Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A confiança do povo no Exército Brasileiro -- 11/11/2005 - 12:51 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A CONFIANÇA DO POVO BRASILEIRO NO SEU EXÉRCITO



A Academia Militar das Agulhas Negras concluiu esta semana a Manobra Escolar, exercício de campanha que coroa o ano letivo.



A situação geral vivida pelos executantes foi concebida num quadro de combate da resistência e o exercício comportou o emprego de aproximadamente 2500 militares, homens e mulheres, de todas as Armas, Serviço de Intendência, Serviço de Saúde e Quadro de Material Bélico, que atuaram em uma área de 2400 quilômetros quadrados, em trechos de vários municípios do Vale do Paraíba, Serras do Mar e Mantiqueira, como Falcão, Bocaina de Minas, Itatiaia, Resende, Quatis, Arapeí, São José do Barreiro e Areias, pequenas cidades dos Estados São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.



Durante os trabalhos executados, os oficiais, cadetes e praças travaram inúmeros contatos com o povo, tanto nas Ações Cívico Sociais (ACISO) realizadas em cidades e vilarejos, quando pessoas carentes receberam apoio de saúde e outras benesses, mas também durante as simulações de combate, todas executadas dentro dos padrões preconizados pelo Sistema de Instrução Militar do Exército Brasileiro (SIMEB).



Mas o que ressaltou nestes contatos foi a extrema boa vontade das pessoas com os militares. Jovens, velhos e crianças participaram das atividades e ajudaram a tropa de muitas maneiras, mostrando sua confiança no Soldado de Caxias.



Um capitão, que estava numa base de combate no sopé do Pico da Pedra Selada, relatou o seguinte:



- Precisávamos de uma casa durante algumas horas, para fazermos um determinado trabalho. Procurei um cidadão, morador de uma pequena fazenda, e perguntei-lhe se ele conhecia nas imediações alguma casa abandonada, mesmo em ruínas, que pudéssemos usar.



Ele respondeu que me emprestaria a casa onde estávamos, na qual ele morava com a sua família.



Disse-lhe que agradecia, mas de modo algum iríamos incomodá-lo, ainda mais que precisaríamos da casa às cinco horas da manhã.



Então ele falou o seguinte:



- Capitão, eu saio às quatro para tirar leite das vacas. Amanhã vou levar comigo toda a família e vou deixar a casa com o senhor!



E assim foi feito.



Este não foi um caso isolado, em outros lugares aconteceram coisas semelhantes. Todos queriam ajudar os soldados; todos queriam vê-los, sempre demonstrando amizade e grande confiança no Exército, como ficou evidenciado no exemplo citado.



Por que, num mundo onde imperam a violência e a desonestidade, as pessoas de bem confiam nos Soldados de Caxias?



Confiam porque os Soldados de Caxias são o BRAÇO FORTE E A MÃO AMIGA!



Quando chega a seca, o soldado transporta e distribui a água e o alimento, que de outro modo não chegariam aos necessitados.



Se a ponte cai, o soldado rapidamente constrói outra.



Se a dengue ataca, o soldado mata o mosquito.



Se o rio transborda o soldado salva vidas.



Se outros países estão em dificuldades o soldado ajuda na Força de Paz.



Construindo açudes, estradas de rodagem, estradas de ferro, pontes e viadutos, o soldado sempre esteve presente.



Garantindo a lei e a ordem, protegendo as famílias, as mulheres, as crianças e os idosos, o soldado nunca falhou.



Ao mesmo tempo, vencendo grandes dificuldades, o soldado estuda e se adestra, ficando em condições de defender a pátria, mesmo contra um inimigo mais forte.



O povo brasileiro sabe de tudo e por isto confia no Soldado de Caxias.



Mas se esta confiança alegra nossos espíritos, também coloca sobre nossos ombros grande responsabilidade, pois não podemos faltar a esta confiança.



Finalizando, aí vai uma mensagem destinada particularmente aos cadetes.



Jovens irmãos de armas! Vocês brevemente serão os portadores da grande tocha de fogo que, nas horas de desespero, sempre iluminou a Nação, e cuja luz é produzida no cadinho do patriotismo e da integridade de caráter do Soldado de Caxias.



Preparem-se e não falhem, porque o Brasil não sobreviverá sem o seu Exército.



BRASIL ACIMA DE TUDO!





Obs.: Texto recebido do Ternuma (www.ternuma.com.br)













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui