Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62245 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5441)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SERVIÇO DA INDÚSTRIA DE ARMAMENTO -- 28/09/2005 - 08:35 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A SERVIÇO DA INDÚSTRIA DO ARMAMENTO



Fernando Zocca







No dia 23 de outubro haverá no Brasil, um referendum com o qual as autoridades desejam saber da população, se deverão proibir a indústria e o comércio das armas de fogo e munição no país.

No dia 3 de outubro, segunda-feira, 20 dias antes da consulta ao povo, a rede Globo de Televisão levará ao ar uma novela do sr. Mário Prata denominada Bang Bang.

Uma grande parcela da sociedade brasileira, já pôde perceber, pelas chamadas insistentes, que o tema do folhetim tem a ver com as armas, tiros, e violência, introduzidas de leve, com doses generosas e lubrificantes de muito bom humor.

É claro que a indústria de armamentos, disseminadora de objetos ligados diretamente à morte, violência e lesões gravíssimas tem um poderio econômico suficiente para defender, por tais artifícios, os seus interesses.

Quem gosta da leitura de jornais conhece o sr. Mário. Articulista famoso do jornal O Estado de S. Paulo, escreveu alguns livros e uma novela, transmitida pela rede Globo de Televisão, nos tempos de antanho.

Algumas jovens, conhecidas do autor, numa ocasião, embaladas pelas ondas do deslumbramento, construíram um site na internet denominado-o "Anjos de Prata". Era uma homenagem sincera das fãs, ao escritor famoso e venerado.

O sucesso do site levou as autoras ao lançamento de alguns livros compostos com as crônicas publicadas no "Anjos de Prata". Tomadas pelo entusiasmo, solicitaram ao nobilíssimo autor, que fizesse o prefácio da primeira obra do grupo denominada "Crônicas dos Anjos de Prata".

Mas ao ler a apresentação, qual não foi a surpresa e espanto de muita gente que comprou o tal livro? Mário Prata as chamava de putas.

Ora essa brincadeira só foi justificada, depois de se ter na consciência, que o nobre articulista, dentro da sobriedade que lhe é característica, gostava de tratar assim as pessoas. Elas, para ele, não eram os anjos de prata, mas as putas de prata.

As escritoras não se ofenderam. Tanto é que publicaram o livro com aquele prefácio.

O fato nos dá uma idéia do que foi a manifestação dos conceitos do sr. Mário Prata, sobre aquelas pessoas que se consideravam escritoras iguais a ele.

É com esse espírito de afeição que o jornalista escreve Bang Bang, momentos antes da sociedade brasileira escolher entre proibir ou não o fabrico e comércio das armas de fogo.

É do conhecimento geral que, no início da tomada do território dos índios na América, os norte-americanos tivessem a precisão de fazer uso das armas letais.

Quase ninguém desconhece, que para fazer sua independência da Inglaterra, os norte-americanos tivessem que usar as armas.

É do conhecimento também, da grande parcela do povo brasileiro que, durante as I e II grandes Guerras Mundiais, os norte-americanos tivessem a seu favor a indústria bélica eficientíssima.

As armas fazem parte da história, da tradição e do dia-a-dia do povo americano. Muita gente está empregada e vive graças aos lucros do comércio desses produtos.

Ora o mundo sabe que as indústrias de armas influenciam até intervenções militares nos países estrangeiros. Afinal, a quem interessaria tantas interferências americanas, em tantos lugares diversos do mundo?

Por ter o clima ameno, população mais religiosa, e demais características diferenciadoras da grande nação americana, o Brasil e os brasileiros prescindem das armas.

O sucesso dessa novela pode significar o sucesso da indústria de armamento no país. O mundo será um lugar melhor quando o êxito de uns, não depender da morte ou lesão de outros.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui