Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O Surfista e o Siri -- 16/04/2000 - 01:09 (Henrique José Castelo Branco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SIRI e um animal que, assim como o SURFISTA, vive a beira do mar e que passa seu tempo sendo levado e trazido pelas ondas. Ele relaxa e deixa por conta do mar a função de o levar e o trazer. Costuma estar presente nas ondas fracas, nas ondas comuns e nas grandes ondas. Se satisfaz com o que lhe e oferecido, não evolui e acha que não tem outro meio de se viver.
O surfista convive no mesmo ambiente e presencia diariamente a saga dos siris, porem tem características diferenciadas. No começo, ele não era mais do que um siri. Ficava a beira da água lado a lado com os siris, com o tempo foi se aventurando na água, aprendeu a nadar e a pegar os primeiros "jacarés". Começou a desenvolver técnicas para se equilibrar na turbulência das ondas, passou a observar o mar, seu comportamento, suas mares e suas características.
Após algum tempo, em decorrência da inteligência, da experiência e da determinação, passou a tirar o máximo prazer de deslizar sobre as ondas que escolheu, se dando ao luxo de optar apenas pelas ondas grandes, desafiadoras e prolongadas, apesar destas serem as mais perigosas e causadoras dos maiores tombos. Assim como o siri, ele continuou a respeitar o mar, sendo consciente de sua forca e poder de destruição. Porem, diferentemente da opção passiva do siri, optou por uma posição ativa, ou seja, decidiu continuar a desafiar o mar dentro de um nível de perigo aceitável e dentro de seus limites e capacidades individuais.
Na vida e no trabalho podemos ser siris ou surfistas. Podemos ser passivos e resignados ou sermos ativos e dasafiadores. Optar pela segurança da areia ou pelo perigo das ondas. Viver andando de lado e enterrado na areia ou exposto a proximidade de tubarões.
Optar por ser um surfista e mais do que fazer uma mudança de postura, e uma mudança de paradigmas e hábitos, exigindo muita determinação, luta e inteligência. E um exercício de sabedoria escolher as ondas mais adequadas, tendo consciência de que nem todas as ondas são boas e que o processo e continuo. Atras de uma onda, sempre vem outra onda !!!
A questão chave e a S A B E D O R I A de estar em constante evolução e "sempre ligado" para pegar a "onda" que considerar como sendo a melhor, dentro de suas possibilidades e limites.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui