Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Memento Mori * -- 08/01/2002 - 22:42 (Taitson Alberto Leal dos Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(ao sempre presente Manuel Carneiro Mendes-Sá)


Hoje sinto-me rodeado por trevas. Tudo à minha volta é escuridão. O mundo está opaco e tenebroso. Há uma semana não bispo o Sol, sinto-me sem forças sem sua luz.
Nestes dias acercam-se dúvidas de mim, necessito de respostas, sei que não existem, mas, se os tolos enganam a si, por que não eu? Não posso conceber a idéia de que acordarei amanhã e terei de existir novamente. As melhores horas de minha imutável existência pousam enquanto durmo, é quando não me sinto, não existo, não sou...
De tempos em tempos sinto tais necessidades e dúvidas. Não que noutros dias não existam, mas é que as suporto com um pouco de ironia e bom humor. Toda a minha existência é obscuridade, o pouco de luz que raras vezes iluminam-me tratam-se de embustes: nada além de bezerros de ouro.
Somente sinto a inevitável necessidade de dar um fim a tudo. Nesses dias, obscuros, possuo a inevitável presença da morte. Fica como que a sussurrar aos meus ouvidos: "Só existe uma saída, abra esta janela, verá como é fácil. É melhor a morte à vida, garanto-lhe". Mas há outra voz (que não presumam ser de outro além de mim mesmo) aconselhando-me a aguardar; um dia, de qualquer modo, ela virá. Por que não esperá-la? Mas confesso ser este um sentimento auto-destruidor, pertence à natureza humana mesma - se é que existe - o fato de desejar o próprio sofrimento. Quanto maior a dor - se é que se pode pór em termos quantitativos - maior o prazer.
Mais dia menos dia terei de resolver-me, não creio que tal atitude nasça da razão, mas da explosão. Se quiser atentar contra minha existência, será de forma abrupta, sem raciocínio e atrabiliariamente.
Sei que estas nuvens logo dissiparão, que voltarei com as ironias, as cores, o Sol. Mas, enquanto não se vão, sinto-me desorientado. Morto!






* Lembre-se de que vai morrer.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui