Usina de Letras
Usina de Letras
309 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A pensão de Jefferson -- 17/10/2005 - 12:01 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A pensão de Jefferson



Themístocles de Castro e Silva (*)



Publicado no jornal O POVO, de Fortaleza, em 15/10/05

[15 03h10min 2005]



Alguns jornalistas, por ignorância ou frustração, dizem que Roberto Jefferson ganha aposentadoria de R$ 8,9 mil ( Estadão , 11.10.05). O Jornal Nacional da véspera, 10, deu manchete dizendo que o ex-deputado pediu e conseguiu aposentadoria .



Primeiro, deputado não é funcionário para se aposentar. Depois, ele não pediu nem conseguiu nada. Ele requereu um direito, que não lhe poderia ser negado.



O que chamam de aposentadoria é, juridicamente, uma pensão, que corresponde aos anos de contribuição do deputado ao respectivo Instituto de Previdência Parlamentar. A pensão do deputado é prevista em lei, como qualquer outro direito. Se o parlamentar pagou suas contribuições, ninguém lhe tira a pensão, de acordo com os anos de mandato. Se não me engano, só com dois mandatos e acima de determinada idade. Roberto Jefferson tinha 23 anos de contribuição. Severino só não tem a sua porque preferiu receber o dinheiro que recolhera como contribuição.



A maioria dos ex-parlamentares está vivendo com a pensão, que não é favor, mas um direito. Se o Estado ou a União devolver, com juros e correção, as contribuições recebidas, garanto que todos abrem mão dela.



Indecente - e ninguém reclama - é a lei indenizando baderneiros da esquerda que cometeram crimes comuns, como assalto e seqüestro. Imoral é um jornalista, porque se disse perseguido , receber dois milhões e salário de ministro do Supremo enquanto vida tiver. Até Lula, que nunca foi cassado, beneficiou-se da anistia para receber indenização.



Um deputado que exerceu seu mandato com honradez e contribuiu, vários anos, para a Previdência, não está recebendo favor. O que é imoral é o sujeito dizer que lutou por idealismo e depois ir chorar indenização.



É a chamada subversão premiada , que já raspou vários milhões do contribuinte.



Pelo serviço que prestou à Nação, mostrando o que é o PT, Roberto Jefferson merecia uma estátua, além da pensão.





(*) Themístocles de Castro e Silva é Jornalista













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui