Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50641)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CARRAPATOS: INOPERÂNCIA DO PODER PÚBLICO PODE COMPROMETER -- 21/09/2005 - 10:21 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARRAPATOS: INOPERÂNCIA DO PODER PÚBLICO PODE COMPROMETER A SAÚDE DA POPULAÇÃO



Piracicaba, 21/9/05 - Piracicaba tem ao menos nove pontos considerados críticos em relação à infestação de carrapatos-estrela (vetor da febre maculosa). Nas áreas infestadas o poder públicom mostra-se ineficaz no controle.

Um dos principais locais apontados é o campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Também aparecem no levantamento as margens do rio Corumbataí, do córrego do Enxofre, e do rio Piracicaba. Os outros focos de infestação estão no bairro Jaraguá –– onde morreram cinco pessoas por febre maculosa ––, Bongue, Santa Teresinha, Santa Rita e Monte Alegre. Ontem, técnicos da Saúde visitaram o bairro do Bongue e a casa no Jaraguá. A idéia da prefeitura é distribuir 30 mil folhetos explicativos, orientando a população quanto aos sintomas da febre maculosa.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica Márcia Viviane Ferrazo Liva, os problemas com carrapatos estão principalmente nas áreas que existem pastos e presença de animais, como cavalos. Isso afastaria, pelo menos por enquanto, as infestações nas áreas centrais. "Estamos orientando a população e, quem apresenta suspeitas, toma o medicamento. Por isso é importante aumentar as notificações de febre maculosa para o caso não escapar do controle."

O número de notificações neste ano, de janeiro a 16 de setembro, supera em 102,7% todos os casos de 2004. Enquanto no ano passado foram 74 registros de suspeitas, nos nove primeiros meses deste ano a Saúde recebeu 150 notificações, 80 apenas neste mês.

"Hoje os principais problemas, além da Esalq, estão no bairro do Jaraguá e a região do córrego do Enxofre, onde a família freqüentava", declarou Viviane.

A coordenadora de enfermagem do município Sandra Vidal disse ainda que todos os locais em que existem pastos e proximidades de rios merecem atenção. As margens do Rio Piracicaba, a região do córrego do Enxofre e a região do rio Corumbataí, que engloba o bairro Santa Teresinha e o bairro do Bongue, estão incluídas. "Por isso estamos intensificando os trabalhos em bairros adjacentes a essas áreas."

Conforme Sandra, se a pessoa que teve contato com o carrapato-estrela tiver sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele, deve procurar um pronto-socorro. Das 150 notificações deste ano, sete foram positivas: cinco pessoas do Jaraguá e outras duas em abril, de regiões desconhecidas.





A população preocupada



Nos pontos considerados críticos pela Saúde, os moradores mostram preocupação, já que a maioria teve problema com os carrapatos. No Santa Rita, a dona-de-casa Antonia Regina da Silva, 32, está ansiosa em localizar carrapatos em seus cachorros. "Estou preocupada, principalmente por causa das crianças".

O motorista Odécio Cristiano da Silva, 61, possui uma propriedade às margens da lagoa do bairro e disse que diariamente encontra carrapatos. Erguendo a camisa, mostrou as picadas dos aracnídeos e afirmou estar com medo. "Perdi a conta de quantas picadas tenho."

O mecânico de manutenção Márcio José Cristofoletti, 33, morador do Monte Alegre, contou que todos os dias seus três filhos chegam em casa com carrapatos. Já o presidente do centro comunitário do bairro Renato Fortunato Fleury Sunhiga, 67, relatou que carrapato e capivara não faltam no local.

Em Santa Teresinha e no bairro do Bongue, onde passa o rio Corumbataí, também existem problemas. A pensionista Iolanda Rossi Gonçalves, 59, moradora do local, disse que um neto de cinco anos ficou assustado quando chegou em casa com um carrapato. O mesmo aconteceu com a filha de 7 anos da dona-de-casa Conceição Paula Alves, 45, que tinha um carrapato grudado atrás da orelha.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui