Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AGENDA: TORNANDO SEU DIA EFICAZ -- 11/05/2000 - 20:51 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Particularmente, estou vivendo um sério dissabor pessoal, por ter prejudicado um amigo, num caso de esquecimento. O assunto, muito importante, simplesmente, como costuma dizer minha filha, “sumiu da minha cabeça” e eu acabei por não cumprir uma promessa feita a um amigo, prejudicando a quem me ajudou. Terrível. Isso acontece por confiarmos demasiado, no mundo agitado em que vivemos, na nossa memória e inteligência. Pior ainda, confiamos demasiado na nossa intuição, na capacidade de, descuidadamente, imaginar que podemos gerenciar o nosso tempo e o nosso futuro com base apenas no nosso cérebro, por mais privilegiado que ele seja. Nada melhor, saudável e proveitoso do que colocar tudo o que é importante, por escrito, numa boa e confiável agenda, seja ela moderníssima, eletrônica, virtual, ou simplesmente um pedaço de papel colocado em cima da mesa, bem à vista de nossos olhos, devidamente preso para não perder-se em meio a tantos outros. Só assim alguém pode ser confiável, eficaz e eficiente.

Não é preciso mais que alguns minutos para cada um de nós dirigir-se ao Criador, todas as manhãs, para uma breve oração, pedindo ao Ser Supremo que ilumine o nosso dia.

Não é necessário também, mais do que dez minutos, a cada manhã, para elaborarmos uma ótima agenda, da qual conste as nossas principais atribuições do dia, afastando assim os assuntos menos importantes que nos atrapalham o trabalho e diminuem terrivelmente nossa eficácia e eficiência.

E o melhor sistema de se fazer uma agenda diária é, aproveitando a cabeça ainda fresca pela manhã, listar tudo o que você lembrar que tem a fazer, realizando um verdadeiro “brain-storm” (tempestade cerebral) sozinho ou com a ajuda de um assistente ou secretária. Ponha TUDO o que você lembrar, misturando compromissos pessoais, profissionais, de negócios, religiosos, etc.

A seguir, passe um sinal ou escreva I (IMPORTANTE) e/ou U (URGENTE) diante dos muitos itens que você listou para sua agenda diária ou semanal. Você vai se surpreender com o fato de que certamente não serão muitos, a não ser que você tenha acumulado ultimamente muitos problemas sem solução, os itens que levarão as letras I e U. Destaque os itens que receberam I e U e coloque-os em primeiro lugar a serem encarados por você naquele dia. Coloque a seguir os itens que tenham recebido a letra U. Coloque em terceiro lugar os que tenham recebido só a letra I (IMPORTANTE) e, finalmente, deixe por último os que não receberam nem a letra U nem a letra I, ou seja, que podem muito bem serem adiados para um momento mais tranqüilo. O fundamental agora é concentrar-se em fazer com que os itens listados e contemplados com as letras I e U se transformem em realizados e desapareçam de sua agenda o mais rápido possível. É claro que começa, juntamente com o seu dia, a terrível tarefa de impedir que outros fatores menos urgentes e menos importantes atrapalhem sua agenda e afaste-o do que realmente deve e tem que ser feito. São telefonemas inoportunos, gente que chega sem ter avisado, outros que acham que podem afastá-lo de suas atividades com papo furado, os tradicionais colegas vendedores de rifas, enfim, tudo aquilo que você não planejou para aquele dia, mas que sempre acontece nos momentos em que você menos espera. Por isso, aquela agenda tem que ficar bem à vista, para que você, todas as vezes que for possível, passe os olhos nela e lembre-se dos itens importantes e urgentes que, naquele dia, estão a exigir a sua atenção total e ação imediata, por serem importantes e urgentes, urgentes ou, ao menos, importantes. Agindo assim, você perceberá, ao final do dia, que o seu período agendado foi muito produtivo, pois você pode se concentrar naquilo que realmente importava, deixando de lado outras atividades que podem ser resolvidas no dia seguinte ou mais adiante. E antes de dormir, não olhe jamais a sua agenda, porque como dizia um ser muito sábio, talvez o mais sábio de todos, que viveu há 2.000 anos atrás: “Calma, a cada dia a sua preocupação.” Amanhã, cedinho, será tempo de fazer outra agenda.



Mário Galvão é jornalista e profissional de RP
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui