Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Sabedoria árabe -- 08/08/2007 - 11:05 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SABEDORIA ÁRABE

Fonte: http://www.khanelkhalili.com.br/frame.htm

Deus, às vezes, castiga os homens, enriquecendo-os.

Obtém-se mais facilmente o que se pede sem manifestar-se pressa em obtê-lo.

Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado aos que sabem o juramento de ensinar.

O invejoso adoece quando seu vizinho passa bem.

Se empregar todas as suas forças, até o rato pode devorar o gato.

Se o homem de sorte cavalgar o vento para fugir de sua fortuna, sua fortuna cavalgará o raio e o seguirá até lhe ser entregue.

Senta-te, quando pequeno, onde deves; sentar-te-ás, quando grande, onde gostas.

Quando vires uma massa enorme de pessoas te seguirem, diz contigo que serás abandonado, um dia, pela maioria delas.

Se queres conservar um amigo, não lhe emprestes nem lhe tomes emprestado nada.

O melhor educador é o que conseguiu educar-se a si mesmo.

Teu segrêdo é teu prisioneiro; uma vez libertado, volve-se contra ti e te aprisiona.

Perguntaram à uma árvore cheia de frutos: "Por que não fazes nenhum barulho?" Ela respondeu: "Meus frutos são uma propaganda suficiente para mim"

Um mudo sensato vale mais do que um tolo que fala..

No homem maduro, as paixões estão à serviço da inteligência; no homem imaturo, a inteligência está à serviço das paixões.

O maior dos erros é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade.

Ninguém se torna sábio pela sabedoria dos outros, se não tiver em sí a semente da sabedoria

O escravo é um homem livre, se comanda seus apetites; o homem livre é um escravo, se lhes obedece para correr atrás do prazer.

O saber é a única fortuna de que os tiranos não podem despojar os homens.

Os que menos respeitam a ciência de um sábio e pouco se interessam por ela, são os seus vizinhos.

Que podes esperar se tomas os cegos por guias?

Ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos.

Com 5 anos teu filho é teu ditador; com 10 é teu escravo; com 15 a tua própria imagem; depois ou teu amigo ou teu inimigo.

Aqueles cujas mãos caem as tamaras, conforme seus desejos, não precisam atirar pedras às tamareiras.

Se lançares uma flecha contra teu inimigo, pondera; também tu estás na mira do arremêsso dele.

Dá aos pobres um pouco do teu patrimônio. O jardineiro poda o excesso de videira para que esta lhe de mais frutos.

Só és verdadeiramente teu, aquilo que não puderes perder num naufrágio.

O primeiro copo faz de tí uma tímida gazela; o segundo uma zebra impetuosa; o terceiro um leão furioso; o quarto um completo asno.

Recompensa com uma fonte inesgotável quem te presenteou com uma gota d água.

Saber como se faz uma coisa é fácil; o difícil é fazê-la.

Eu estava bem, quiz ficar melhor, tomei remédios e morri.

Até uma viagem de 1000 milhas começa com o primeiro passo.

O destino é uma porta da qual pode entrar a boa ou a má sorte, mas da qual só tu tens a chave.

Quanto mais aumentam os conhecimentos do homem, tanto mais aumentam suas dúvidas, seu isolamento e sua solidão

Mais difícil que conquistar o sucesso, é conservá-lo.

Não vivas mais como tens vivido, sem nobreza, de maneira tal, que se desaparecesses, passaria despercebido.

Se queres conhecer a paz e a serenidade, pensa nos miseráveis que padecem os maiores infortúnios, e acabarás por julgar-te feliz.

A formiga cuida deste mundo como se fosse viver para sempre; a cigarra cuida da eternidade como se fosse morrer amanhã.

Toda a tua vida foi escrita quando estavas ainda no útero da tua mãe.

As palavras movem, os exemplos arrastam.

O camelo lamenta não ser dromedário; o dromedário lamenta não ser camelo.

Se plantaste durante a vida inteira, quando queres gozar o que colheste ?

Não declares que as estrêlas estão mortas, só porque o céu está nublado.

A água do rio em que hoje te banhas não é aquela em que ontem te banhaste, nem aquela em que amanhã te banharás.

A fala sussurrada de uma linda moça, mais rapidamente põe em movimento os homens do que o rugido de um leão.

Às vezes, um mau atirador acerta no alvo.

Árvores frequentemente transplantadas, raramente florescem.

Certamente não te ama aquele que ama teu inimigo.

Se te sujeitares às paixões, elas te arrastarão à coisas que te hão de levar ao descrédito.

Se eu suspeitasse de que a minha camisa conhece os meus segredos, eu a queimaria.

Tudo o que subiu ao ápice tende à decair; homem, não te deixes desvairar pelos fugazes encantos da vida.

As lágrimas da mulher amada convencem mais fácilmente um homem do que os raciocínios.

A ansiosa procura do "ainda mais"arruína a humanidade.

Uma pequena porção de vinho sobre um pouco de mágoa, transforma-a rapidamente em alegria.

Ninguém pode viver sem que o povo murmure, nem colher rosas sem se picar nos espinhos.

Os camelos não tem o raciocínio dos homens, não sabem ler nem escrever, mas se confraternizam melhor que os homens, que raciocinam, lêem e escrevem.

Um homem não deve dizer sempre que descende de notáveis; deve proceder como se descendesse deles.

Há aves que servem para cantar, e outras que só servem para ser comidas.

A jóia, se verdadeira, mesmo suja, continua sendo jóia.

Pelo que o homem diz, no momento da ira, se conhece muito de seu caráter.

Aquele que frequenta palácios, deve portar-se como quem frequenta palácios.



***

Algumas expressões árabes muito comuns:
(árabe coloquial libanês)

Expressão Tradução

Mash Allah vem de "Insha Allah" que significa "Se Deus quizer", mas
é usada para expressar admiração
Smalla Alik Que Deus proteja você

Ta álli Venha aqui !

Márhaba Oi !

Ezaiák Como vai ? (se pergunta para homem - no Egito)

Ezaík Como vai ? (se pergunta para mulher - no Egito)

Habaiták Eu te amei (mulher dizendo p/ um homem)
Baatreflik Confesso para você (homem para mulher)

Sautek muftáh el janéh Sua voz é a chave do paraíso

Kunti fin Onde esteve você ? (a sugestão é "onde esteve você toda a minha vida... uma côrte)

Kifak Como vai ? (para homem - Líbano)

Kifik Como vai ? (para homem - Libano)

Ya Aini Meus olhos

Núchkôr Állah Graças a Deus !

Habib Querido

Adêch ? Quanto custa ?

Balêch De graça (com o preço de algo)

Mich héle Não é caro

Lech hêk ? Por que desta forma ?

Jib khâbez Traga pão

Isa bitrid Por favor

Áfuan Desculpe-me

Shuff Veja (para homem) - "Shuffi" para mulher

Sabáh hel khéir Bom Dia (as letras "kh" tem som de dois erres - "rr")

Maçal el kheir Boa Noite

Tcharráfna ktir Muito Prazer

BáyAC ibn árab? Seu pai é filho de árabe?

Menn uên báyAC? De onde é seu pai?

Kífel aele? Como vai a família?

Íssmi Leila Meu nome é Leila

A salamo a-leikom A paz esteja com vocês

A leikom es salâm A resposta

Kífel hál? Como vão as coisas?

Chú? O que?

Adeich el seah? Que horas são?

Uên rayeh? Onde você vai?

Mín heda? Quem é este?

Yálah Vamos


Você também pode ter algumas noções básicas de árabe. Adquira o livro, cassete ou vídeo ÁRABE COLOQUIAL do Prof. Chafic Elia Said

0XX 14 232-5577 ou 223-3060
www.csaid.com.br - e-mail: said@csaid.com.br




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui