Usina de Letras
Usina de Letras
95 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FIQUE ATENTO À EFICIÊNCIA DE SEU VÔO -- 11/05/2000 - 20:39 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muitas vezes, pessoas que trabalham em aviação durante muitos anos não sabem porque os aviões voam com tanta eficiência. É a força das modernas turbinas, dizem alguns. É a alta velocidade, dizem outros, ambos tomando a parte pelo todo. É o formato do "bico", já ouvi, pasmo, de alguns poucos que pouco conhecem de aviação, apesar de trabalharem há muito tempo no setor. Ora, se colocarmos uma potente turbina ou um rojão na traseira de um tijolo, ele sairá do chão de forma equilibrada e elegante? Se empurrarmos uma tábua a 300 quilômetros por hora ela decolará de forma harmônica e leve, ou rodará no ar, aos trambolhões? Os carros da Fórmula 1 correm a uma velocidade incrível e não saem do solo. Quando saem, derrapam e capotam, não voam. O que faz os elegantes Boeing e Airbus saírem do chão e decolarem, com suavidade, rumo a seus destinos, é a força ascendente resultante dos vetores que atuam sobre os aerofólios dessas aeronaves, que lhes dão enorme eficiência, "empurrando" o ar para baixo.

Como é que é? Vamos dizer isso em linguagem de gente?

Trocando em miúdos, o que faz o avião descolar-se do solo, elegantemente, erguer o nariz e ganhar as nuvens rapidamente, são as forças positivas que surgem impulsionando suas asas para cima e, sobretudo, o perfil e superfície que elas possuem, que lhe garantem enorme eficiência. Já repararam que a asas de um avião não são retas como sarrafos de madeira de construção. Não. Elas têm um perfil aerodinâmico, muito bem projetado pelos engenheiros aeronáuticos que desenvolvem e fabricam os aviões, que faz com que o ar, quando a aeronave se desloca na pista, em alta velocidade, passe com velocidades diferentes na parte superior e na parte inferior. É dessa diferença de velocidade que nascem as forças resultantes positivas que impulsionam o avião para cima e é do perfil aerodinâmico da asa que resulta o vôo eficaz e elegante, capaz de elevar do solo muitas toneladas. Mude, com a ação dos flapes e outros dispositivos, aquelas partes móveis das asas, e o perfil da asa, o avião desce. Mude de novo, sobe, sempre com elegância e rapidez. Coloque no avião uma asa chatola e ele também voará, mas de maneira ineficiente, devido ao enorme arrasto (atrito com o ar).

Já repararam que a natureza deu elegantes e bem desenhadas asas aos pássaros, que com elas, remam o ar para trás e com a força muscular e a aerodinâmica maravilhosa de suas asas ganham rapidamente as alturas?

Na vida pessoal e nas empresas é preciso estar muito atento às forças resultantes que nos empurram para cima ou para baixo, para vôos elegantes ou confusos. Muitas vezes, desanimamos, achamos que nada tem mais jeito e vemos tantos problemas e tantas coisas negativas acontecendo ao nosso redor que podemos nos arriscar a pensar que tudo está perdido. O que é preciso é verificar como as várias forças que estão atuando a nossa volta estão sendo recebidas e processadas. É preciso estar muito atento quanto às forças resultantes. Veja com cuidado se elas estão empurrando as asas e a fuselagem do seu "avião" para cima ou para baixo. Veja que atitude você está tomando em relação à sua realidade. Como é o desenho de suas asas? Foi estruturado, burilado com a lâmina afiada do conhecimento, da educação e da cultura? Como estão seus "flapes" mentais? Sua inteligência, emoções e vontade. Empurrando o "avião" de sua vida para cima ou para baixo?

Procure olhar a sua vida como um todo. Veja quantas pessoas o tem ajudado, quantas você tem apoiado, quanto você evoluiu nos últimos anos, apesar de tudo, com estudo e trabalho e muito sacrifício e força de vontade. Proceda essa análise com todos os aspectos de sua vida, pessoal, como cidadão, como profissional, empresarial, membro da familia e em tudo mais. Observe também o que está acontecendo com os que estão próximos de você. Analise com cuidado e centre sua atenção na resultante de todas as forças e acontecimentos que o rodeiam. Qual é o seu perfil? Adequado ao momento atual? Pode ser até que você esteja subindo para uma decolagem ou um vôo bem alto e nem esteja se dando conta disso. Pode ser que você é que precise melhorar o seu perfil ou corrigir a posição de seus "flapes" mentais, direcionando as forças que o impusionam, para que possa, com entusiasmo, muito esforço e persistência, subir mais e mais, em direção ao êxito em busca de seus objetivos e a um pouso seguro no sucesso de seus empreendimentos.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui