e patenteou a invenção, uma fábrica de brinquedos se interessou e começou a fabricá-la em plástico. A novidade foi apresentada na Feira de Utilidades Domésticas em 1961.

 

A inventora, Terezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich, é cirurgiã-dentista nascida em Batatais, estado de São Paulo. Parece que também criou outros inventos na área dentária, como o amálgama de porcelana.

 

Quem sabe um dia eu ainda invento alguma coisa...

 

Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui