Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->PARA QUEM APRECIA: uma coletânea com 510 pensamentos (2003) -- 08/08/2007 - 14:59 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Apresentação


Como as borboletas, as palavras voam e pousam.


Os pensamentos são moldados por palavras e seja qual for a forma que escolham para se expressar, no instante em que o coração abre suas portas para ouvir e sentir, podem atingir as profundezas do ser, e fazer emergir o que ele possui de mais precioso e verdadeiro.

Palavras são como sementes, trazem no ventre a intenção de germinar, crescer e florescer. Atingem o ápice, quando dão frutos!




1-“Tanto o estudo quanto qualquer outra atividade na vida onde empenhamos apenas a metade de nossos corações não são de valor nem para o corpo, nem para a alma. Aquele que vivencia com meio coração é como se estivesse meio dormindo.”
Rabi Dov Baer, 1710-1772, o Mezeritzer, conhecido como “o Grande Maguid”

2-“Sem justiça, só há divisões, vítimas e opressores.”
Napoleão

3-“Não é possível levar um paciente além do ponto em que estamos.”
C.G. Jung, psicanalista, 1875-1961

4-“É preciso paciência, aguardar a hora certa e seguir com confiança o ritmo que Deus escolheu para nossa vida.”
Nikos Kazantzakis – Zorba “O Grego”

5-“Desejo que você plante uma semente, por mais minúscula que seja e acompanhe o seu crescimento, para que você saiba de quantas vidas é feita uma árvore.”
Sergio Jockymann

6-“O intelecto é a base do mundo civilizado que, em oposição ao instinto animal, faz soar com coerência as intenções da alma, criando, com a razão, possibilidade para que a alma expresse concretamente suas motivações e impulsos.”
Nilton Bonder

7-“Não a potência, mas a duração de um sentimento elevado forma os homens superiores.”
Nietzche

8-“”Não espere por uma crise para descobrir o que é importante na vida.”
Platão

9-“Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta.”
Marco Aurélio

10-“Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de criança.”
Mahatma Gandhi
11-“Apesar de quanto obscura a noite possa ser, eu espero o nascer do dia.”
Giordano Bruno

12-“”Se a riqueza não amenizar a pobreza, ela, por definição se empobrece.”
Nilton Bonder

13-“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda ciência, ainda que eu tenha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.”
Epístola de São Paulo aos Coríntios

14-“No meio da dificuldade, está a oportunidade.”
Alberto S.

-“Preocupação significa ocupar-se com algo antes que aconteça. Tentar resolver problemas que ainda não tiveram tempo de se manifestar.”
Paulo Coelho

16-“A tarefa primordial do professor é seduzir o seu aluno para que ele deseje, e, desejando, aprenda.”
Jornal Ponto de Vista

17-“Um talento forma-se no silêncio. Um caráter, na lida do mundo.”
Goethe

18-“O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajuda as velas.”
W. George Ward

19-“Desejo que você sendo homem, tenha uma boa mulher, e que sendo mulher, tenha um bom homem, e que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes. E quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.”
Sergio Jockymann

20-“Reze. Há um poder imensurável nisso.”
Dalai Lama

21-“Mais que as idéias são os interesses que separam os homens.”
Tocqueville

22-“A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos.”
Marcel Proust

23-“O bom da humanidade deve consistir em que cada um goze o máximo de felicidade que possa, sem diminuir a felicidade dos outros.”
Aldous Huxley

24-“Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender.”
Charles Dickens

25-“Não tentes encontrar defeitos em um pobre que te pede auxílio, com justificativa para não ajudar.”

Rabi Scmelke
26-“Amanhã, apesar de hoje, será a estrada que surge para se trilhar.”
Guilherme Arantes

27-“As ilusões sustentam a alma, com as asas a um pássaro.”
Victor Hugo

28-“Se as coisa são inatingíveis... ora! Não é motivo para não quere-las...”
Mário Quintana

29-“Faça as coisas o mais simples que puder, porém não as mais simples.”
Albert Eisntein

30-“Não seja tão afoito em pensar no amanhã. Cada dia deve ser um benefício presenteado pelos deuses.”
Ernest Gunther

31-“O barro/ toma a forma/ que você quiser/ você nem sabe/ estar fazendo apenas/ o que o barro quer.”
Paulo Leminski Filho, 1945-1989, poeta curitibano

32-“Para escrever um simples verso, não basta lembrar-se do passado. É preciso saber esquecer, e ter paciência para esperar até que as lembranças retornem novamente.”
Rainer Maria Rilke

33-“Desejo que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você, mas que se morrer, você possa chorar, sem se lamentar e sofrer sem se culpar.”
Sergio Jockymann

34-“A negação do saber absoluto é o fundamento da humildade.”
Gerard Haddad, psicanalista francês, nascido na Turquia

35-“Alguns chegam ao conhecimento do seu Eu Espiritual por meio de meditação; outros pelo pensar aprofundado; alguns alcançam a percepção mediante renunciação; outros por meio de boas ações.”
Bhagavad Gitã

36-“A possibilidade de realizarmos um sonho é o que torna nossa vida interessante.”
Paulo Coelho

37-“É linda a vida que virá e pousará suave e leve, de um canto a outro de uma América futura, calma e livre.”
Toquinho/ M.Fabrízio/ G.Morra

38-“O escritor é um ser que existiu ou existe, em carne e osso, no nosso universo. Ao seu lado o narrador - aparente ou não – só existe no texto. É aquele que, no texto , conta a história.”
Do livro A Análise da Narrativa, de Yves Reuter (Difel)

39-“O amor vive da incompletude e esse vazio justifica a poesia da entrega.”
Arnaldo Jabor, carioca, cronista

40-“Quantas coisa perdemos, por medo de perder.”
Paulo Coelho

41-“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado de fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.”
Mahatma Gandhi

42-“Virtudes não são acidentes da natureza. Virtudes são algo que se constrói.”
Toni Marrison, escritora americana, Prêmio Nobel de Literatura de 1993

43-“O primeiro passo para o bem é não fazer o mal.”
Jean-Jacques Rousseau, 1712-1778, filósofo e escritor francês

44-“Vou dar-te os sinais característicos dos homens que andam pelo caminho que conduz à Vida Divina: intrepidez, pureza de coração, perseverança em busca da sabedoria, caridade, abnegação, domínio de si mesmo, devoção, religiosidade, austeridades, retidão”...
Bhagavad Gitã

45-“Um verso não é feito de memória. Ele se transforma em nosso sangue e se confunde com a própria existência. Só então chega o momento mágico, quando nasce a primeira palavra. E ela traz consigo o verdadeiro poema.”
Rainer Maria Rilke

46-“Desejo primeiro que você ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser, sem desesperar.”
Sergio Jockymann

47-“É triste falhar na vida, porém mais triste ainda é não tentar vencer.”
Franklin Roosevelt

48-“O futuro não é o que se teme. O futuro é o que se ousa.”
Carlos Lacerda

49-“Uma vida é uma obra de arte. Não há poema mais belo que viver na plenitude.”
George Clemenceau

50-“Para o coração, não existe nada de pequeno.”
G.Labouise-Rocheforte, 1778-1852, poeta francês

51-“Leve em consideração que grandes amores e conquistas envolvem grande risco.”
Dalai Lama

52-“Até a jornada de mil milhas começa com um pequeno passo.”
Provérbio japonês

53-“Não corra atrás das borboletas; plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela.”
D. Elhers

54-“É renunciando ao conforto do ninho que o pássaro voa e se deleita com as amplas e maravilhosas paisagens da natureza.” Torres Pastorino

55-“Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”
Mahatma Gandhi

56-“A verdadeira fidalguia é a ação. O que fazeis, isso sois, nada mais.”
Padre Antônio Vieira, 1608-1697, missionário português.

57-“A vida é uma missão. Qualquer outra definição desorienta aqueles que a aceitam. Religião, ciência, filosofia, embora ainda discordem em muitos pontos, concordam em que toda existência tem um objetivo.”
Mazzini

58-“Todos os dias temos um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um sim ou não pode mudar uma existência.”
Paulo Coelho

59-“Desejo que tenhas amigos, que mesmo maus e inconseqüentes, sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos em um deles você possa confiar, sem duvidar. E porque a vida é assim, desejo que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes, você se interpele, a respeito de suas próprias certezas.”
Sergio Jockymann

60-“Às vezes o amor é mais forte do que as convicções do homem.”
Isaac Bashevis Singer, americano nascido na Polônia, Prêmio Nobel de Literatura de 1978

61-“Quem acende uma luz é o primeiro a beneficiar-se da claridade.”
Chesterton

62-“A noite abre as flores em silêncio e deixa que o dia receba os agradecimentos.”
Tagore

63-“A dignidade pessoal e a honra, não podem sr protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular.”
Mahatma Gandhi

64-“A estima vale mais que a celebridade, a consideração, mais do que a fama, e a honra, mais do que a glória.”
Chamfort

65-“De todos os sentidos, a vista é o mais superficial. O ouvido, o mais orgulhoso. O olfato, o mais voluptuoso. O gosto, o mais inconstante. E o tato, o mais profundo.”
Denis Diderot, 1713-1784, escritor francês

66-“Lembre-se que se você não conseguir o que quer, é algumas vezes, um grande lance de sorte.”
Dalai Lama

67-“Um indivíduo sem informação não pode assumir responsabilidades. Um indivíduo que recebeu informação não pode deixar de assumir responsabilidades.”
Joan Carlzon.”

68-“Preciso de uma enorme coragem para me revelar aberta e honestamente.”
John Powel

69-“Bendito seja aquele que consegue dar aos filhos... asas e raízes.”
Paulo Coelho

70-“Árvores de raízes mais fundas são sempre as que sobem mais alto.”
Frédéric Mistral, 1830-1914,escritor francês

71-“As árvores genealógicas são a única espécie arbórea que teria razões para ocultar suas raízes.”
Vktor Moritz Goldschimidt, 1888-1947, químico e mineralogista suíço

72-“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.”
Mário Quintana

73-“A crença é um raio do céu que nos faz ver Deus em todas as coisas, e todas as coisas em Deus.”
São Francisco de Assis

74-“O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranqüilo está perto da virtude.”
Confúcio

75-“Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo.”
Mahatma Gandhi

76-“A alegria é o sinal pelo qual a vida marca o seu triunfo.”
Alex Carrel

77-“Você fortalece alguém quando ajuda um pouco, mas você enfraquece alguém, se ajuda muito.”
Paulo Coelho

78-“A vida é um dever a cumprir, uma dor a suportar e um apostolado a exercer.”
Ravignan

79-“O homem vive preocupado em viver muito e não em viver bem, quando não depende dele viver muito, mas sim viver bem.”
Sêneca

80-“O homem que não quer morrer por uma causa, não é digno de viver.”
Luther King

81-“Aprenda as regras de maneira a saber quebrá-las da maneira mais apropriada.”
Dalai Lama

82-“Desejo que você seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade.
Sergio Jockymann

83-“A igual razão, igual direito.”
Do Digesto, coleção de textos do direito romano


84-“Quando perdemos o direito de sermos diferentes, perdemos o privilégio de sermos livres.” Charles Evans Hughes

85-“Todas as coisa são possíveis para aquele que crê.”
São Bernardo de Claraval

86-“Confessar que se sabe um segredo é atraiçoa-lo pela metade e, às vezes, expô-lo por inteiro.”
Stephanie Felicite du Crest, condessa de Gnlis, 1746-1830, escritora francesa

87-“Existe uma coisa que uma longa experiência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e portanto, é o que temos de mais valioso.”
Albert Einstein

88-“A perfeição está fora de cogitação.”
Anne Archer

89-“Dê-me uma alavanca e um pouco de apoio e levantarei o mundo.
Arquimedes

90-“A pedra é dura, mas o ferro a corta; o ferro é rígido, mas o fogo o amolece; o fogo é poderoso, mas a água o extingue; a água é pesada, mas as nuvens as dispersam; o vento é forte, mas o corpo a ele resiste; o corpo é forte, mas o medo o arrebenta; o medo é forte, mas o vinho o espanta; o vinho é forte, mas o sono o conquista...”
Midrash Tan Huma

91-“Não basta fugir, é preciso fazê-lo na direção certa.”
Charles Ferdinand Ramuz, 1878-1947, poeta e escritor suíço

92-“Melhor começar a noite do que não começar.”
Provérbio inglês

93-“Cuidado com os inimigos, pois são os primeiros a descobrir os seus enganos.”
Antístenes (cerca de 445-365 a. C .), filósofo grego, fundador da escola dos cínicos

94-“Aqueles que são incapazes de compreender o que há de grande nas pequenas coisas, terminarão sem enxergar o que há de pequeno nas grandes coisas.”
por Paulo Coelho

95-“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos.”
José Saramago, escritor português, Prêmio Nobel de 1998

96-“O verdadeiro caráter sempre aparece nas grandes circunstâncias.”
Napoleão

97-“O tempo dá tudo e tudo toma, tudo muda, mas nada morre.”
Giordano Bruno

98-“O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores.”
Mário Quintana

99-“A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música.”
Confúcio

100-“O todo é anterior e superior as partes.”
Mira Y Lopes







101-“As palavras lançam sementes que sempre germinam e dão frutos.”
Masaharu Toniguchi

102-“Antes da palavra, o pensar; antes do pensar, o sentir; antes do sentir, o observar. Palavra é resultado de esculpir do pensamento.”
Mahatma Gandhi

103-“Toda pessoa precisa saber e sentir que é importante e necessária.”
Joan Carlzon

104-“Quando o coração lhe der uma resposta, siga-a.”
Thereza Winter

105-“O ser humano é uma madeira tão nodosa que dela não se pode talhar vigas retas.”
Immanuel Kant, 1784, no livro Idéia de uma história universal do ponto de vista cosmopolítico.

106-“A morte não vem de fora, mas se processa dentro da vida como perda progressiva da força vital.”
Leonardo Boff, livro Saber cuidar – ética do humano – compaixão pela terra

107-“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque o tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto.”
Albert Einstein

108-“Amanhã a luminosidade alheia a qualquer vontade... há de imperar.”
Guilherme Arantes

109-“Se precisar disparar a flecha da verdade, primeiro molhe a sua ponta no mel.”
por Paulo Coelho

110-“A co-responsabilidade por tudo e todos obriga que nosso cotidiano seja permeado por acertos justos.”
Nilton Bonder

111-“A beleza está nos olhos de quem a vê.”
Jim Dratfeld

112-“Jamais considere os estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer.”
Albert Einstein

113-“A melhor coisa para dar para o seu inimigo é o perdão; para o oponente, a tolerância; para o amigo, seu coração; para a criança, o bom exemplo; para o seu
pai, consideração; para sua mãe, conduta que a torne orgulhosa de você; para você mesmo, respeito, e para todos os homens, caridade.”
Balfour

114-“Para que seu ser seja autêntico, e isso deve ser seguido como a noite segue o dia, não pode então, ser falso com ninguém.”
Shakspeare

115-“Há quem passe pela floresta e veja somente a lenha para a fogueira.”
Tolstoi

116-“Ao envelhecer, deixei de escutar o que as pessoas dizem. Agora só presto atenção ao que elas fazem.”
Andrew Carnegie

117-“É melhor que não digas nada: sê!
Fernando Pessoa

118-“Antes de iniciares a tarefa de mudar o mundo, dá três voltas na tua própria casa.”
Provérbio chinês

119-“Há que tornar a ungir os cavalos guerreiros e levar a luta até ao fim; porque quem nunca descansa, quem com o coração e o sangue pensa em conseguir o impossível, esse triunfa.”
I Ching

120-“Tenho uma opinião singela sobra a vida: Mantenha os olhos abertos e siga em frente.”
Sir Laurence Olivier

121-“O pior exílio é o exílio da paz de espírito. Este é o exílio sofrido por aqueles que são subjugados por seus desejos, mesmo sabendo que são fraquezas.”
O Rabino de Belz

122-“Desejo que você seja triste, não o ano todo, mas... apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.”
Sergio Jockymann

123-“Aqueles que fazem o bem são os únicos que podem aspirar na vida à felicidade.”
Aristóteles

124-“O mais rico é o que se contenta com o mínimo.”
Sócrates

125-“O orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande mas não é sadio.”
Santo Agostinho

126-“Se eu soubesse que o mundo terminaria amanhã, hoje ainda plantaria uma árvore.”
Martin Luther King

127-“”Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará.” D.Elton Trueblood

128-“Enquanto há vida , há esperança.”
Teócrito

129-“O pré requisito que mais se espera de um amigo, é um ouvido acessível.”
Maya Angelou

130-“Amar a si próprio é o começo de um romance para a vida toda.”
Oscar Wilde

131-“Os olhos são testemunhas mais confiáveis que os ouvidos.”
Heráclito

132-“A sabedoria da velhice é essa: saber trocar as vitórias imediatas, pelas conquistas duradouras.”
por Paulo Coelho

133-“Na juventude aprendemos; com a idade, compreendemos.”
Marie Von Ebner Eschenbach

134-“Devemos ser suaves, porém dignos; austeros, mas não ásperos; corteses e serenos.”
Lin Yutang, 1895-1976, escritor chinês

135-“Quando você dignifica a sua relação com os outros, dignifica também a relação com você.”
por Paulo Coelho

136-“Você vê as coisas e diz: Por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca existiram e digo: “Por que não?”
George Bernard Shaw

137-“Sou o que sou; por isso, aceite-me como sou.”
Johann Von Goethe

138-“O mundo não precisa ser arrumado, o mundo já está em ordem. Cabe a nós nos colocarmos em harmonia com essa ordem.”
Henry Miller

139-“Nem todos os elementos essenciais na condição humana podem ser quantificados.”
Edgar Morin, 81, filósofo francês

140-“Se eu não sou por mim, quem será? E, se sou só por mim, o que sou? E se não agora, quando?
Pirkei Avot / Ética dos Ancestrais (1:14)

141-“Quando o pastor entra em cumplicidade com os lobos, os cães deixam de ladrar.”
Sabedoria árabe

142-“A transparência é uma das características que melhor definem a pessoa integrada e bem realizada. A transparência é o efeito e a irradiação do diálogo constante e fecundo entre o seu eu consciente e o eu profundo.”
Leonardo Boff

143-“ - Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
- Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
- Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
- Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.”
Lewis Carroll – Alice no País das Maravilhas

144-“A boa madeira não cresce no sossego; quanto mais forte o vento, mais fortes as árvores.”
J. Williard Mamott

145-“Um amigo é alguém que gosta de você, apesar do seu sucesso.”
Winston Churchill

146-“Os juízes devem ser mais instruídos do que sutis, mais reverenciados do que aclamados, mais circunspectos do que audaciosos. Sobretudo, a virtude que na função deve caracteriza-los é a integridade.”
Francis Bacon, 1561-1626, filósofo inglês

147-“Aquele que não duvida de nada não sabe nada.”
Provérbio grego

148-“Toda adversidade, toda circunstância desagradável, todo fracasso e toda dor física, carregam consigo a semente de um benefício equivalente.”
Napoleon Hill

149-“A boa vida é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.”
Bertrand Russell

150-“Talvez a lição mais difícil de aprender seja o desapego dos resultados de suas ações.”
Joan Boryseko

151-“Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo.”
Galileu

152-“Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem os oprimidos, os injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.”
Sergio Jockymann

153-“Habilidade... é o que você é capaz de fazer; motivação... determina o que você faz; atitude... determina o quanto você faz isso bem feito.”
Lou Horz

154-“Se você deseja ver um arco-íris, precisa antes aprender a gostar da chuva.”
por Paulo Coelho

155-“A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo.”
Platão

156-“Se um único homem chegar à plenitude do Amor, neutraliza o ódio de milhões.”
Gandhi

157-“A mentira é uma verdade que se esquece de acontecer.”
Mário Quintana

158-“Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.”
Martin Luther King

159-“ A liberdade nada mais é do que a consciência das alternativas e da possibilidade de escolhas. É na verdade, uma contingência da consciência...”
Nilton Bonder

160-“Quem vence um leão é um valente; quem domina o mundo é um homem de valor; mas, mais valente e corajoso do que todos eles, é aquele que realmente sabe dominar-se a si mesmo.”
Johan G. von Herder

161-“Não me uses sem motivo; não me guardes sem honra.”
Inscrição nas espadas e punhais

162-“A paciência é uma árvore de raiz amarga que dá frutos muito doces.”
Provérbio persa

163-“A água modela o curso do rio de acordo com a natureza do solo por onde passa; o soldado prepara sua vitória de acordo com o inimigo que está enfrentando.”
Sun Tzu

164-“É preciso romper as normas e o sistema para enxergar de um jeito novo e criativo.”
A Winter e R. Winter

165-“O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre, espera tudo dos outros.”
Confúcio

166-“Todo pensamento deve estar concentrado em uma única idéia: a de manter o equilíbrio, impedindo que o corpo se incline, a espessura de um fio de cabelo que seja, para um dos lados... É desta maneira que os seres humanos deveriam atravessar a estreita corda da vida.”
J.K.K.Rokotz, Varsóvia, 1911

167-“Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a retidão como um caudaloso rio.”
Martin Luther King

168-“Triste tempos os nossos, é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito.”
Albert Einstein

169-“A maior dor do vento , é não ser colorido.”
Mário Quintana

170-“Você tem o pincel, tem suas tintas, pinte o paraíso e depois entre nele.”
Nikos Karantzadi

171-“O amor só se dá entre pessoas virtuosas.”
Aristóteles

172-“O nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
Aristóteles

173-“”Vinte e um anos, eu dediquei a encontrar minha verdade.. Sete anos, precisei para aprender o que é verdade; sete anos, para livrar-me da falsidade e sete anos, para adquirir o hábito da sinceridade!”
A . Kahan, Varsóvia, 1930

174-“Os primeiros passos são inúteis quando não se percorrer o caminho até o fim.”
Shank-ara

175-“Experiência não é o que acontece a você. É o que você faz com o que acontece a você.”
Adous Huxley

176-“Todos os caminhos vão ao mesmo lugar. Mas escolha o seu, e vá até o final. Não tente percorrer todos os caminhos.”
por Paulo Coelho

177-“O verdadeiro mérito é como os rios: quanto mais profundo, menos ruído faz.”
Halifax

178-“Semeia um pensamento e colherás um ato; semeia um ato e colherás um hábito; semeia um hábito e colherás um caráter; semeia um caráter e colherás um destino.”
Peter Treeft

179-“O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano.”
Frederic I

180-“Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver o problema de minha vida, todo de uma vez.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

181-“Em cada um de nós há um segredo, uma passagem interior, com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.”
Saint’Éxupéry

182-“Pecar pelo silêncio, quando deveria protestar, transforma homens em covardes.”
A . Lincoln

183-“Uma vela nada perde quando a sua chama acende outra vela que está se apagando." Marden

184-“Sem a constância nenhuma virtude é grande.”
Alfonso Milagro

185-“A sabedoria é saber o que se deve fazer; a virtude é faze-lo.”
David Starr Jordan

186-“Em meio à escuridão há sempre uma estrela para quem tem olhos para olhar o céu. Em meio a um campo devastado, haverá sempre uma flor para quem sabe olhar."
Hugo Baggio

187-“Duas coisas indicam fraqueza: calar quando é preciso falar, e falar, quando é preciso calar.”
Provérbio persa

188-“Os homens lutam pela liberdade e conquistam-na com grande dificuldade; os seus filhos, criados tranqüilamente, deixam-na escapar novamente; e os netos voltam a ser escravos.”
Eça de Queiroz

189-“Quem aprendeu a obedecer saberá comandar.”
Sólon

190-“A demasiada atenção que se emprega em observar os defeitos dos outros, faz com que se morra sem ter tido tempo para conhecer os próprios.”
La Bruyere

191-“Quem devagar se encoleriza, vale mais que o poderoso; e quem comanda o próprio espírito, mais do quem conquistou uma cidade.”
Livro dos Provérbios (Bíblia)

192-“A ciência nos afasta de Deus, mas a ciência pura nos aproxima de um criador.”
Albert Einstein

193-“Só por hoje, terei o maior cuidado com o meu modo de tratar os outros: delicado nas minhas maneiras; não criticar ninguém; não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

194-“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo e não ausência de medo.”
Mark Twain

195-“Quando você perceber que cometeu um erro, tome providencias imediatas para corrigi-lo.”
Dalai Lama

196-“Dar a alguém a liberdade para assumir a responsabilidade libera recursos que de outra maneira permaneceria oculto.”
Joan Carlzon

197-“Se a escada não estiver apoiada na parede correta, cada degrau que subimos é um passo a mais, para um lugar equivocado.”
Stephen Covey

198-“Cada dia é uma pequena vida.”
Horácio

199-“É mais fácil julgar a inteligência de um homem pelas perguntas que faz, do que pelas respostas que dá.”
Levis








200-“Aquele que desperdiça o dia de hoje, lamentando o de ontem, desperdiçará o de amanhã, lamentando o de hoje.”
P. Raskin

201”A sabedoria e o sucesso nunca poderão ser alcançados sem esforço, mas resultam de pequenas coisas.”
Confúcio

202-“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”
Provérbio Chinês

203-“Só uma vida dedicada aos outros merece ser vivida.”
Albert Einstein

204-“Considerai os lírios dos campos, como crescem; não fiam nem tecem; contudo, digo-vos, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.”
Jesus Cristo

205-“Todo começo é fácil. Difícil são os últimos degraus.”
Goethe

206-“Mais vale salvar uma vida humana do que construir um pagode de sete andares.”
Provérbio chinês

207-“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a beleza das folhas; s não houver folhas, valeu a intenção das sementes.”
Henfil

208-“Não queira acrescentar dias à sua vida, mas vida aos seus dias.”
Harry Benjamin

209-“A inteligência descobre o ser, mas somente o coração é capaz de descobrir-lhes as harmonias, fonte essencial de toda a beleza.”
D. Nivaldo

210-“Tenha sempre em sua memória as coisas boas que surgiram no meio das dificuldades.”
por Paulo Coelho

211-“Quando tomamos consciência de nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então podemos viver em paz e morrer, pois o que dá sentido à vida, dá sentido à morte.”
Saint-Exupéry

212-“A vida revela-se ao mundo como uma alegria. Há alegria no jogo eternamente variado dos seus matizes, na música das suas vozes, na dança dos seus movimentos. A morte não pode ser verdade enquanto não desaparecer a alegria do coração do ser humano.”
Tagore, escritor indiano

213-“Quando rezas, estás perto de Deus. Quando sofres, Deus está perto de ti.”
Urteaga

214-“O que se passou? Uma desolação, você quer, mas não pode. Contudo, a poesia é maior que a poeta, e quando ela vem, se você não a recebe, este segundo inferno é maior que o primeiro, o da aridez."
Adélia Prado

215-“Desejo que você sendo jovem, não amadureça depressa demais, e que sendo maduro, não insista em rejuvenescer. E que sendo velho, não se dedique ao desespero, porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor, e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.”
Sergio Jockymann

216-“Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz não só no outro mundo, mas também neste.”
Papa João Paulo XXIII

217-“Qualquer um pode carregar o seu fardo, embora pesado, até anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, embora árduo, por um dia. Qualquer um pode viver mansamente, pacientemente, amistosamente, até que o Sol se ponha. E isso é o que realmente a vida requer.”
Stevenson, escritor britânico

218-“Abra seus braços para mudanças, sem abrir mão de seus valores.”
Dalai Lama

219-“Uns repartem o que é seu e ficam cada vez mais ricos; outros arrebatam o que não é seu e sempre são mais pobres.”
Salomão

220-“Cada homem tem seu lugar e sua missão. Ninguém pode substituí-lo.”
D. Thallamer

221-“Por que nos contentamos com viver rastejando, quando sentimos o desejo de voar?
Hellen Keller

222-“A verdadeira felicidade social consiste na harmonia e no uso pacífico das satisfações de cada indivíduo.”
Napoleão, Abismos e Pensamentos

223-“Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.”
Dalai Lama

224-“Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.”
Moliére, dramaturgo francês

225-“Quem ama a fama, faz a sua felicidade depender dos outros; quem ama o prazer, de sua próprias sensações; quem é inteligente, de seus próprios atos.”
Marco Aurélio, Meditação

226-“A satisfação está no esforço e não apenas na realização final.”
Gandhi

227-“Que eu reze não para ser preservado dos perigos, mas para olhá-los de frente.”
Tagore

228-“Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível.”
São Francisco de Assis

229-“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente que há no mundo.”
Gandhi

230-“Tranqüilizar o espírito, é a melhor forma de curar o corpo.”
Napoleão, Abismos e Pensamentos

231-“Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros mudam as pessoas.”
Mário Quintana

232-“Onde não falta vontade existe sempre um caminho.”
In O Senhor dos Anéis

233-“Só por hoje, me adaptarei às circunstâncias, sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

234-“Nada mais poderoso do que uma idéia cujo momento chegou.”
Victor Hugo

235-“Tenha cuidado com tuas palavras e atos.”
Confúcio

236-“Só é útil o conhecimento que nos torna melhores.”
Sócrates

237-“O mais importante na vida não é saberes aonde estás, mas sim para onde vais.”
Goethe

238-“A mais profunda emoção que podemos experimentar é inspirada pelo senso de mistério.”
Albert Einstein

239-“Teremos de nos arrepender nesta geração não tanto pelas ações das pessoas perversas, mas dos pasmosos silêncios das boas pessoas.”
Martin Luther King

240-“O verdadeiro herói não alardeia seus feitos. Pois o fogo arde em silêncio, e sem ruído brilha o sol.”
Mahâbhârata

241-“Crie bons motivos para que os outros gostem de você. E veja nos outros, bons motivos para você gostar deles.”
Sabedoria popular

242-“Lembre-se de que o silêncio é algumas vezes a melhor resposta.”
Dalai Lama

243-“Se você sorri para as pessoas, iluminando a sua caminhada e ajudando-as a viver, mas elas não percebem o valor do teu gesto e não te agradecem, não se revolte, a tua grandeza permanece.”
Prof. Felipe Aquino, Sabedoria em Parábolas

244-“Pensar é fácil, agir é difícil, mas a vida pertence aos que sabem unir o pensamento à ação.”
Viana Moog

244-“O sábio é aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controla-las.”
por Paulo Coelho

245-“Nada mais útil ao homem como a resolução de não ter pressa.”
H. Thoreau

246-“A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do gênio.”
G. Sand

247-“Muitas insignificâncias fazem a perfeição, mas a perfeição não é uma insignificância.”
Miguel Ângelo

248-“Ninguém se tornou ilustre por fazer o que lhe apetecia.”
Montapert

249-“Quem não evita as pequenas faltas, pouco a pouco cai nas grandes.”
T. Kempis

250-“Só por hoje dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também é necessária para alimentar a vida da minha alma.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

251-“Em discordância com entes queridos, trate apenas da situação corrente. Não levante questões passadas.”
Dalai Lama

252-“A idéia que não procura converter-se em palavra é uma má idéia, e a palavra que não procura converter-se em ação é uma má palavra.”
Chesterton

253-“A mais preciosa das recompensas é o sentido de orgulho pelo trabalho realizado.” Joan Carlzon

254-“É preciso respeito com o sofrimento alheio, já que não podemos compara-lo com o nosso.”
por Paulo Coelho

255-“Amanhã, mesmo que uns não queiram, será de outros que esperam ver o dia raiar.”
Guilherme Arantes

256-“Atue antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”
Confúcio

257-“Para escrever um simples verso é preciso ter a alma aberta para o vôo das palavras e ser capaz de perceber, os gestos das flores que se abrem ao amanhecer.” Rainer Maria Rilke
258-“O mais rigoroso dos testes de caráter não consiste em sermos capazes de guardar um segredo, mas em não revelar que já o sabíamos quando ele é revelado.”
Sidney J. Harris

259-“Nas crianças, reside a esperança do mundo.”
Albert Einstein

260-“Os múltiplos ritmos e ciclos de origem natural, que se transformam pela vida social, interferem nos processos e sucessões lineares dos gestos e atos de todos os dias.”
Lefebvre, 1981

261-“Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito.”
Aristóteles

261-“O amor é a causa do movimento da natureza.”
Platão, em Diálogos

262-“Sou um artista suficientemente bom para desenhar livremente a minha imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, a imaginação rodeia o mundo.”
Albert Einstein

263-“Há pessoas que falam um momento antes de terem pensado....”
J. De la Bruyére

264-“Razões fortes originam ações fortes.”
William Shakespeare

265-“Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio e eis que a verdade se me revela.”
Albert Einstein

266-“A perseverança é a mãe da boa sorte.”
M. Cervantes

267-“Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contá-la a ninguém.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

268-“Grande homem é aquele que não perdeu o coração de criança.”
J. Wu

269-“Você tem uma boca e dois ouvidos. Use-os nessa proporção.”
Ditado Chinês

270-“Crescemos em tempo de cuidar do futuro das nossas respostas.”
Ruth Benedict, antropóloga americana

271-“Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis.”
Bertold Brecht

272-“O avesso da sabedoria popular que se expressa nos provérbios também é fonte de sabedoria.”
Leandro Konder, escritor e filósofo fluminense

273-“Na porta do sucesso está escrito “entrada” e “saída”.”
Ditado em iídiche

274-“No meio do inverno descobri finalmente, que existe em mim um invencível verão.”
Albert Carmu, escritor francês

275-“A ciência sem religião é manca e religião sem ciência é cega.”
Albert Einstein

276-“As idéias antigas não podem escravizar o homem, porque elas se adaptam e ganham novas formas.”
por Paulo Coelho

277-“A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso faze-lo descer a escada, degrau por degrau.”
Mark Twain

278-“Quem sofreu o mal pode esquece-lo, mas quem o fez nunca se esquece.”
Maret

279-“Palavras de conforto, bem significam a mais antiga terapia que o seu humano conhece.”
L. Nizer, escritor alemão

280-“Se eu conservar no coração um ramo verde, um pássaro virá pousar nele.”
Provérbio chinês

281-“Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor mútuo excede o amor que cada um precisa do outro.”
Dalai Lama

282-“Muitas vezes as aparências enganam.”
Esopo

283-“Quem é mais insensato: a criança que tem medo do escuro ou o homem que tem medo da luz?
Freehill

284-“Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.”
James Aggrey, político, educador popular, Gana, África

285-“Cada ser humano tem uma estrutura básica que se manifesta mais como águia, em alguns, mais como galinha em outros. Cada um precisa escutar essa natureza interior, captar a águia que se anuncia ou a galinha que emerge. Após escuta-las, importa usar a razão para ver claro e o coração para decidir com inteireza. Somente assim conquistará a promessa de um equilíbrio dinâmico.”
Leonardo Boff, A Águia e a Galinha, uma metáfora da condução humana
286-“O mais sábio é sempre aquele que consegue tirar proveito das circunstâncias inevitáveis e fazer com que elas funcionem a seu favor.”
Marizete Lorenzo

287-“Nas grandes coisas, os homens mostram-se com lhes convém mostrar-se, nas pequenas, mostram-se como são.”
Sébastien Chamfort

288-“Só por hoje, farei uma coisa de que não gosto e se for ofendido nos meus sentimentos procurarei que ninguém o saiba.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

289-“Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um sapateiro.”
Abraão Lincoln

290-“Não importa o que esteja fazendo, sempre tenha orgulho e crie sempre algo especial, porque é nos detalhes que você deixa sua assinatura.”
Prof.Felipe Aquino, Sabedoria em parábolas

291-“Onde a dureza só fez destruir, a suavidade consegue esculpir.”
por Paulo Coelho

292-“A razão e a paixão são o leme e as velas de nossa alma navegante.”
Khalil Gibran

293-“Nada de desgosto nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.”
Marco Aurélio

294-“ A verdadeira riqueza de um homem se resume naquilo que ele faz pelos outros.”
Confúcio

295-“É preferível dizer cem vezes “não”, a dizer um “sim” e não cumprir a promessa.”
por Paulo Coelho

296-“O verdadeiro sucesso está na capacidade de controlar nossa mente e emoções.”
Tarthang Tulku

297-“É preciso ser-se ligeiro como a ave, e não como a pena.”
P. Valery

298-“Senhor, daí -me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para modificar as que posso e a sabedoria para distinguir umas das outras.”
São Francisco de Assis

299-“Para escrever um simples verso é preciso estar preparado para encontros e desencontros inesperados.”
Rainer Maria Rilke









300-“Cuidar do espírito é estar sempre atento e ouvir as mensagens que vêm de todos os lados. As coisas não são apenas coisas. Elas representam valores que fascinam.”
Leonardo Boff , A Águia e a Galinha, uma metáfora da condição humana
301-“Quando deres uma esmola, procede de modo que a tua mão esquerda ignore o que deu a direita.”
Jesus Cristo

302-“Se sofres injustiças, consola-te, porque a verdadeira desgraça é comete-las.”
Pitágoras

303-“Não é que nos falte valor para empreender as coisas por elas serem difíceis; mas elas são difíceis precisamente porque nos falta valor para as empreender.”
Sêneca

304-“Quem não arrisca nada arrisca ainda mais.”
Erica Jong

305-“Transportai um punhado de terra todos os dia e fareis uma montanha.”
Confúcio

306-“ Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas, em todo o caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades; a pressa e a indecisão.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

307-“Nunca penso o futuro. Logo, logo, ele chega.”
Albert Einstein

308-“O fracasso é a oportunidade de começar de novo, de maneira diferente.”
Henry Ford

309-“A maior virtude da busca espiritual: a paciência.”
por Paulo Coelho

310-“Um homem nunca sabe aquilo de que é capaz até que o tenta fazer.”
Charles Dickens

311-“Julgue seu sucesso por aquilo que você teve de abrir mão para consegui-lo.”
Dalai-Lama

312-“Algo só é possível até que alguém duvida e prova o contrário.”
Albert Einstein

313-“Precisa-se de pessoas que enxerguem as árvores . Mas também prestem atenção nas magias das florestas. Que tenham a percepção de todo e da parte.”
Isaac Liberman

313-“Verdadeira doação é dar-se por inteiro, sem restrições. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece.”
Sabedoria em parábolas, Um presente para a irmã

314-“Só por hoje, ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, como se existisse somente eu no mundo – ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade


315-“Examine cada caminho com atenção e propósito, e pergunte a você mesmo: este caminho tem coração?
por Paulo Coelho

316-“A habilidade de um líder está em levar as pessoas de onde elas estão, para onde elas nunca estiveram.”
Henry Kissinger

317-“Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades.”
Epicuro

318-“Para aqueles que são humanos, os tempos maus fazem dos sentimentos de humanidade um risco.”
Bertold Brecht, dramaturgo alemão

319-“O ser humano precisa unir enraizamento e abertura, luz e sombra, céu e terra, masculino e feminino. As duas fomes devem ser saciadas: a fome de pão e fome da espiritualidade. De outra forma, acabará sofrendo, fragmentando-se e perdendo seu centro.”
Leonardo Boff

320-“Também no afeto é preciso ser inteligente.”
Antonio Gramsci, 1891-1937, teórico político italiano

321-“Os deuses ajudam quem se ajuda.”
Esopo,( século VII e VI a. C.), fabulista grego

322-“Para muitos a total abstinência é mais fácil do que a perfeita moderação.”
Santo Agostinho

323-“Os ausentes nunca têm razão.”
Henry-Julien Detouche, 1854-1913, pintor francês

324-“Meias-verdades são as mais espertas mentiras.”
Rudolf Rolfs, 82, aforista alemão

325-“Pela rua do já vou chega-se à casa do nunca.”
Miguel Cervantes

326-“Ensina cedo aos teus filhos que o pão dos homens é feito para ser dividido.”
P. Carré

327-“A primeira metade da vida passa-se a desejar a segunda; a segunda, a recordar a primeira.”
A . Karr

328-“O homem começa a envelhecer quando as lamentações começam a tomar o lugar dos sonhos.”
John Barrymore

329-“Só por hoje, não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gozar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.”
Papa João XXIII, Os Dez Mandamentos da Serenidade

330-“Use sua valentia para dar força e ânimo a quem não sabe lutar.”
Gandhi

331-“Precisa-se de pessoas com dignidade, que se conduzam com coerência em seus discursos, seus atos, suas crenças e seus valores.”
Isaac Liberman

332-“O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano. Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.”
Prof. Felipe Aquino, Sabedoria em parábolas

333-“Pegue seu sorriso e presenteie a quem nunca teve um.”
Mahatma Gandhi

334-“Eu não posso seguir as suas instruções para roubar onde ninguém esteja me vendo. Não importa aonde eu vá, eu sempre estarei olhando para mim mesmo. Meus próprios olhos irão me ver roubando.”
Heather Forest, O sábio Mestre

335-“Não basta querer imitar, é preciso pode imitar.”
Monteiro Lobato, Fábulas

336-“O tempo mais importante é “este exato momento”; a pessoa mais importante é “aquela com quem está relacionando agora” e o mais importante trabalho a ser feito é “servir às pessoas fazendo-lhes o bem”.
Tolstoi, escritor russo

337-“Estamos todos num mesmo barco, em mar tempestuoso, e devemos uns aos outros uma terrível lealdade.”
G.K. Chesheston

338-“É verdadeiramente velho o homem que para de aprender, quer tenha 20 ou 80 anos.”
Henry Ford

339-“O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade.”
Frederico Luis Jahn

340-“Aprendamos a gravar, na pedra, os favores que recebermos, os benefícios que nos fizerem, as palavras de carinho, simpatia e estímulo que ouvirmos. Aprendamos porém, a escrever na areia as injúrias, as ingratidões, as perfídias e as ironias que nos ferirem pela estrada agreste da vida. Assim seremos todos felizes.”
Malba Tahan, O Gato do Cheique e Outras Histórias

341-“Servir de exemplo não é a melhor forma de ensinar; é a única forma de ensinar.”
Albert Schweitzer

342-“O maior prazer que alguém pode sentir, é o de causar prazer aos seus amigos.”
Voltaire

343-“Até o mais forte dos homens sucumbe ao desespero quando acaba sua fé.”
Paulo Sérgio Mascarenhas

344-“A maioria das pessoas está procurando pela felicidade. Olhando em volta para ver se acham. Estão tentando encontra-la em algum lugar ou pessoa lá fora. Esse é um erro fundamental. A felicidade é algo que você é, e o que você é depende diretamente do que você pensa..”
Wayne Dyer

345-“Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje.”
ditado budista

346-“Vós me chamais Mestre... e não me interrogais. Vós me chamais a Vossa Luz... e não Me vedes. Vós me chamais a Verdade... e não credes em Mim. Vós me chamais o Caminho... e não me seguis. Vós me chamais a Vida... e não me desejais.”
Inscrição na Catedral de Lubeck, século XIII

347-“A melhor forma de conseguir a realização pessoal é dedicarmo-nos a metas desinteressadas.”
Victor Frankl

348-“Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos subjugados e varridos para longe.”
Prof. Felipe Aquino, Sabedoria em parábolas, o Bosque

349-“Se os teus projetos forem para um ano, semeia o grão. Se forem para dez anos, planta uma árvore. Se forem para cem anos, educa o povo.”
provérbio chinês

350-“Se conheces o inimigo e te conheces a ti mesmo, não precisas de temer o resultado de cem batalhas. Se te conheces a ti mesmo, mas não conheces o inimigo, por cada vitória sofrerás também uma derrota. Se não te conheces a ti mesmo nem conheces o inimigo, perderás todas as batalhas.”
Sun Tzu, A Arte da Guerra

351-“Os mestres exemplares nos recordam a atitude fundamental que devemos ter para com a integralidade do ser humano: ”o cuidado”... Onde há cuidado, aí desabrocha a vida humana, autenticamente humana. Onde está ausente, aparece a rudeza, o descaso e toda sorte de ameaças à vida. Importa cultivar o cuidado como precondição essencial para a vida sob qualquer uma de suas formas.”
Leonardo Boff

352-“Não há razão para termos medo das sombras. A- O que se passou? Uma desolação, você quer, mas não pode. Contudo, a poesia é maior que a poeta, e quando ela vem, se você não a recebe, este segundo inferno é maior que o primeiro, o da aridez." (Adélia Prado)penas indicam que em algum lugar próxima brilha a luz.”
Ruth Renkel

353-“Acreditar em algo e não o viver é desonesto.”
Gandhi

354-Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Madre Tereza de Calcutá

355-“A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.”
George Bernanos

356-“Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.”
Heráclito

357-“Uma hora da vida também é vida.”
ditado polaco / judeu

358-“Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai”
Tales de Mileto

359-“A maior parte dos que não querem ser oprimidos não desgostaria de ser opressor.”
Napoleão

360-“Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o teu silêncio.”
provérbio indiano

361-“Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça.”
Sêneca

362-“Aquilo que guia e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias.”
Victor Hugo

363-“As grandes idéias são aquelas nas quais a única coisa que nos surpreende é que não nos tivessem ocorrido antes.”
Noel Clarasó, escritor espanhol

364-“Usa a linguagem que quiseres; nunca poderás dizer senão o que és.”
Emerson

365-“Quem não castiga o mal ordena que ele se faça.”
Leonardo da Vinci

366-“Nenhuma boa história se gasta, por muitas vezes que se conte.”
provérbio escocês

367-“Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.”
Pitágoras

368-“A verdade levanta tormentas contra si mesma; as quais transportam as suas sementes pelos quatro ventos.”
Tagore

369-“Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive.”
Padre Antônio Vieira

370-“O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.”
Epícteto

371-“É fácil falar com clareza quando não se vai dizer toda a verdade.”
Rabindranath Tagore, dramaturgo, poeta e filósofo indiano

372-“À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás.”
M. de Montaigne

373-“Dá se puderes; se não puderes, sê afável.”
Santo Agostinho

374-“Para falar ao vento bastam quatro palavras; para falar ao coração são necessárias obras.”
Padre Antônio Vieira

375-“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”
Martin Luther King

376-“Se tiveres a coragem de olhar o mal cara a cara, de o veres como realmente é e de lhe dares o seu verdadeiro nome, ele não terá poder sobre ti e poderás destruí-lo.”
Lloyd Alexandre

377-“Se quiseres que um coisa se faça, encarrega-a a uma pessoa ocupada.”
provérbio chinês

378-“O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.”
Oliver Wendell Holmes

379-“E os teus inimigos colaboram contigo, porque não há inimigo algum no mundo. O inimigo o que faz é limitar-te, dar-te a tua forma e alicerçar-te.”
Saint-Exupéry

380-“O homem que a dor não educou será sempre uma criança.”
N. Tommaseo

381-“A moral representa um conjunto de atos, repetidos, tradicionais, consagrados. A ética corporifica um conjunto de atitudes que vão além desses atos. O ato é sempre concreto e fechado em si mesmo. A atitude é sempre aberta à vida com suas incontáveis possibilidades. A ética nos possibilita a coragem de abandonar elementos obsoletos das várias morais. Confere-nos a ousadia de assumir, com responsabilidade, novas posturas, de projetar novos valores, não por modismo, mas como serviço à moradia humana.” Leonardo Boff

382-“A confissão das más ações é o primeiro passo para a prática de boas ações.”
Santo Agostinho

383-“Nada me inspira mais veneração e assombro que um ancião que sabe mudar de opinião.”
Santiago Ramón Y Cajal, médico espanhol, prêmio Nobel da Medicina

384-“Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usa-la.”
Cícero

385-“Podemos converter alguém pelo que somos, nunca pelo que dizemos.”
H. Rohden

386-“Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente.”
Sócrates

387-“O tempo, às vezes, tarda em dar razão a quem tem; mas acaba por dá-la.”
Jesus Urteaga

388-“A mediocridade, possivelmente, consiste em se estar diante da grandeza e não se reparar nisso.”
G.K. Chesterton

389-“O passado fugiu, o que esperas está ausente, mas o presente é teu.”
provérbio árabe

390-“Uma vez que as guerras nascem do espírito dos homens, é no espírito dos homens que se devem erguer as defesas da paz.”
Archibald Mcleish, poeta americano

391-“A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente.”
Arthur Schopenhauer

392-“Toda a nossa vida é uma primavera, porque temos em nós a verdade que não envelhece, e essa verdade anima toda a nossa caminhada.”
Cirilo d Alexandria

393-“A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta.”
Isaac Newton

394-“Cada um de nós sofre inevitavelmente derrotas temporárias, de formas diferentes, nas ocasiões mais diversas. Sempre que um homem supera os reveses, torna-se mental e espiritualmente mais forte.”
Andrew Carnegie / Napoleon Hill

395-“Depressa se arrepende aquele que julga apressadamente.”
Pablio Siro

396-“O rio atinge os objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos.”
André Luiz

397-“Não existe melhor ensino que adversidade.”
Disraell

398-“Os preguiçosos estão sempre a falar do que tencionam fazer, do que hão-de realizar; aqueles que verdadeiramente fazem alguma coisa não têm tempo de falar nem sequer do que fazem.”
Goethe

399-“O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta.”
Thomas Jefferson








400-“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.”
Leonardo Boff

401-“Atitude é uma fonte, gera muitos atos que expressam a atitude de fundo.”
Leonardo Boff

402-“ É no cuidado que vamos encontrar o ethos necessário para a sociedade humana e principalmente identificar a essência fontal do ser humano, homem e mulher. Quando falamos de ethos queremos expressar o conjunto de valores, princípios e inspirações que dão origem a atos e atitudes (as várias morais) que conformarão o habitat comum e a nova sociedade nascente. É urgente um novo ethos de cuidado, de sinergia, de re-ligação, de benevolência, de paz perene para com a Terra, para com a vida, para com a sociedade e para com o destino das pessoas, especialmente das grandes maiorias empobrecidas e condenadas da Terra.” Leonardo Boff


403-“Ethos, em grego significa a toca do animal ou a casa humana; conjunto de princípios que regem, transculturalmente, o comportamento humano para que seja realmente humano no sentido de ser consciente, livre e responsável; o ethos constrói pessoal e socialmente o habitat humano.”
Leonardo Boff, Saber Cuidar, ética do humano – compaixão pela terra


404-“Do ponto de vista existencial, o cuidado se acha a priori, antes de toda atitude e situação do ser humano, o que sempre significa dizer que ele se acha em toda atitude e situação de fato.”
Martin Heidegger,1889-1976, Ser e Tempo

405-“”Aceito o prêmio em nome dos pobres... O prêmio é um reconhecimento do mundo dos pobres.”
Madre Tereza de Calcutá, 1979, Prêmio Nobel da Paz

406-”O excesso de verdade, é pior do que o erro.”
Pascal

407-“Cada bloco de mármore bruto esconde uma figura esculpida, pronta para ser liberada com um pouco de trabalho e talento.”
Michelangelo

408-“Só atingimos a sabedoria plena quando aprendemos a não agravar a inflexibilidade do mundo com nossas crises de raiva, auto-piedade, ansiedade, amargura, hipocrisia e paranóia.”
Sêneca

409-“Quando sua vida for preenchida por você mesmo, então você poderá repartir a sua abundância, e não as suas necessidades. Não haverá limite de coisas boas que você poderá fazer.”
Carol Orsborn

410-“Estamos longe de ser meros receptáculos da visão que as outras pessoas têm sobre nós.”
Branden Nathanuel

411-“Diziam os rabinos de Iavne de maneira singela: - “Eu sou uma criatura de D’us e meu vizinho é também uma criatura de D’us. Eu trabalho na cidade e ele no campo. Eu me levanto cedo para trabalhar e ele se levanta cedo para trabalhar. Da mesma forma que ele não me supera em meu trabalho, eu não o supero em seu trabalho. Você diria que eu faço grandes coisas e ele faz pequenas coisas? Nós já aprendemos que não interessa se uma pessoa faz muito ou pouco, contanto que seu coração esteja direcionado aos céus.” (Ber.19a)”
Nilton Bonder

412-“Não é um corpo, não é uma alma, é um homem.”
Montaigne

413-“Quando o amor vos acenar, segui-o, embora seus caminhos sejam árduos e íngremes.”
Khalil Gibran

414-“É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade repousa sobre a razão.”
Antoine de Saint-Exupèry

415-“El camino se hace al andar” (“ ao andar se faz o caminho”).
Antonio Machado, poeta

416-“Precisamos fazer reaparecer cada vez mais a unidade multidimensional da realidade antropossocial ao articular ciências que até hoje encontram-se separadas, como a História, a Sociologia, a Economia, a Psicologia, sem esquecer das ciências do imaginário e das crenças. Incluo-me dentre daqueles que pensam que as realidades imaginárias são extremamente importantes para conhecer o ser humano.”
Edgar Morin

417-“A pessoa inteira é seu próprio dono , e não se deve curvar diante de qualquer vento que sopra. Não é o ambiente que a transforma, mas ela que transforma o ambiente. A pessoa inteira é um ATOR e não um REATOR.”
John Powell

418-“Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança.”
Francisco Xavier

419-“-Que é que faz o tempo tão curto?
– A ação.
– Que é que faz o tempo tedioso?
– A inação.
– O que é que nos pode perder? – O excesso de meditação.
– Que é que lucro por trás?
– A rápida decisão. –
E como honra e glória arranjaremos?
– Estando sempre de olhar atento.”
de São Cipriano, para um Mago da Antioquia

420-“"Se a sua mente estiver dividida por dois desejos conflitantes, isso destruirá a sua unidade e paz. Lembre-se, quando tiver de segurar algo, segure-o; quando tiver de deixá-lo ir, deixe-o."
Tsai Chih Chung

421-“Há dois caminhos que vão à Perfeição. O primeiro é o caminho do Conhecimento e o segundo o da Ação. Uns preferem o primeiro e outros, o segundo desses dois caminhos. Porém, considerados do “alto”, ambos são um só caminho.”
Bhagavad Gitã

422-“Para nadar no oceano preciso, antes de tudo, ultrapassar a zona de arrebentação.”
Brahma Kumaris

423-“Custa tanto ser uma pessoa plena, que poucos são aqueles que têm a coragem de pagar o preço.”
Morris West, As sandálias do pescador

424-“Ninguém consegue escapar da sua individualidade.”
Schopenhauer

425-“Vá placidamente por entre o barulho e a pressa, e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.”
Desiderata, encontrado na velha igreja de Saint Paul, Baltimore, 1692

426-“Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens.”
Içami Tiba

427-“A educação depende das luzes, ao mesmo tempo que as luzes dependem da educação”
Kant

428-“Uma verdadeira viagem de descoberta não é a de pesquisar novas terras, mas de ter um novo olhar.” Marcel Proust

429-“A palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve.”
Montaigne

430-“Não subestime ninguém e não considere nada impossível. Pois não há ser humano que não tenha a sua hora e não há nada que não tenha o seu lugar.”
Shimon bem Azai (“Ética dos Ancestrais” 4:3)

431-“A cada novo dia, a cada momento, temos a nossa disposição, a maravilhosa possibilidade do encontro, que traz em si, infinitas oportunidades. Precisamos apenas, estar atentos.”
por Paulo Coelho

432-“Todo conhecimento é vão, salvo quando há trabalho. E todo trabalho é vazio, salvo quando há amor.”
Khalil Gibran

433-“Quando não se acha solução numa disciplina, a solução vem de fora da disciplina.”
Jacques Labeyrie

434-“Se a riqueza não buscar amenizar a pobreza, ela por definição se empobrece.”
Nilton Bonder

435-“De um lado, temos a inteligência tecnocrática, cega, incapaz de reconhecer o sofrimento e a felicidade humana, o que vem causando tantos desperdícios, ruínas e infelicidades e, de outro, a miopia alucinada do voltar-se para si mesmo. A resposta só pode advir de uma reforma do pensamento que instituiria o princípio da religação, ao reaproximar o que até o presente era concebido de forma disjunta e, às vezes, repulsiva.”
Edgar Morin

436-“A co-responsabilidade por tudo e todos obriga que nosso coração seja permeado de acertos de justiça. No entanto, da mesma forma que o amor não é só carinho, mas é acima de tudo conhecer as necessidades do outro, a justiça não significa apenas “acertos justos”, mas a doação em todos os níveis, de indivíduos para indivíduos, espécies e meio ambiente.”
Nilton Bonder

437-“Cultive a força do espírito para proteger-se num infortúnio inesperado. Mas não se desgaste com temores imaginários; muitos medos nascem da fadiga e da solidão.”
Desiderata, encontrado na velha igreja de Saint Paul, Baltimore, 1692

438-“Use sua “valentia” para dar força e ânimo a quem não sabe lutar.”
Mahatma Gandhi

439-“Quando nada parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha, talvez cem vezes, sem que nem uma só rachadura apareça. No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei, que não foi aquela a que conseguiu. Mas todas as outras as que vieram antes.”
Jacob Riis

440-“Descubra uma “fonte” e banhe quem viva na lama.”
Mahatma Gandhi

441-“Sabedoria, compaixão e coragem são as três qualidades superiores de um homem superior.”
Confúcio

442-“Quanto mais temos conhecimentos especializados e limitados, mais temos idéias globais absolutamente estúpidas sobre a política, o amor ou a vida.”
Pascal, por Edgar Morin

443-“Deus foi generoso comigo, me deu memória e posso recordar a primavera.”
Paulo Coelho

444-“Toda vez que se fala de unidade, homogeiniza-se apagando as diferenças nela contidas. Reciprocamente, toda vez que se fala de diferenças, cataloga-se. Em conseqüência disso tornamo-nos incapazes de ver a unidade.”
Edgar Morin

445-“Como tudo na vida tem seu valor e nada na existência é inútil, compete ao inteligente saber distingui-lo e orienta-lo para o sentido do aproveitamento.”
fábula de Jean de La Fontaine

446-“Para a abelha , a flor é a fonte da vida, e para a flor, a abelha é a mensageira do amor. E para ambas, abelha e flor, dar e receber prazer é uma necessidade e um êxtase.”
Khalil Gibran

447-“Seja o que existir no todo, também existe na parte. Portanto, em cada alma, todas as almas estão contidas. Se eu me transformo e cresço como indivíduo, eu mesmo contenho em mim a pessoa a quem quero ajudar, e esta contém a mim nela. Minha transformação pessoal ajuda a tornar o “ele-em-mim” melhor e o “eu –nele” melhor também. Desta forma, fica mais fácil para o “ele-nele tornar-se melhor.”
Rabi Pinchas

446-“O verdadeiro poder, está nas mãos daquele que sabe juntar, que sabe unir o que foi separado, que tem a capacidade de fazer reviver o que parecia sem vida. Este sim, possui o verdadeiro poder.”
autor não identificado

449-“Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem. Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas, pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis faze-los como vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.” Khalil Gibran

450-“Os resultados são obtidos pelo aproveitamento das oportunidades e não pela solução de problemas. Os recursos precisam ser direcionados para as oportunidades e não para os problemas.”

451-”Descubra o “amor” e passe a conhecer o mundo.”
Mahatma Gandhi

452-“Os livros sagrados lançam uma palavra que, assim que sai de suas páginas, retorna imediatamente ao lugar de onde veio – o segredo, e atinge apenas aqueles que compreendem e guardam os mandamentos.”
Moisés de Leon, místico espanhol, trecho de “ZOHAR”, o livro Esplendor do séc.XVII

453-“Todos que trazem a busca da sabedoria no coração não se importam de esperar noite e dia diante de sua porta.”
Moisés de Leon, ZOHAR, o livro do esplendor do século XVII

454-“A razão e a paixão são o leme e as velas de nossa alma navegante.”
Khalil Gibran
455-“Se temos dinheiro e não temos amigos, liberdade e uma vida baseada na reflexão, jamais seremos verdadeiramente felizes. E se temos tudo, com exceção do dinheiro, jamais seremos infelizes.”
Epicuro

456-“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.”
Epístola de São Paulo aos Coríntios – cap. XIII

457-“Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito. O mundo só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição, um estoque inesgotável de tempo.”
Henry Sobel

458-“Ei! Sorria! Mas não se esconda atrás desse sorriso. Mostre aquilo que você é, sem medo. Existem pessoas que sonham com o seu sorriso, assim como eu.”
Charles Chaplin

459-“Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença entre segurar uma mão e aprisionar uma alma. Você aprende que o amor não significa posse, companhia não significa segurança.”
William Shakespeare

460-“A missão do filósofo é a de trazer aos outros a palavra que esclareça não a realidade do mundo exterior, mas a realidade interior, os seus deveres para com a humanidade e para consigo próprio.”
Sócrates

461-“Para ensinar é preciso o eros. O eros não é somente o desejo de conhecer e transmitir, ou somente, o prazer de ensinar, comunicar ou dar: é também o amor por aquilo que se diz e do que se pensa ser verdadeiro." Platão

462-“A vida é sempre capaz de trazer soluções a problemas logicamente insolúveis. Não se pode programar e nem mesmo prever, mas se pode ver e promover.”
Edgar Morin

463-“Devemos opor-nos à inteligência cega que conseguiu em toda a parte quase todos os comandos. Devemos reaprender a pensar: tarefa de salvação que começa por si mesma.”
Edgar Morin

464-“Alguns levam a felicidade por onde vão. Outros, quando se vão.”
Oscar Wilde, 1856-1900, escritor e dramaturgo irlandês

465-“Nada pode tomar o lugar da persistência. O talento não o fará. Nada é mais comum do que homens fracassados... cheios de talento. O gênio não o fará. O gênio ignorado, é quase um provérbio. A educação não o fará. O mundo está cheio de fracassados... bem educados. Só a persistência e a determinação são onipotentes.”
autor não identificado

466-“O caminho do novo é cheio de riscos, surpresas e cansaço, mas sempre premia os que o escolhem, com a oportunidade de descobrirem e experimentarem a vida que imaginaram viver.”
Geraldo Eustáquio de Souza

467-“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que vence os outros é forte. Aquele que vence a si mesmo é poderoso. Aquele que conhece a alegria é rico. Aquele que conserva o seu caminho tem vontade.”
Lao Tse

468-“Lembre-se que o melhor relacionamento, é aquele em que o amor mútuo excede o amor que cada um precisa do outro.”
Dalai Lama

469-“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.”
Epístola de São Paulo aos Coríntios- cap. XIII

470-“Esperamos demais para dizermos palavras de perdão, para colocarmos de lado rancores que devem ser expulsos, para expressarmos gratidão, para darmos ânimo, para oferecermos consolo...”
Henry Sobel

471-“Viva! Tente!. A vida não passa de uma tentativa.”
Charles Chaplin

472-“Depois de algum tempo você aprende que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Então você aceita seus fracassos com a cabeça erguida e seus olhos fixados adiante, com a postura de um homem ou mulher, não com o resmungo de uma criança mimada.”
William Shakespeare

473-“No pensamento ocidental, pode-se afirmar que há um grande paradigma que operou a disjunção entre o mundo da ciência, que se consagra aos fenômenos materiais, e o mundo do espírito que se consagra à liberdade e não obedece ao determinismo. Essa disjunção provocou a grande separação entre a cultura científica e o mundo da cultura das humanidades.”
Edgar Morin

474-“O orgulho nos induz à crença de que estamos “certos” e obstrui nossa capacidade de relativizar e olhar situações sob diferentes perspectivas além de nossa opinião ou julgamento já formados." Nilton Bonder

475-“Entenda! Entenda as pessoas que pensam diferente de você, não as reprove...

Charles Chaplin

476-“Ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que eu entregue meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.”
Epístola de São Paulo aos Coríntios, cap. XIII

477-“No processo de auto-afirmação, tão necessário para o despertar de todos nós, somos tentados sistematicamente pelas forças do orgulho.” Esta é a maior armadilha a que estão expostos aqueles que se propõem a investir em crescimento pessoal e espiritual.”
Nilton Bonder

478-“Ei! Ame acima de tudo, ame a tudo e a todos. Não feche os olhos para a sujeira do mundo, não ignore a fome! Esqueça a bomba, mas antes, faça algo para combate-la mesmo que se sinta incapaz. Procure o que há de bom em tudo e em todos. Não faça dos defeitos uma distância e sim uma aproximação.”
Charles Chaplin

479-“Em discordâncias com entes queridos, trate apenas da situação corrente. Não levante questões passadas.”
Dalai Lama

480-“Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para consegui-lo.”
Dalai Lama

481-“Sua segurança depende de sua determinação em manter-se ereto (como o equilibrista), sem pensar na recompensa. Pois é desta maneira que os seres humanos deveriam atravessar a estreita corda da vida.”
publicado em hebraico por J.K.K.Rokotz, Varsóvia, 1911

482-“Tenha “esperança “e viva em sua luz." Mahatma Gandhi

483-“Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a SUA força para que SUAS flechas se projetem, rápidas e para longe. Que vosso encurvamento na mão do Arqueiro seja vossa alegria. Pois assim como ELE ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável.” Khalil Gibran

484-“Cada vez que sua palavra for honrada por seus gestos ela se torna mais forte.”
por Paulo Coelho

485-“As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam assustadas, paralisadas, pesadas, tornam-se tensas e perdem a fluidez e a força.. É preciso entrar para valer nos projetos da vida, até que o rio... se transforme em mar.”
autor não identificado”

486-“Pegue uma “lágrima” e ponha-a no rosto de quem nunca chorou.”
Mahatma Gandhi

487-““Uma coisa ainda não foi dita; a vida é uma alternância e, por vezes, uma mistura de prosa e poesia. A prosa são as coisas mecânicas, cronométricas que nos obrigamos a fazer para ganhar a vida. A poesia, são os momentos de intensidade, comunhão, amor, alegria e prazer que podemos experimentar também nas festas, jogos de futebol.”
Edgar Morin

488-“A prosa nos ajuda a sobreviver, mas a poesia é a própria vida.”
Edgar Morin

489-“ Nos subúrbios cariocas ou nos bairros chiques do dito “Primeiro Mundo”, o desejo cultural é explorar o corpo e a alma até a exaustão, para que a insensatez da vida que se leva não pareça tão real.”
Jurandir Freire Costa, psicanalista

490-“Seja humilde, e permanecerás integro. Curva-te, e permanecerás ereto. Esvazia-te, e permanecerás novo.”
Lao Tse

491-“Esperamos demais para sermos pais de nossos filhos, esquecendo quão curto é o tempo que eles são pequenos e quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.”
Henry Sobel

492-“A arte vem de uma espécie de condição experimental em que alguém faz experiências com o viver.”
John Cage, 1912-1992, compositor americano

493-“Depois de algum tempo você aprende a construir todas as suas rotas do hoje, porque a terra do amanhã é muito incerta para planos, e o futuro tem um jeito de cair a meio vôo.”
William Shakespeare

494-“O verdadeiro é inimitável. O falso, intransformável.”
Robert Bresson, 1907-1999, cineasta francês

495-“O inesperado irrompe cada vez mais quando perdemos o sentido do futuro.”
Edgar Morin

496-“É muito difícil compreender nossa época porque há sempre um atraso da consciência no que diz respeito ao acontecimento vivido.”
Edgar Morin

497-“Não sabemos o que se passa e é exatamente isto que se passa”
Ortega Y Gasset, filósofo espanhol

498-“O sábio não se exibe. E por isso brilha. O sábio não se faz notar, e por isso é notado. O sábio não se elogia, e por isso tem mérito. E, porque não está competindo, ninguém no mundo pode competir com ele.” Lao Tse


499-“Tem-se a impressão que a incompreensão se desenvolve com nosso individualismo, em vez dele nos ajudar a compreender a nós mesmos, como se o individualismo desenvolvesse uma espécie de auto-justificação egocêntrica permanente. Daí decorre a tendência a sempre relançar a falta sobre o outro.”
Edgar Morin

500-“O exercício do auto-conhecimento é uma necessidade interna. O ensino da compreensão é crucial, se estivermos de acordo sobre a idéia de que o mundo encontra-se devastado pela incompreensão e que o progresso humano, por menor que seja, não pode ser imaginado sem o progresso da compreensão.”
Edgar Morin

501-“Nada é mais bonito do que o amor que que atravessou as tempestades da vida.”
Jerome K. Jerome, 1859-1927, novelista e dramaturgo inglês

502-“Admiramos o mundo através do que amamos.”
Alphonse de Lamartine, 1790-1869, poeta e político francês

503-“Hegel costumava dizer que a coruja de Minerva voava ao crepúsculo. A sabedoria, a razão são como a coruja de Minerva, costuma ser demasiado tarde quando a consciência nos chega.”
Edgar Morin

504-“ Amizade é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão".
Rubens Alves

505-"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros".
Dalai Lama

506-“Ódio produz casamentos duradouros. O ódio não suporta a idéia de ver o outro voando livre, para longe... O ódio segura, para que o outro não seja feliz. O ódio gruda mais que amor. Porque o amor deixa o outro voar."
Rubens Alves

507-“Nunca desisti de um único sonho. Para mim tudo que vale a pena é um risco. Estar a salvo do risco é perder a essência do jogo.”
Leo Buscaglia

508-“ Amar é procurar sem descanso o outro. Ser amado é um vento que eu sei de onde sopra, mas não sei aonde nos leva.
Tiago Mendes, 2005

509-“ O livro do Eclesiastes diz que "para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir..."
Ecles, 3,1-3

510-“Depois de algum tempo você aprende que até o sol queima, se exigir muito. E então, você planta o seu próprio jardim e decora sua própria alma, ao invés de esperar por alguém que lhe traga flores. E você aprende que é realmente forte, que realmente pode perseverar, que realmente vale a pena. E você aprende, e você aprende. A Cada despedida,você aprende.
William Shakespeare








Heleida, Primeira Coletânea de Pensamentos, 2003








Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui