Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Selmo Vasconcelos entrevista José Nêumanne -- 17/06/2009 - 13:20 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Selmo Vasconcelos entrevista José Nêumanne

SV - Quais as suas outras atividades, além de escrever?

Sou chefe dos editorialistas do Jornal da Tarde, do grupo de jornais de O Estado de S. Paulo. E comentarista de política dos jornais da Rádio Jovem Pan, de São Paulo, e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

SV - Como surgiu seu interesse literário?

Minha mãe dizia de cor poemas de Castro Alves quando o motor da luz era desligado em Uiraúna, no sertão da Paraíba, antes da chegada da eletricidade de Paulo Afonso. Aquele ritmo me encantou. A fonte de minha vocação literária foi minha mãe, que derramou poesia no Livro do Bebê, no qual ela anotou detalhes de meu primeiro ano de vida.

SV - Quantos e quais os seus livros publicados dentro e fora do País?

Só publiquei livros no País. Foram, ao todo, dez, até agora: Mengele, a natureza do mal (romance-reportagem sobre o criminoso nazista); Erundina, a mulher que veio com a chuva (perfil biográfico da ex-prefeita de São Paulo); As tábuas do Sol (poesia); Atrás do palanque (bastidores da eleição presidencial de 1989); Reféns do passado (coletânea de artigos políticos e ensaios); Barcelona, Borborema (poesia); A República na lama (a história da República de Alagoas e da queda de Collor); Solos do silêncio (poesia reunida); Veneno na veia (romance a clef sobre o escândalo dos anões do Orçamento); e O silêncio do delator (romance laureado com o Prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, em 2005, como o melhor livro brasileiro de 2004). Além disso, foi lançado o CD As fugas do sol, pelo CPC da Umes, com poemas meus e trilha sonora do maestro Marcus Vinicius de Andrade.

SV - Qual a atmosfera propicia aos seus impactos literários?

Não sei. Até agora não produzi nenhum.

SV - Quais os escritores que você admira?

Albert Camus, José Lins do Rego, J. D. Salinger, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Walt Whitman, Fiodor Dostoievsky, Guimarães Rosa, William Shakespeare, Juan Rulfo, Panaït Istrati – não necessariamente pela ordem.

SV - Qual mensagem de incentivo você daria para os novos escritores?

Loucura pouca é bobagem


Acesse Estação Nêumanne - http://www.neumanne.com/



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui