Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PROJETO USINAS, ACABOU? -- 16/12/2005 - 22:44 (FLAVIO DIAS SEMIM) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
.

Desconfio muito que não! Plano conduzido com tanto interesse, levado com enorme rapidez aos poderes públicos, especialmente ao legislativo, numa busca frenética pela sua aprovação, esconde muito mais que a simples conformação e aceitação da sua recusa. Anotei grupos econômicos interessados na implantação, ouvi através de várias mídias os argumentos pouco convincentes de políticos e outros de ingênuos gratuitos que se deixaram levar pelo entusiasmo do movimento. Decifrei formadores de opiniões divulgarem suas convicções sem admitir a propagação das contrárias a sua proposta, muito característico de quem está compromissado com o resultado positivo do projeto, com interesses financeiro ou tráfego de influências e dar continuidade aos seus perrengues periódicos, um verdadeiro atestado de sua pequeneza.



Afirmações da maior autoridade de nosso Estado, declarando-se pantaneiro desde o nascimento não condiz com sua cultura, alegando que as usinas não seriam, jamais, hospedadas no pantanal e sim “do lado direito da BR 163”, possivelmente se referindo ao sentido sul-norte. Ora, sua excelência se esqueceu que o projeto não era mesmo implantar destilarias no santuário ecológico, o que seria uma total aberração, uma monstruosidade, mas sim cravá-las na Bacia do Rio Paraguai, situação essa com que sempre encontrou resistência.



Vejamos, assim, o processo de degradação que tal empreendimento iria contribuir e somar, apesar das insistentes informações da avançada tecnologia atual. A Bacia do Rio Paraguai é muito extensa e por isso devo limitar-me, hoje, a insistir na proteção da Bacia do rio Taquari, amparo este que beneficia diretamente a do rio Paraguai, pois aquela é nosso berço, por tê-la em nossa área e por ser um dos grandes formadores do pantanal, a mais extensa região alagada do mundo.



O Rio Taquari já tem grande parte de seu curso degradado, desde sua cabeceira até próximo a sua foz. As suas águas são poluídas constantemente pela ação dos agrotóxicos que escorrem das lavouras e dos pastos. Micro-indústrias de laticínios e processamento de carnes estabelecidas nas cidades de Rio Verde, Camapuã e São Gabriel do Oeste, emitem e despejam dejetos em seus afluentes. Todas essas cidades mais Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Alcinópolis, Costa Rica e Bandeirantes não possuem sistema e tratamento de esgoto sendo que algumas se desfazem deles canalizando-os diretamente para os córregos. O sistema de fossa séptica é bastante usado pela população da região que ao mesmo tempo utiliza a água do subsolo para atendimento de suas necessidades básicas, contaminada, inevitavelmente, através do lençol freático, com conseqüências funestas para a saúde pública.



Poderíamos apontar outras tantas informações da situação da região norte do MS, no aspecto da poluição e degradação ambiental, deixadas ao acaso pelos dirigentes (i)responsáveis, porém o objetivo sempre foi mostrar que já temos muitos problemas a resolver na natureza e não precisamos de mais um, especialmente refinarias de álcool e seus canaviais, que notoriamente atendem a muitos interesses políticos e financeiros dos que pouco se importam, verdadeiramente, com a natureza.



Para o desenvolvimento da região, geração de recursos e criação de empregos existe soluções mil, que se abraçadas com todo o apego, empenho, dedicação e interesses recém-demonstrados por defensores de usinas, fariam deste pedaço de solo sul-mato-grossense um oásis regional no nosso chão brasileiro.



Continuemos alerta, muito atentos pois nos dias de hoje não é aceitável de nenhuma forma alvoroços, mazelas e escândalos prejudiciais ao povo, que deixou de ter apenas ao direito de dizer amém e agora defende tudo o que não lhe é apropriado, especialmente quanto à sua terra.



Mas eles sempre tentam, portanto, não posso confiar que ACABOU!

.

flavio@imoveisemcoxim.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui