Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os Quadrinhos e a Cura da Alma -- 18/10/2001 - 01:41 (Abilio Terra Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em mais de 100 anos como veículo de comunicação de massa, a utilização dos quadrinhos para fins educativos é impressionante. Por todo o mundo autores valeram-se deles para influenciar os costumes e como instrumento de protesto e resistência à colonização cultural.



No entanto, durante um tempo igualmente longo eles foram (e ainda são) usados como instrumento de manipulação ideológica, de um discurso imperialista, consumista, sexista e racista. Assim, não basta pensar que a leitura de qualquer história em quadrinhos é positiva, simplesmente pelas possibilidades de sua utilização em muitas das disciplinas escolares.



O fundamental é o conteúdo e, sobretudo, a hq é um ponto de partida, e não de chegada.



São poucos os educadores que têm consciência das reais possibilidades e da importância dos quadrinhos para a transformação do indivíduo em estação repetidora de um sistema suicida ou em cidadão e sujeito de sua própria vida. Em uma pesquisa recente, constatou-se que as hqs são a segunda leitura mais freqüente entre os homens e a terceira entre as mulheres, perdendo apenas para textos religiosos e culinária!



O paralelo com os textos religiosos não é tão estranho quanto parece, visto que depois dos sonhos as hqs são a experiência que mais se aproxima dos mitos que durante milênios moldaram a consciência da humanidade. E é justamente esta relação que explica, em parte, a violência presente em alguns quadrinhos e que torna tão avassaladoras histórias como Pokémons ou Dragon Ball.



Em todos estes anos de contato com os quadrinistas, sejam eles meus alunos ou não, pude observar a profunda afeição e o valor dado por eles aos quadrinhos, bem como o poder de transformação desta relação que no entanto não deve ser vista como uma brincadeira inofensiva.



É o que nos adverte o psicanalista Carl G. Jung, considerado um dos pais da psicanálise, ele afirmava que o nosso inconsciente se comunica conosco através de símbolos imutáveis chamados arquétipos que revelariam de forma cifrada, aspectos de nossa totalidade que estariam sendo negligenciados pelo nosso consciente.



Esta negligência seria a responsável por todos os distúrbios psíquicos e consequentemente, por boa parte dos problemas da humanidade.



Nas palestras e cursos que tenho ministrado para educadores e psicólogos, venho insistindo na urgência de um aprofundamento no universo dos arquétipos, do uso das hqs como ferramenta para se formar a identidade do indivíduo e na necessidade de reformular o próprio método e os objetivos escolares. É um trabalho árduo, mas que tem gerado frutos que a cada dia reafirmam estas certezas que me acompanham à muito tempo, desde uma época onde os heróis realmente existiam e que eu, como tantos outros, acreditava ser um deles.







Erick Azevedo – quadrinista e professor de história em quadrinhos.







Endereços de sites sobre HQs:



www.quadrinho.com



www.bigjack.com.br



www.universohq.com



www.fabricadequadrinhos.com.br



www.omelete.com.br



www.danielhdr.cjb.net

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui