Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->JAMAIS DESCARTE AS BOAS IDÉIAS -- 10/05/2000 - 15:21 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se você teve uma boa idéia ou uma solução genial para algum problema, num determinado momento de sua vida, mas as circunstâncias não permitiram que você as aplicasse, nunca descarte-as totalmente.

Os acontecimentos poderão, a qualquer momento, indicar que chegou o momento para que aquela idéia ou aquela solução, que as circunstâncias impediram de serem oportunas, sejam usadas com pleno sucesso. Acontece muitas vezes que uma ótima idéia deixou de se tornar um êxito porque havia fatores os mais diversos que impediam que ela fosse oportuna.

Um caso muito conhecido no mundo da Propaganda é o relativo aos bichinhos da Parmalat, por exemplo. Eles foram criados há bastante tempo por uma agência de publicidade norte-americana, que não os usou. A Parmalat, no Brasil, anos depois, comprou os bichinhos por uma quantia bastante pequena, relativamente, e a idéia está fazendo agora o maior sucesso no mercado brasileiro, alavancando as vendas dos produtos dessa marca como nenhuma outra antes o tinha feito.

Por isso, todas as vezes que você tiver um problema, no presente, ou então estiver procurando uma solução criativa para algo a ser resolvido hoje, busque primeiro no “arquivo” de seu “computador”, algo que você mesmo, alguém de sua família ou de sua equipe já tenha pensado antes como solução. Pode ser que nas circunstâncias atuais, o que não havia resolvido o problema agora se transforme na resposta ideal.

O importante mesmo é que as boas idéias sejam sempre cultivadas e incentivadas. Todas as vezes que alguém lhe apresentar uma sugestão, procure evitar ao máximo, liquidá-la com frases do tipo “mas, que bobagem!” , “não vai dar certo de jeito nenhum”. Ao contrário, incentive quem teve a idéia, ou deu a sugestão, mesmo que você não pretenda utilizá-la no momento ou que ela não tenha validade no que diz respeito ao assunto proposto.

Registre aquela manifestação de criatividade de seu filho, parente, colega ou subordinado e mantenha-a em “banho maria” no seu arsenal de idéias e sugestões. Quando menos esperar, pode ser que apareça o momento de utilizar o que foi sugerido, poupando esforços e resolvendo problemas que pareciam insuperáveis. Por isso, a melhor frase para alguém que está tentando ajudar com uma idéia ou sugestão, mesmo que não tenha a menor chance de aplicabilidade no momento é: “Puxa, que idéia boa! Vamos examinar com calma e ver se é possível aplicar a sua ótima sugestão.” Como resultado, quem deu a sugestão vai ficar satisfeito pela atenção recebida, vai continuar colaborando e , mesmo que sua idéia não seja usada posteriormente, porque não tinha aplicabilidade, vai sentir-se bem recebido e grato pelas palavras de apoio que recebeu. Lembre-se também que frases negativas ou agressivas sempre “matam” ou “bloqueiam” a criatividade das pessoas e podem se tornar um problema sério, se, por exemplo, quem está tentando ajudar for, uma criança. Os pais devem sempre incentivar os filhos, mesmo que as idéias e as sugestões deles não tenham qualquer chance de sucesso. É incentivando a fábrica de boas idéias que pode ser um cérebro humano, quando devidamente apoiado, que as principais empresas do mundo chegaram ao êxito e que nasceram muitos dos mais criativos produtos que usamos hoje na sociedade moderna para nosso conforto e progresso. Incentive sempre os outros e você mesmo a criar soluções novas e nunca descarte totalmente as boas idéias. Procure também procure reviver as antigas.

Para sua surpresa, pode ser que tenha chegado a hora delas darem certo!



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui