Usina de Letras
Usina de Letras
66 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A balança da Justiça -- 20/09/2005 - 14:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A BALANÇA DA JUSTIÇA



Ternuma Regional Brasília



por Augusto C. C. Barros - Engenheiro Eletrônico e Acadêmico de Direito



Nêmesis era a Deusa do Destino e da fúria divina contra os mortais que desrespeitavam leis morais e tabus. Representava a força ríspida e implacável, que não estava submetida aos ditames do Olimpo. Ela castigava aqueles que cometiam crimes e ficavam impunes e recompensava aqueles que sofriam injustamente. Nêmesis punia todos que transgrediam as regras morais e sociais, impostas por Themis , a Deusa da Justiça.



O poder de Nêmesis não era retaliador, mas sim o do restabelecimento da ordem. Justa, ela tomava a materialidade da ética e tornava-se real. Ética é o conjunto de princípios e valores que orientam e dirigem as relações humanas. Nêmesis era a Deusa da Ética. Deusa da vingança divina aos transgressores das regras de Themis.



Hoje no Brasil estamos sofrendo uma grande crise de ética. Escândalos se sucedendo. Total desconfiança do povo com a classe política e governantes. Tentativas de encobrimento de atos ilícitos e uma total cegueira, surdez e mudez. O que mais se vê nos depoimentos das CPMI’s é: não sabia , não vi, assinei sem ler, não ouvi nada. Os chefões desta pouca vergonha só serão conhecidos por Delúbio Soares, Silvinho Land Rover e Marcos Valério.



Genoíno em suas declarações como Presidente do PT nada sabia, assinava sem ler. Lula também nada sabia, também assinava sem ler. Sendo isso verdade, ou os dirigentes dos PT são todos analfabetos, ou comprova-se a incompetência deles para assumir cargos de direção do destino da sociedade brasileira.



Tivemos no dia 15 de setembro a cassação do Deputado Roberto Jefferson do PTB-RJ, cassação esta merecida. No entanto, o que mais me assusta é o Relatório elaborado para a cassação, dizer que o deputado, fez acusações sem provas.



E o depoimento pessoal e o testemunho do próprio cassado não têm valor? Se não tem valor por que foram abertas CPMI’s e está se desvendando tanto desvio de recursos públicos? Por que houve tanta troca de ministros no Executivo? Por que houve a renúncia de deputados para não serem cassados?



Meu medo é que utilizem o Relatório para a cassação do ex-Deputado Roberto Jefferson, como manobra técnica jurídica para não se cassarem outros envolvidos



Para piorar a situação o Ministro Peemedebista do STF, partido aliado ao Governo Lula, o presidente do Supremo Tribunal Federal (SFT), Nelson Jobim, concedeu, na manhã desta quarta-feira, liminar que impede a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados de dar continuidade à tramitação dos processos por quebra de decoro parlamentar de seis deputados do PT. Com a medida, o STF obriga a Corregedoria da Câmara a ouvir os parlamentares antes que o processo seja aberto no Conselho de Ética, sob alegação de cerceamento ao direito de defesa. Fato este controverso se compararmos as CPI’S como procedimento investigatório, assemelhado ao Inquérito Policial. Não é um procedimento processual, mas sim um procedimento de preparo do processo.



Mas algo ficou claro com tudo isto, o povo quer a cassação de todos os envolvidos neste lamaçal que assolou o País, e não creio que o Congresso irá contra a vontade do Povo.



Não vejo agora os intelectuais de esquerda falarem muito ou comporem músicas, com sentidos dúbios sobre a situação atual. Só os humoristas e os chargistas estão inspirados? .



Na época dos governos militares a ideologia inspirava profundamente os compositores. É bom relembrar alguns dizeres desses intelectuais em suas obras primas musicais. Chico Buarque de Holanda com as suas letras de sentidos dúbios atacando o regime governado pelos militares, não sabia que estava sendo premonitório.



Duas delas, “Apesar de Você” e “Vai Passar”, esta em parceria com Francis Hime, estavam prevendo o futuro. Os ilustres compositores e intelectuais, incrivelmente, tiveram o poder da premonição, eram videntes, pois suas canções expressam literalmente o que estamos vivendo hoje. Uma fala da situação atual do País, outra de nossa esperança de que dias melhores virão.



Os que outrora foram defendidos pelos intelectuais , hoje são os mais acusados de subtrair a Pátria em transações tenebrosas, privatizações, compras de votos.



O grande líder brasileiro, o atual e Presidente da República, só vive se escondendo para não ser vaiado, mesmo levando pessoal para aplaudi-lo.



Realmente, teve gente que quando se inspirou e escreveu letras de músicas para agredir governos de ideologia diferente da sua, não sabiam que estavam recebendo uma premonição.





Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia

Eu pergunto a você

Onde vai se esconder



Chico Buarque





Vai passar



Francis Hime - Chico Buarque



Num tempo

Página infeliz da nossa história

Passagem desbotada na memória

Das nossas novas gerações

Dormia

A nossa pátria mãe tão distraída

Sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações





Mas temos que continuar confiantes. Hoje, estes “expropriadores” de ontem continuam com o ataque insano aos cofres públicos, pensando que , ainda estão na guerriilha urbana, assaltando bancos, empresas de ônibus e outros “comércios”. A vingança virá na medida exata para eles. A deusa Nêmesis, da mitologia, atuará novamente, fazendo com que o povo rejeite estes enganadores e os jogue no ostracismo.



A balança da justiça será realmente utilizada.



E plagiando as músicas, eu pergunto ao PT, onde vai se esconder depois dessa página infeliz da nossa história .



Temos que continuar confiantes. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia.







Visite o site www.ternuma.com.br









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui