Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As etapas... -- 16/04/2000 - 01:48 (Henrique José Castelo Branco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Num belo dia de primavera, uma pequena semente cai do pequeno galho que era levado pelo pássaro para construir seu ninho. Ela vai ao solo e percebe que dali só tem duas chances: geminar ou secar. Num esforço tremendo, consegue emanar as pequenas e decisivas raízes, que penetram com dificuldade na terra. Ela começa a nutrir-se do solo, se firma e dai inicia o geminar para o alto. Mesmo sendo algo novo e difícil, ela concentra suas forcas no pequeno broto que se ergue devagar enfrentando o calor, correndo o risco de ser pisado, arrancado por algum animal ou mesmo de não conseguir se firmar. A cada dia vai recebendo mais energia das raízes, que também se fortalecem e se aprofundam, na busca de mais essência e recursos para sustentar o crescimento da plantinha.
Essa plantinha começa a ter suas folhas, seus troncos e a crescer e engrossar e ficar bela. Um belo dia, já grande o suficiente, começa a dar frutos, que se desenvolvem dando origem a sementes...
Numa manha ensolarada, um pobre agricultor, em busca de lenha, observa a bela arvore e, mesmo tendo pena de corta-la, nada pode fazer, pois precisa dela para cozinhar seus alimentos e dar saúde a sua família. O tronco e os galhos se tornam um fardo de lenha que e levado nas costas ate a pequena casa, onde em poucos dias se torna carvão e depois cinzas.
Nos HUMANOS, assim como a sementinha, temos como destino as cinzas, e entre a "semente" e a cinza, vários momentos a serem vivenciados. Cada etapa com seus pesos, suas exigências, suas vitorias, derrotas e transformações. Ao atingirmos um novo ponto, novas obrigações tem de ser cumpridas para se evoluir ate o próximo patamar. Evoluímos sempre não porque isso vai nos levar a sermos cinzas, mas porque queremos ser "felizes" no percurso e também porque desejamos deixar bons "frutos" (filhos, amigos...) que florescendo irão ajudar a tornar esse mundo um pouco melhor.
Por isso, em cada momento, em cada dificuldade, em cada tombo, lembre-se que tudo e parte do processo evolutivo e que não podemos PARAR - entregar os pontos - ou CORRER - desistir. E seguir e concentrar a energia no superar, no florescer, no crescer, no evoluir...
Não estou dizendo que isso e fácil... apenas que e natural e que somos muito mais capazes do que uma frágil sementinha...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui