Usina de Letras
Usina de Letras
287 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Opção preferencial pela riqueza -- 15/06/2007 - 15:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"O capitalismo, nas nações formadas pela afirmação vital do puritanismo calvinista, emergia como fundamentalmente oposto ao ideal de pobreza evangélica de humildade e controle eclesiástico que persistia no mundo católico. A índole autoritária e comunitária do catolicismo não fora radicalmente rompida após o aggiornamento do Vaticano II, de modo que as portas se abriam à invasão da Igreja pelos agitados clérigos frustrados em seu voto de castidade e comprometidos com as ideologias coletivistas, revolucionárias, igualitárias e social-estatizantes".

José Osvaldo de Meira Penna, o "Barão de Castália", in "Opção preferencial pela riqueza", Instituto Liberal, Rio de Janeiro, 1991, pg. 10


***

Comentário

F. Maier

O resultado está aí, duplamente pernicioso para países católicos, como o Brasil:

Primeiro:

Por termos um sistema econômico mercantilista dos tempos de Pombal, por estarmos ainda vivendo na pré-capitalismo, por sermos anticapitalistas, em que o patrimonialismo descarado dos nossos políticos mistura o público com o privado, gerando burocracia e corrupção, em que o empresário e o governo se locupletam para obter benefícios próprios, não para a Nação Brasileira, devido a essa péssima escolha, continuamos muito mais atrasados do que os países de origem protestante.

Segundo:

Com a opção preferencial pela miséria (ou seja, pelo socialismo), padres penduraram as batinas e vestiram a boina de Che Guevara, gritaram slogans comunistas à população, e o resultado aí está: os católicos abandonaram sua religião, indo para as vertentes pentecostais, onde passaram a ouvir a palavra de Deus, não a do Diabo. Os evangélicos estão crescendo em número muito superior ao dos católicos, cuja população está estacionada, senão encolhendo. Tipos "holísticos" como Frei Betto e o ex-padre Leonardo Boff ainda não se deram conta do dano que causaram à Igreja Católica. Será que algum dia irão fazer o mea culpa?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui