Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Silicone 2002 -- 08/01/2002 - 15:14 (Gregorio K.Barata (Jornalista Espanhol)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
=======================
por Gregorio K. Baratta
(professor de História da Arte Latino-Americana na Universidad de Madrid, jornalista do Correo Madrileño, onde assina coluna sobre a arte brasileira. No Brasil, assina coluna na revistares.hpg.com.br/)
=======================
Tradução: Paulo Vieira
=======================



"Mas é carnaval
não me diga mais quem é você
amanhã tudo volta ao normal"
Chico Buarque

Está aberta a temporada do silicone. No desenrolar do ano, especialmente no pós-carnaval, as modelos brasileiras saem à caça de novos enchimentos que possam lhe garantir o status de destaque de carro alegórico numa escola de samba.

O cirurgião plástico Arnesto Calazans recomenda que o ideal é que as plásticas sejam feitas até dezembro, para que dê tempo de as modelos se acostumarem (e aprenderem a sambar) com o peso e os movimentos gelatinosos do silicone. O cirurgião me disse ainda que é melhor não se submeter à cirurgia plástica no período do inverno.

E o carnaval de avenida de São Paulo e do Rio de Janeiro não é mais aquele que cantava Chico Buarque; aquele que transformava a faxineira em rainha por um dia (ou por quatro noites). Não que isso seja de todo bom, pois, ainda que ela seja reconhecida por quatro dias, não podemos nos esquecer que faltarão outros tantos dias para ratificar sua felicidade; não só de festas, mas de justiça social. Mas digo no sentido estrito do carnaval, haja vista que ele tem sido povoado pelas modelos que já frequentam tanto o imaginário e os domingos de televisão do povo brasileiro.

Modelos tão artificiais, que às vezes penso se não eram coisas da computação gráfica que a Rede Globo resolveu pór no carnaval dos últimos anos. Fiquei imaginando o carnaval da Globo em nossa Praça de Espanha, e a estátua de Cervantes sambando no ritmo da computação gráfica, com os dedos indicadores no tempo da batucada.


"Com 20 anos todos têm o rosto que Deus lhes deu.
Aos 40, o rosto que a vida lhes deu.
E aos 60, o rosto que merecem".
Albert Schweitzer - 1875-1965 - Médico francês

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui