Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Relacionamentos amorosos -- 22/11/2009 - 16:06 (marco aurelio jacob) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Relacionamentos.

A alguns dias tenho buscado respostas da parte de Deus, sobre um assunto que nem mesmo eu sei, pois não tenho boas experiencias sobre isso.
Mas em 2 Corintios 1 versículo 04 diz: “ É ele que nos conforta em todas as nossas tribulações, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angustia, com a consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus.
Porque assim como o sofrimento de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transbordam por meio de Cristo.”

Sendo assim me sinto apto não por minhas experiências, pois como eu disse, não são boas, mas pela consolação do Espirito Santo de Deus que habita em mim.

Tenho presenciado o sofrimento de pessoas que amo, tenho visto que muitas pessoas sofrerem por se aventurar em relacionamentos, sejam jovens, pessoas um pouco mais velhas, o fato é que, muitas pessoas nos dias de hoje, homens e mulheres sofrem com relacionamentos atuais, sofrem por ter tido relacionamentos que não lhe acrescentaram em nada mais sim trouxeram grande dor.

Vejo que hoje o “amor” de homem e mulher, tem sido banalizado, pessoas se aventurando com pessoas, sem realmente se conhecer um pouco mais afundo com quem esta se relacionando, e depois de algum tempo descobrem que elas nada tem haver com seus tipo ideal.
Não concordam em planos, sonhos, maneiras de agir, ou de pensar, o que nos leva a identificar uma fantasia de que o tipo de pessoa que você acabara de conhecer pode ser seu companheiro (a) para o resto de seus dias, mas ao invés disto esses relacionamentos transformam-se numa disputa de transformação de carater, numa disputa de braço de ferro, para que um transforme o outro em alguem totalmente diferente. A guerra dos sexos.

Muitas pessoas tem a necessidade de se relacionar, pelo simples fato de ter um relacionamento, assim como ter uma roupa nova, ou um tênis que esta na moda, é como se o namoro, ou o noivado seja tão simples como um pingente, afinal todos tem, eu também preciso ter.

Assim pessoas colocam e risco seus sentimentos, dividindo suas expectativas, sonhos, enfim dividindo sua alma com outra pessoa que foi eleita pelo tipo de aparencia, ou apenas porque uma amiga acha que eles tem tudo pra dar certo.
E através dessas tentativas de relacionamentos e posteriormente o rompimento, que danos são causados ao carater, a alma de ambos, e se tornam muito difíceis de ser revertido, verdadeiras feridas.

O trauma causado por um rompimento de relacionamento é avassalador e mesmo assim tem se tornado comum na vida das pessoas, as consequências são, anos de terapia, no intuito de abreviar o tempo perdido, um sentimento de vazio, a impressão nítida de ter sido enganado (a), mesmo que não seja pelo ato de infidelidade, mas enganado pelo que sentia pela outra pessoa, uma dor tão profunda que pode destruir o caráter das pessoas, pior, fazer com que esse vazio seja preenchido o mais breve possível, seja por outra pessoa, de igual modo carente e da mesma maneira debilitado, ou por atitudes jamais tomadas antes.
Como sair com varias pessoas sem querer se envolver, ou seja, uma alto defesa, afinal não somos criados para não se envolver com quem nos relacionamos, nosso alma não é um material a venda, e ao fazer isso buscamos aliviar a dor nos enganando, com o intuito de acreditar que agora somos fortes que jamais sofreremos novamente. Uma tentativa contraria a nossos princípios, contraria ao que sonhamos durante a vida, uma tentativa de endurecer nossa alma, de tornar nosso coração de carne em pedra, dura e maxissa, impenetrável, e assim finalmente entramos no quadro da fazer pessoas tão infelizes como nós mesmos, de gerar um sofrimento ainda maior do que sofremos.
Isso para os que conseguem realmente encorporar esse personagem, pois a grande maioria que se diz assim na verdade mostram através do olhos, que é sim o espelho da alma, tristeza, arrependimento e sofrimento.

Hoje você pode estar nesse perfil, não querer nada serio, que esse ou aquele é apenas um passa tempo, esse é o seu escudo contra o sofrer, contra a sua carência, mas a verdade é que ninguém expõe seus sentimentos a outrem sem esperar algo em troca.
Talvez esse escudo seja apenas para que se não der certo, você consiga convencer a si próprio que não acreditava que ia dar certo mesmo, afinal era um passatempo.
Eu resumirei isso em uma palavra: - Medo!
E essa palavra tão temida que é contraria fé, é como uma arvore que tem raiz, tronco, ramos, folhas, mas não produz se quer um fruto.
A raiz é o próprio medo.
O seu troco e a insegurança.
Seus galhos, ou ramos, é a raiva, a irá, a vingança, o orgulho, falta de perdão.
Suas folhas, a inveja, a infidelidade, a discórdia, a prostituição, a cobiça.
E uma arvore sem frutos produz apenas a morte, mesmo que não seja da carne, mas uma morte de sonhos de vida, morte de sentimentos, morte de alegria.

Atrás de um relacionamento a uma dedicação, um compartilhamento de sonhos vividos por ambos, há uma entrega de algo muito preciso, que não se compra em lojas, que é a nossa alma, nossos desejos e sonhos.
Quando nos envolvemos com alguém estamos compartilhando o que realmente somos, o que realmente esperamos da pessoa amada.
E digo pessoa amada, porque na verdade sonhamos com um biotipo de pessoa, sonhamos com o caráter que venha de encontro ao nosso anseio.
Na verdade quando conhecemos alguem e resolvemos nos relacionar sem ao menos conhecer a fundo essa pessoa, estamos montando um personagem, sem saber se aquilo que projetamos naquela pessoa realmente ela é, e conforme os dias vão passando as atitudes, o estilo de vida da pessoa vem nos mostrando que nada daquilo é real, que a pessoa é totalmente diferente daquilo que montamos nela, em outras palavras o príncipe vira um sapo.

Essa mistura de não conhece-las bem, juntamente com a necessidade imposta por nós mesmo e pela meio que vivemos, tem feito com que muitas pessoas arrisquem destruir seu caráter, e até mesmo as suas vidas, pelo simples fato de terem se relacionado com pessoas que se quer conheciam, de se relacionar com um personagem montado por elas próprias que na verdade não existe naquela pessoa. Foram conhecendo durante o relacionamento.

Vivi muitos relacionamentos como esse, muitos mesmo, ao ponto de acreditar que eu não havia nascido pra ser feliz com alguém, sempre busquei ter relacionamentos mas no fundo apenas me apaixonava pelas pessoas e rapidamente meu encanto acabava, foi quando comecei a perceber que paixão não é amor, paixão é carne, amor é alma.

Comecei a analisar as minhas expectativas em relação as pessoas, fazer uma reflexão mesmo de todas as namoradas, e noivas que eu tive, o motivo principal de eu querer conquista-las, a raiz da vontade, e me surpreendi com as respostas.
Muitas foram pela beleza, muitas foram por serem amigas de namoradas de meus amigos, muitas foram pelo simples fato de não querer aparecer sozinho numa festa, outras foram por eu estar extremamente vazio e achar que elas me encheriam de alguma forma, enfim, encontrei todo o tipo de motivos, mas nenhuma foi por amor.

Mas quando eu estava quase me vendo como um monstro, descobri também que muitas pessoas que se envolveram comigo já tinham um histórico de sofrimento referente aos seus relacionamentos anteriores, e por não se entenderem a si próprias, jamais teriam condições de me fazer feliz, ou seja a reciproca foi a mesma.

Hoje penso que duas pessoas doentes infectam mais pessoas, ou seja, pessoas que procuram desesperadamente estar sempre relacionadas com as outras estão com a alma eferma, e por isso mesmo a probabilidade de encontrara alguém sarado é praticamente nula, tal que a probabilidade de dois doentes fazerem um mal reciproco é enorme.

Logico que não vou colocar detalhes mais fundos de minhas experiencias, mesmo porque eu estaria expondo a vida de pessoas que mantiveram relacionamentos durante períodos da minha vida.
Na verdade, minha preocupação é buscar em Deus uma palavra de conforto, um alivio, uma cura, que tanto serve a mim como a quem lê.
Afinal hoje sou solteiro, mas acredito num período de cura da alma, pois creio que muito dentro de mim tem mudado, e mudado para melhor, pois a cada dia me analiso, e analiso não só a mim mas as oportunidades oferecidas no dia a dia, a cada dia busco conhecer qual é a real intensão de minhas vontades, se é pelo simples fato de um desejo volúvel ou se realmente estou pronto para poder fazer feliz e ser feliz por completo.

Vejo pessoas queridas que atualmente estão quebradas por dentro, me passarem suas experiencias, muitas parecidas com as que eu tive, e eu compartilho essa dor, e vejo que ainda tenho que ser tratado pelo Espirito, até que eu esteja sarado, como é desejo que Deus tem para cada filho Dele.

Deus sofre junto conosco quando sofremos por alguém e creio que o sofrimento dele é dobrado, pois nós sofremos por nós mesmos mas ele sofre pelos dois.
Há também quem sofra, por um relacionamento que não traz beneficios a ambos e estão presas, não sendo e nem fazendo a outra pessoa feliz, são relacionamentos cativos, como uma prisão, onde se espera muito, se cobra muito, mas o principal sentimento sequer existiu.
Egoismo de um lado, cativeiro de outro, nada de frutos de amor.

Não vou escrever sobre fidelidade, afinal penso que isso, até mesmo nos dias de hoje é algo que naturalmente procuramos, se existem pessoas que praticam a infidelidade essas apenas provam que tem uma grande doença na alma, uma ferida aberta talvez por outra pessoa, e por isso se acha no direito de pagar com a mesma moeda, mesmo que não seja para a mesma pessoa.

Todos nós sabemos o que é certo e o que é errado num relacionamento, partindo do principio que o que não gostaria que fizessem comigo, procuro não fazer com outrem.

E buscando a Deus, levei a estudar a histórias vindas da parte de Deus que aliviasse essa dor. E pasmem, Deus me levou a ler no livro de Juizes que foi escritos a muitos anos atrás, praticamente no começo do mundo sobre um grande homem, um homem que se apaixonou por uma mulher, que talvez pelas suas experiencias anteriores era incapaz de fazer o bem a esse homem, e ali estava criado um ciclo de sofrimento de ambas as partes, que atingiu novas pessoas nas mesmas condições e vi ali uma atmosfera parecida com a que vimos hoje em relacionamentos.
Uma paixão avassaladora, assim como essas que acontecem nos dias de hoje.

Juízes 14:
1 E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
5 Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
6 Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.

Neste texto biblico é relatado o incio de uma história de amor, ou melhor, de uma paixão avassaladora, paixão a primeira vista.
E automaticamente eu assemelho essa paixão as da nossa época. Quantas vezes estamos na mesmas condições de Sansão? Andando por ai, seja numa festa, seja num bar, seja num cinema, seja com amigos e de repente nos deparamos com uma pessoa que nos chama muito atenção?

Que mal há em admirar a beleza de alguém? mal algum! Mas o problema de Sansão, e o de muitos de nós começa ai.
E Sansão ali com as pernas bambas tamanho a beleza da jovem, que na verdade a bíblia nem se quer relata o nome, mas enfim, os olhos brilharam, uma atmosfera de desejo atingiu os dois, ao ponto de não dar ouvidos a ninguém, ao ponto de não se preocupar quem era ou deixava de ser, quais eram seus sonhos? Quais seus ideais? Pontos de vista? Mas mesmo assim quere-la, como um trofeu, como um premio, apenas quere-la .

No caso de Sansão, vejo uma liberdade com os seus pais, ao ponto de poder abrir seu coração sobre os seus interesses, sobre a pessoa que ele gostaria de se relacionar e isso é louvável, pois muitas pessoas ainda hoje, não tem esse mesmo tipo de afinidade, essa mesma liberdade com os pais, ao contrario disso, crescem escondendo situações do pai ou mesmo da mãe, que por muitas vezes são rígidos demais, incapazes de ouvir, de avaliar, onde o certo é sempre certo, e o errado sempre errado, mesmo que esse certo ou errado seja individual, não importando se realmente é ou não é.

Nesse ponto o conselho passa a ser de amigos inexperientes tanto quanto os filhos, ou até mesmo com alguma experiencia. Mas que muitas vezes experiencia essa que se resume com a mesma pessoa do seu interesse.
Hoje é comum que pessoas “fiquem” com pessoas que já tiveram algo com o seus próprios amigos, e isso por mais normal que possa parecer e não é, gera, desconfiança, desconforto, tanto por parte do amigo, que diz que tudo bem “já peguei mesmo”, fique a vontade, como a sua, pois você sempre terá a desconfiança da fidelidade de ambos, e até mesmo da sua.
E por fim como da fama da escolhida, afinal, ela já esta conhecida em seu meio. E por mais que na sua ou na cabeça dela, haja um pudor, um respeito pela situação, no fundo sempre você pensará que eles tiveram algo, eles tentaram. Nesse processo já há uma grande probabilidade de ser um relacionamento problemático afinal a situação desencadeia sentimentos inverso ao respeito, inverso a confiança.

Mas Sansão ali naquele momento recebeu um conselho de seus amigos, que eram o seus pais.
Sansão, não seria melhor você começar um relacionamento com alguém que você conheça?
Alguém que você conheça profundamente, que saiba os pontos fortes, os pontos que se assemelham aos seus?
Você nem conhece essa moça, o seu histórico, suas magoas, se é ou não comprometida!
Respondemos: - Fiquei apaixonado, essa é a mulher da minha vida! Olha que linda! Olha que boca!

Ficamos encantado pelo exterior, ficamos ansiosos para preencher um espaço, um buraco, que não é com uma pessoa que esse espaço é preenchido, mas sim por nós mesmos, por entender nosso interior, por indentificar se o que queremos realmente é aquilo.
Nem sabemos se a pessoa gosta de verde ou amarelo, mas nossos olhos brilharam, simplesmente pela aparência simplesmente por que o nosso coração diz que é!
Mas você pode dizer: Isso veio do meu coração, tal que é um sentimento sincero!
A bíblia fala diversas vezes sobre o nosso coração, e os desejos que nascem nele, e eu posso te dizer que nosso coração é um campo de batalha a ser conquistado pelo bem ou pelo mal, é um orgão que creio estar diretamente ligado a alma, por isso é tão protegido, talves o orgão mais protegido de todos.

A Palavra “coração” talvez seja a mais sitada nas escrituras, reservei alguns versiculos que mostram a respeito do coração e seus caminhos.

Gênesis 27:
41 E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão.
Sinceridade no coração não é mesmo?

Deuteronômio 28:
67 Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a noite! E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo de teu coração, que sentirás, e pelo que verás com os teus olhos.
O coração quase sempre é confuso, pois ele é sempre o campo de batalha, entre a razão e o emocional.

Jó 21:
25 E outro, ao contrário, morre na amargura do seu coração, não havendo provado do bem.
Amargura.

Jó 31:
9 Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo,
Momento de reflaxão de Jó que buscava uma resposta para sua perda, muitas vezes tentamos procurar motivos para o nosso fracasso.

Salmos 12:
2 Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.
Sinceridade? Não, muitos crimes contra o próximo e contra si próprio nasce primeiro no coração das pessoas.

Salmos 13:
2 Até quando consultarei com a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando se exaltará sobre mim o meu inimigo?
3 Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;
Quantas vezes nos sentimos como nesses versículos, o inimigo muitas vezes é aquele(a) que amamos, que por deixar uma ferida muito profunda em nossa alma, nos faz sentir como mortos.

Salmos 22:
14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.
Sofrimento.

Salmos 38:
8 Estou fraco e mui quebrantado; tenho rugido pela inquietação do meu coração.
Ansiedade.

Francamente, do coração do homem jorra o emocional, e nem sempre estamos com o nosso emocional saudavel ao ponto de abençoar pessoas que nos fizeram mal, esse campo de batalha é responsável por atitudes louváveis assim como atitudes que nos faz se arrepender profundamente em diversas situações.
Mas talvez você diga: - É um sentimento, por tanto não tenho controle sobre isso.
Te digo que no inicio do sentimento, e se você, ou eu, ou quem quer que seja, analisar, cada sentimento, como uma arma de um campo de batalha, saberemos o estrago de deixar esse sentimento aflorar ou não.
Diariamente tomamos atitudes que alimentam nossos sentimentos, e alimenta os sentimentos de outras pessoas, cabe a cada um avaliar se é realmente um sentimento verdadeiro, ou se é algo que apenas desejamos, mas sem se importar com consequências.
Exemplificando: Digamos que você é totalmente apaixonado por uma pessoa, mas essa não tem correspondido com os seus sentimentos, num dado momento da vida você com o coração amargurado e carente conhece alguém de uma beleza que vem de encontro com o seu desejo, imediatamente você resolve entregar-se a aquela pessoa, substituir o seu grande amor por um premio de consolação, que por mais bonito que seja, continua sendo de consolação.
Minha pergunta é simples: onde está o amor? Seu sentimento era verdadeiro em relação a pessoa amada? E em relação a essa nova pessoa? Seus sentimentos são sinceros a ela?
Ou você apenas esta sendo fiel ao seu vazio? Fiel ao seu desejo de ser reconhecido, de se vingar da pessoa que não te desejou, já que você a desejava tanto.
Na verdade penso que todas essas respostas tem uma única definição.
Auto afirmação! Necessidade de mostrar aos outros e a você mesmo que você é querido, que o produto chamado você é procurado nas prateleiras do relacionamento.

Estou indo bem afundo, não para que você tenha medo de se relacionar, ao contrario, busco ir ao estremo para que você identifique a raiz de seus desejos, para que você não confunda paixões com o amor.
Para que você não adoeça e nem transmita essa doença para pessoas.
Se apaixonar é muito simples, e só deixar toda a especie de sentimentos vir a tona, mas o amor é a admiração, um exercício diário agradar alguém que realmente você conheça e se interesse, não camuflando dores, ou qualquer tipo de vazio.
O amor completa, e não cobre buracos.
Paixões dão um sentimento de alivio momentâneo, porém logo se esvai e o buraco esta ainda maior que anteriormente.

E como Sansão, muitas vezes eu deixei toda a especie de desejos aflorarem, muitas vezes achei que não precisava conhecer, iria segurando meu lugar, já me relacionando assim não correria o risco de outro chegar na minha frente.
“ enganoso coração do homem”

Demorei um longo tempo para entender isso em mim.
Se ela vai ficar com outro, eu não tenho que garantir meu lugar em nada, ela é voluvel, carente, e desde quando isso é um ponto forte para alguém compartilhar meus desejos, compartilhar os sonhos do meu coração?
O que ela é mais do que você? Carente? Volúvel?
Isso é qualidade ou defeito? Cabe a cada um, não julgar, mas saber o que é qualidade ou defeito, o que pode ser defeitos para mim, talvez seja uma qualidade pra você.

E na sequência da historia vemos, que Sansão assim como nós procuramos chamar a atenção da escolhida.
Eu não sou tão forte e exibido como Sansão, provavelmente não conseguiria matar um leão, porém o minha força, possa a estar na simpatia, na amizade no carinho, enfim no que é aparente como qualidade na vida de cada um.
Assim como a sua pode ser seus status, sua beleza, enfim tanto Sansão como nós, usamos nossas qualidades para encantar as pessoas.
7 E desceu, e falou àquela mulher, e ela agradou aos olhos de Sansão.
8 E depois de alguns dias voltou ele para tomá-la; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que nele havia um enxame de abelhas com mel.
9 E tomou-o nas suas mãos, e foi andando e comendo dele; e foi a seu pai e a sua mãe, e deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que tomara o mel do corpo do leão.
10 Descendo, pois, seu pai àquela mulher, fez Sansão ali um banquete; porque assim os moços costumavam fazer.

Pois bem, Sansão ali estava com o seu mel, pronto a conquistar e a fazer a cabeça das pessoas que conviviam com ele, tantando provar a si próprio e aos outros que aquele sentimento era sincero, de que, realmente aquela era a mulher que o faria feliz, que aquela mulher era a mulher da vida dele.
Alguma semelhança com o seu ultimo relacionamento?

Na sequência dos fatos, a mulher por não ser o tipo de pessoa que completasse Sansão faz uma armadilha ao ponto que Sansão é obrigado a cumprir com a palavra dele, mas de uma maneira que lhe trouxe inimizade.
Alias, a mulher por não conhecer Sansão profundamente, ou contrario foi conhecendo conforme o desenrolar desse relacionamento, não sabia que se Sansão era capaz de matar um leão, o que dirá das pessoas que a ameaçaram.

12 Disse-lhes, pois, Sansão: Eu vos darei um enigma para decifrar; e, se nos sete dias das bodas o decifrardes e descobrirdes, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas.
13 E, se não puderdes decifrar, vós me dareis a mim trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. E eles lhe disseram: Dá-nos o teu enigma a decifrar, para que o ouçamos.
14 Então lhes disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura. E em três dias não puderam decifrar o enigma.
15 E sucedeu que, ao sétimo dia, disseram à mulher de Sansão: Persuade a teu marido que nos declare o enigma, para que porventura não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai; chamastes-nos aqui para vos apossardes do que é nosso, não é assim?
16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me desprezas, e não me amas; pois deste aos filhos do meu povo um enigma para decifrar, e ainda não o declaraste a mim. E ele lhe disse: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararia a ti?
17 E chorou diante dele os sete dias em que celebravam as bodas; sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
18 Disseram, pois, a Sansão os homens daquela cidade, ao sétimo dia, antes de se pôr o sol: Que coisa há mais doce do que o mel? E que coisa há mais forte do que o leão? E ele lhes disse: Se vós não lavrásseis com a minha novilha, nunca teríeis descoberto o meu enigma.
19 Então o Espírito do SENHOR tão poderosamente se apossou dele, que desceu aos ascalonitas, e matou deles trinta homens, e tomou as suas roupas, e deu as mudas de roupas aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e subiu à casa de seu pai.

E quantas vezes passamos por situações semelhantes em nosso relacionamento, “amamos” de tal maneira que esquecemos de nos preservar, quantas vezes você se entregou totalmente a algum relacionamento, mas posteriormente sofreu ao ponto de fazer coisas que se arrependeu, Sansão chegou a matar, e talvez você não tenha chegado a tanto, mas matou o seu sonho, no intuito de mudar, de ser o que a outra pessoa queria que você fosse, deixou de zelar por suas qualidades afim de agradar a pessoa que você ama.
E isso não é morte?
E digo morte, porque as vezes mudamos tanto para agradar a pessoa que ficamos irreconhecíveis, como se fossemos bonecos, marionetes.
Não sei se por maldade, mas creio que não afinal como eu disse, fiz muitas pessoas se apaixonarem por mim, e transformei-as em marionetes, mas o que fica claro aqui é que por vezes também fui transformado em marionete.
E mesmo que eu não tenha me vingado da pessoa que me transformou, acabei descontando e fazendo o mesmo mal que fizeram comigo.
Deve ser natural isso, deve ser do ser-humano, afinal nascemos com o mal encravado em nossas almas desde a época de Adão, e é por isso mesmo que a bíblia diz que por um homem fomos condenados e por outro Homem fomos salvos.
O que quer dizer que, temos sim uma consciência capaz de mostrar o que nos fará bem e o que nos fará mal.
Se pelo erro caímos, pelo acerto de um só homem também temos como retroceder desse caminho mal e acertar na vida.

20 E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.

Neste momento creio que Sansão se sente como a maioria de nós nos sentimos quando perdemos, ou rompemos um relacionamento. E se perdemos para aquele amigo que disse: - Tudo bem eu não me interesso mais por ela, fiquei por ficar.

Vazio, enganado, triste, irado, enfim todo o esboço daquela arvore que escrevi acima. Posteriormente, continuando a leitura você vai ver que a dor de Sansão era tão grande que era comparado com a própria morte.

Você já sofreu tanto que achou que sua vida ali tinha acabado? Uma tristeza apalpável, algo tão horrível que nos desespera, uma buraco tão grande que pensamos que nunca vai fechar?
E é quando nos encontramos assim, muito triste que corremos o risco de cair num erro maior, tomarmos uma atitude tão comum, e tão errada.
Assim como Sansão, resolvemos preencher esse buraco substituindo por outras pessoas, ou por algum vicio, enfim qualquer coisa que amenize nossa dor.
Festa! Festa! Ocupar o tempo não estando sozinho, provar para a pessoa que você é feliz sem ela, que você é querido, amado por muitos.
Mas e quando você chega em sua casa, no seu quarto? Meu travesseiro é o melhor espelho da alma que já vi, ele reflete minha alma.
E o seu fala o que pra você? Ta tudo bem? Essa noite foi demais! Quem esta enganando quem? Não basta ser enganado pela pessoa, agora você quer enganar a si próprio?
“Travesseirinho” bom, ainda bem que ele não fala, pois mesmo sem boca ao encostarmos nele já me vem tudo isso.

E o que importava mesmo era saber que somente Deus é capaz de sarar essas feridas da alma, saber que só dele vem a paz que excede todo o entendimento.
E isso nada mais é que, não esquecer o que esta se passando, mas passar sabendo que Deus esta retirando suas dores, sarando realmente sua alma, só Ele tem esse poder de fazer suportarmos sentimentos que normalmente não suportaríamos sem ele.

Em Eclesiastes 3 diz que a tempo pra tudo nessa vida, mas infelizmente queremos abreviar o tempo de sofrimento fingindo que esta tudo bem, que não estamos sofrendo, que isso que aconteceu comigo não tem importancia, que já estou pronto pra outra.
Eclesiastes 3:
1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Tem pessoas, tão doentes, tão machucadas pelo excesso de relacinamento que tem até dificuldade de chorar, lutam tanto para não sofrer de tal modo que o coração começa a ficar duro e seco que começam a achar que o choro é um sinal de fraqueza.
Também a tempo de chorar, é o que diz o texto, é o que acredito.
O choro que vem de dentro lava a sua alma, é um consolo de Deus.
Penso que quando derramamos nossas lágrimas estamos colocando todo aquele sofrimento para fora de uma maneira sobrenatural, as lágrimas são um remédio de Deus, é o consolo do próprio Deus.
Quem nunca percebeu a presença de Deus quando se esta chorando, o alivio que vem depois, é Deus meu amigo, é Deus sofrendo Junto sarando suas dores.
E ao invés de usarmos esse santo remédio, preferimos aliviar nossas dores, colocando alguém no espeço vago, dando a oportunidade de nossa doença se agravar.

Festas, baladas, enfim comprar alegrias falsas, e ali estará sempre alguém disposto a te dar um pouco de carinho, mesmo que esse seja pago, ou algo que vai por um breve momento adormecer essa dor, seja álcool, seja drogas, ou até mesmo seja o sexo como vicio, pessoas saem com um enorme numero de pessoas destruídas emocionalmente, tanto ou mais que elas próprias, fazendo do sexo uma droga, que vicia tanto quanto cocaína, êxtase e qualquer outro tipo de droga.

Se aventurando nessas condições, de magoado, ferido, a probabilidade de cativar pessoas do mesmo estado é total.

Quando eu passei por situações parecidas de estar magoado por ter sido traido, ou por simplesmente achar que a pessoa que estava comigo não me amava e por isso ela tinha sumido de minha vida, busquei alivio em muitas casas noturnas, nunca encontrei ninguém que me falasse que Deus poderia fazer com que eu passasse por aquilo me tratando como um filho que sofre.

E já deixo claro que não tenho nada contra festas não, acho que festas temos que ir sim para nos divertir, para agussar ainda mais o nosso estado quando estamos alegres.
Mas quando se esta doente, não vamos a nenhuma festa e sim ao hospital, se a doença for da carne e você tiver um bom convenio logo você estará sarado.
Agora se a doença for da alma, onde você irá trata-la ? Com o medico espiritual? Ou com mais doentes com o grau mais avançado do que você?
Tem gente achando e eu por muitos anos achei que Rave é um hospital da alma.

Só encontrei pessoas, mais doentes do que eu, dispostas a ter uma noite de relacionamentos sem comprometimento. E ai esta escancarada uma grande mentira, a verdade é que sempre um dos dois lados se comprometia e sofria.
Muitas pessoas me procuravam após essas noites achando que eu era o homem da vida delas, por muitas vezes comecei um novo relacionamento, mas doente não pude faze-la feliz, pois assim como a paixão é o remédio da carencia, todos os remédios perde seus efeitos quando a paixão acaba, acaba o sentimento, e assim quando acaba o sentimento, volta a dor, no meu caso esse processo durou apenas alguns meses, não da dor mas da durabilidade do remédio, pois é inconcebível a mim ficar em paz fazendo alguém sofrer, como é impossível ficar por uma vida ao cativeiro de uma pessoa que não é mais bem tratada, que não consigo mais lhe trazer alegria alguma, prisão não faz bem a ninguém.

Juízes 15:
20 E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos
Juízes 16:
1 E FOI Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e entrou a ela.
2 E foi dito aos gazitas: Sansão entrou aqui. Cercaram-no, e toda a noite lhe puseram espias à porta da cidade; porém toda a noite estiveram quietos, dizendo: Até à luz da manhã esperaremos; então o mataremos.
3 Porém Sansão deitou-se até à meia noite, e à meia noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.
4 E depois disto aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.
5 Então os príncipes dos filisteus subiram a ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.
6 Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.


Quanto tempo você esta se enganando? Sansão 20 anos, e não parou por ai, eu, 17 anos de erros, após erros, e creio que tenha parado por aqui, pois entreguei essa área ao Senhor.
Para muitos isso é covardia, pra muitos que estão se entorpecendo diariamente ai fora é loucura, mas o que é loucura para os homens é sabedoria de Deus.

Eu passei anos de minha vida magoando sendo magoado, perdi as contas de quantas mulheres tive relação, correndo riscos, usando drogas, vivendo como se fosse o ultimo dia de minha vida.
Vejo hoje em algumas paginas do orkut dizeres como: Viva intensamente seu dia como se fosse o ultimo.
Loucura, isso sim foi loucura, cerca de 17 anos intensamente fazendo pessoas sofrerem, e sofrer por isso, e te digo hoje ainda não estou pronto para me relacionar novamente, mas já tomei um bom remédio para cura, primeiro esquecer o que me fizeram, para que assim eu entenda e peça perdão diariamente pelas coisas que fiz com outras pessoas, e permaneço sozinho, sem tentar por paixonites curar minhas carências.
Fácil? Não mesmo, a final o mais fácil seria continuar seguindo meus instintos, continuar desesperadamente cobrir espaços deixados por outras pessoas, estar sempre trocando, e tendo mais experiências negativas, proporcionando magoas e feridas, e correndo o risco de te-las.
Mas digo de própria experiência, que ao entender que um relacionamento saudavel não é algo comum, que paixões estão sempre nos perseguindo, mas o amor não se encontra no atacado, comecei a me curar, comecei a escutar a doce vós, que ensina e convence, que não acusa mas que mostra seus erros, proporcionando um perdão dentro de sí, e é quando começa esse processo de cura, uma cura interior.
Tem dado certo.
A cada dia me conheço mais, a cada dia o Senhor revela mais sobre minha alma, mostra onde tem que ser corrigido.
Reconhecer, perceber que não foi apenas as pessoas que erraram, que eu ao contrario do que pensava não sou o dono da verdade, que se deu errado foi por minha culpa também.
Isso é um dos passos para a cura.
Muitas vezes ao descobrir meus defeitos, chorava copiosamente lembrando de pessoas que fiz de marionetes, e hoje ainda descubro isso.
Esse choro é um choro que vem de dentro e que vem limpar, tratar minha alma.

Hoje não posso dizer que sei tudo sobre relacionamentos, afinal tive experiencias parecidas com a de Sansão, mas digo quejunto com esse processo de cura vem a esperança, pois não vivo pelo que vejo, mas sim pelo que creio, isso chama-se fé, que serve tanto para curar a alma como o corpo.
E pelo simples fato de eu estar solteiro, mas sem fazer mal as pessoas já é um grande avanço, já que, mal acabava um relacionamento e pronto, já começava outro.

Por muitas vezes fui como Sansão na sequência acima do texto.
E o que aconteceu com Sansão ali nada se faz diferente dos dias de hoje.
Creio que para que tenhamos um relacionamento saudável temos que estar saudável.
Para atrairmos pessoas de bem, temos que estar de bem.
Sansão assim como muitos de nós por estar ferido, magoado, triste e injuriado atraiu alguém da mesma especie que ele, Dalila.
E como se era de esperar era uma pessoa como a que muitos de nós atraimos quando saímos de um relacionamento, afinal mal esquecemos o amor anterior e já amamos novamente.

Volúvel, pra não descrever com palavras piores, mas Volúvel, seria possivel alguém que ama alguém, e no caso de muitos, pessoas que casaram-se, ou eram noivos, pouquissimo tempo depois já estrem amando outra pessoa?
Pois é possivel, desde a época de Sansão acontecia, ele conheceu Dalila, não sei se num prostíbulo, mas no versículo anterior diz que ele frequentava esses lugares, nós não é claro, mas ele conheceu Dalila e logo se apaixonou.

Sansão atraiu para si uma pessoa que talvez tivesse a vida mais machucada que ele, que tiverá passado por relacionamentos desastrosos, eu imagino como era o coração de Dalila, a quantidade de magoa que existia ali, ao ponto de se envolver e usar o amor doente de Sansão para lhe tirar as forças.
Alguma vez você já se sentiu como Sansão? De ter se entregue tanto a uma pessoa que chegou a perder as forças?
Ficou cego mesmo de “amor”?
Ao ponto de ser condenado a esse “amor cego” ?

Creio que sim, muitas vezes espiritualmente me vi cego, de ciumes, cego de paixão, de desconfiança, na verdade eu estava cobrando algo que nem eu mesmo poderia oferecer para a pessoa, quanto mais ela que tinha a vida tão destruída quanto a minha, ou até mais destruída.

Infelizmente, ou felizmente, o amor não pode ser desenvolvido através de uma simples paixão, ou um simples desejo, de olhar, de gostar e pronto estou amando.
Assim como, o amor não é um sentimento que cresce em uma terra seca, ou doente, o amor é sarado, o amor é benigino, é improvável que alguém que tenha ressentimentos de outros relacionamentos possa gerar frutos de amor.

No final da história triste de Sansão, ele morre, assim como a sua historia triste de amor pode estar caminhando para esse final, não de morte carnal, mas de morte de sentimentos.
Quantas pessoas hoje, mataram a possibilidade de ser feliz, de constituir uma familia, pelo fato de ter sofrido tanto com seus relacionamentos.

Não sou discrente as pessoas, por muitas vezes dei a entender que ninguém presta que todos estão doentes, sei que cada um tem algo de bom dentro de si, e tenho certeza que Deus tem o poder de tirar as magoas e sarar as feridas de todos, mas meu conselho é que você conheça primeiro as pessoas ao invés de se aventurar e criar um personagem que só existe em sua cabeça.
E tomara que ele ou ela seja tudo isso, mas um tempinho em comunhão sem se relacionar pode ser o primeiro passo para que as coisas não caminhem para o mesmo estado que caminhou seu ultimo relacionamento.

Se você conheceu uma pessoa nessas circunstancias e se sente feliz acha que mesmo não conhecendo antes você pode ser feliz, parabéns, é como se você tivesse acertado os seis numeros da mega sena, alias você nem tem que estar lendo isso.
Mas se você tem sofrido, tem buscado fechar o buraco deixado por outra possoa com outro alguém, ou você não tem se dedicado a pessoa que você esta hoje, como deveria.
Ore a Deus, tenha um momento de reflexão no seu quarto. Tenho certeza que algo novo ira nascer, que ele pode trasformar esse relacionamento que esta caminhando para o fim, em um novo começo.

Hoje eu sonho com uma mulher linda que virá completar tudo que eu estou me tornando, e estou me tornando uma pessoa boa, pronto a faze-la feliz.

Não quero mais sofrer, e creio que você também não, não quero mais fazer o mal, e creio que lendo esse texto você se lembrou de muitas pessoas que você fez mal, e se arrependeu.

Ainda dá tempo, ainda é possível ser feliz, para isso basta estar vivo, e dar a oportunidade a você de ser tratado, não por remédios temporários, mas pelo único remédio que fará com que você mude seu caráter para melhor, que você atraia pessoas melhores, que já estão prontas a te fazer feliz. E elas existem.
Deus comesse esse tratamento na sua vida.

Características do amor:
I Corintios 10:
24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.

I Corintios 13:
1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.


Marco Aurelio Jacob
marcoaureliojacob@hotmail.com
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui