Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FOLLOW-UP: TÃO IMPORTANTE COMO UM BOM COMEÇO -- 11/05/2000 - 20:47 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Algo muito, mas muito importante mesmo, eu aprendi para toda minha vida, durante os 23 anos que trabalhei na Embraer. Foi-me ensinado pelo engenheiro Antônio Garcia da Silveira, um de nossos diretores e pioneiros, o mais discreto e silencioso deles. O Engenheiro Garcia, normalmente de pouco falar, dizia sempre, com muita sabedoria, que é muito importante gastar no projeto e na construção de qualquer empreendimento, mas é tão ou mais importante gastar na manutenção. E graças a ele e à sua aplicada e caprichosa "Engenharia de Fábrica", durante todo meu tempo de Relações Públicas da Embraer, ouvi os maiores elogios de visitantes e clientes, brasileiros e estrangeiros, mesmos os mais exigentes, a respeito da ótima aparência, limpeza imaculada, funcionalidade e excelência das instalações, prédios e equipamentos da indústria de São José dos Campos, que hoje voltou a liderar as exportações brasileiras, vendendo seus modernos aviões regionais para o mundo todo. Realmente, se uma boa idéia tem muito valor, se a sua implantação é muito importante, tão ou mais cruscial ainda é o "follow-up", ou seja, o acompanhamento cuidadoso das ações dela decorrentes. Quantas decisões relevantes, das pessoas e das empresas, acabam às vezes abandonadas ou inoperantes, simplesmente porque faltou dar-lhes seguimento, fazendo-se o "follow-up" e garantindo-se o acompanhamento dos resultados, ao longo do tempo. Um outro a me ensinar a importância da exigência de "follow-up" foi o José Afonso Assumpção, Presidente da Líder Táxi Aéreo, a maior empresa do setor na América Latina. Eu havia sido contratado pela revista Flap para fazer uma matéria sobre a operação de táxi-aéreos na Amazônia e antes tinha ido conhecer a sede da Líder, em Belo Horizonte. Lá, o Comandante "Zé" Afonso mostrou-me, com orgulho, o hangar imaculadamente limpo: "Aqui, limpamos e enceramos o hangar três vezes por dia. Na aviação, o cliente associa sempre a limpeza à segurança das aeronaves" - disse-me o astuto e discreto empresário mineiro, que não atoa, chegou lá. Pequeno detalhe: qualquer limpeza, para ser impecável, foi e continua sendo um item que exige "follow-up" mais do que diário, permanente, incansável. O mesmo cuidado no "follow-up", observo na elegância e porte das comissárias de bordo, todos os dias. A cada vôo, o cabelo está sempre incrivelmente bem penteado, o batom delineado com a máxima precisão, o uniforme veste com a exatidão de um manequim Dior. Alguém deve estar, todos os dias, imagino, a cuidar disso, a exigir que ninguém deixe de se apresentar impecavelmente elegante, maquiada e bem trajada ao trabalho. Chama-se "follow-up" e essa atuação interminável, que é tão ou mais importante do que a de quem criou e produziu os belos e clássicos uniformes das comissárias da Empresa. Uma grande idéia tem que ser seguida sempre por pequenas e permanentes ações, muitas vezes anônimas, para garantir o sucesso de qualquer empreendimento, seja no plano pessoal, profissional ou qualquer outro em que as pessoas atuem. Um descuido, e lá se vai o conteúdo, o conceito e a imagem de todo um trabalho de anos ou perde-se um cliente dos mais importantes. Fique atento! Observe! Exija! Repita! Chame atenção mais uma vez! Anote! Recrimine, se necessário. Mande consertar e limpar dezenas de vezes, se necessário, um móvel, um equipamento, um piso, uma parede ou faça sempre o seu filho escovar os dentes antes de deitar; arrumar a cama, pela manhã e a verificar se tem tarefa para fazer para a escola no dia seguinte. O preço do sucesso, ao longo do tempo, é a eterna vigilância, a permanente manutenção, o interminável "follow-up". É como dizia o Presidente de uma empresa multinacional de grande sucesso: "In God we trust, everithing else, we check!", ou seja, em "brasileiro": "Em Deus vamos confiar! Tudo o mais, vamos conferir todo dia, para ver se está sendo feito certinho." Por falar nisso, por favor,aproveite, dê uma olhadinha e "check", para ver como está hoje, no que diz respeito à limpeza, a "toilette" mais próxima de você, na sua casa, no avião, ou no seu local de trabalho...Alguém vai agradecer muito o seu "follow-up"!

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui