Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->o paradoxo do amor doloroso -- 13/11/2005 - 23:46 (menina pontilhada) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fugindo do anonimato da vida, uma fuga cega que parece cortar-nos a alma sem misericórdia. É assim que Ana, protagonista do conto amor, foge como uma maneira de encontrar suas antíteses, de construir seu conceito estético do “feio”, em oposição a casa sempre limpa e bem arrumada - a náusea de sua vida metódica.

Em consenso com a visão pós-moderna clariceana do homem perdido no anonimato, esmagado pela rotina, alienado dos grandes centros urbanos; Ana é perseguida pela imagem de um cego e pela necessidade de sair da sua rotina através do amor, numa ânsia desconhecida e obscura.

Móveis sempre limpos, sair para fazer compras, cuidar do lar e da família essa foi a vida anônima que Ana quisera e escolhera, até que seu mundo imutável e lógico, todas as suas referências, são rompidas pela visão do não certo, do não convencional, do “feio”. Todo mal é feito num segundo. Ana vê um cego da janela do bonde, e era como “ se olhasse o que não se vê”. Foi sufocada pela visão do que sempre estava ali, mas olhava e não via, parecia constante, como uma parte da paisagem . É o momento de vivência interior de Ana, desencadeador do fluxo da consciência, da sua desorganização de mulher “ passiva e feliz”.

O fluxo provocado por um acontecimento prosaico, a chamada epifania clariciana, desencadeia idéias que vão até o inconsciente da personagem; um acontecimento que até então passaria despercebido, se torna singular, despertando conceitos e sentimentos excêntricos: pena, piedade, e o amor incondicional a um cego.



“ Com horror descobria que pertencia a parte forte do mundo – que nome se deveria dar a¨sua misericórdia violenta? Seria obrigada a beijar o leproso, pois nunca seria apenas sua irmã. Um cego me levou ao pior de mim mesma, pensou espantada (...) humilhada, sabia que o cego preferia um amor mais pobre.”



A visão do horror tirou Ana do belo e criou dentro dela o sentimento do amor incondicional, como amar o feio? Ana assim como a GH de Lispector que se desconstrói através do nojo, escapa do seu ostracismo e vivencia os paradoxos e antíteses do mundo.



“ (...) tenho medo dessa desorganização profunda (...) “ GH.



A literatura de Lispector é de rompimento interior: Ana saiu do seu cotidiano alienado, dos seus laços sociais e criou um espaço para libertação – ela ama o não amável, ela deseja o repugnante e dessa repulsa nasce um sentimento doloroso, mas que é real.

Cansada da sua felicidade, disposta a não ver defeitos, Ana entra em êxtase profundo: ela ama com nojo e sua vida, até então sadia, parece um modo moralmente louco de viver.



“ A mulher tinha nojo, e isso era fascinante”.



Como amar o feio? Ao contrário de Ana não temos plenitude e coragem para responder.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui