Usina de Letras
Usina de Letras
82 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FLEXIBILIDADE NA AGENDA FAZ PARTE DO JOGO -- 11/05/2000 - 20:57 (Mario Galvão) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um leitor nos enviou um e-mail questionando a respeito daquelas tradicionais agendas, com horários, datas e páginas estruturadas, que se encontram à venda nas papelarias e nos são oferecidas de presente no final do ano. Realmente, no século XXI, elas estão superadas. Numa época de sucessivas e rápidas mudanças, abastecer uma agenda com compromissos fixos, em horários imutáveis, à tinta indelével, torna-se difícil ou quase impossível. Pode-se até conservar uma agenda assim para compromissos tomados a longo prazo, para não se esquecer datas de aniversário, casamentos e outros mais, ou ainda para saber quanto vale, em centímetros, uma polegada. Mas, para administrar o dia a dia, uma agenda do Século XXI tem que ser prática, facilmente acessível, portátil e mutável. Folhas de papel sulfite, por exemplo. Alguns usam o PC, ou melhor ainda, um notebook, onde deletar um dado, alijar um compromisso, mudar um outro, ou ainda reclassificar de importante para urgente fica muito fácil. O essencial é entender que as agendas, nos dias que correm, têm e devem ser alteradas, todas as vezes que os acontecimentos determinem a alteração de prioridades. E quanto mais política a função de alguém, tanto mais mutável e sujeita a alterações a sua agenda diária. Um técnico, seja um engenheiro ou um químico, tem menos chance de ver sua agenda diária alterada, pois seus trabalhos e suas atividades são centradas em objetivos a longo prazo, atingíveis em etapas a serem rigidamente cumpridas. Um administrador de empresas, um jornalista ou um político, sentem a importância de compromissos agendados mudarem com uma velocidade incrível, alterando-se, inopinadamente, as urgências e prioridades. No caso dos jornalistas, vivi uma experiência muito interessante. Estava esperando um grupo de jornalistas da Globo que iria fazer a cobertura de uma visita presidencial à Embraer. As horas passavam, e eles não chegavam. Telefonei para São Paulo. Haviam saído da capital paulista para São José dos Campos duas horas atrás. O Presidente decolou e eles não haviam chegado. Minutos depois, o chefe de reportagem da Globo me ligou. Havia aplicado uma suspensão no repórter que chefiava o grupo. Acontece que eles haviam chegado até Jacareí e tinham sido obrigados a voltar porque tinha ocorrido um terrível acidente na Dutra, um monumental engavetamento, com dezenas de mortos e feridos, impedindo a passagem. O pior acidente da estrada, com carros incendiados e tudo o mais. Trouxeram a matéria do acidente? – perguntou Laerte ao repórter.- Não. Estávamos pautados (agendados) para fazer a matéria do Presidente na Embraer, respondeu o repórter, aturdido, percebendo, só então, que tinha “pisado na bola”. Tomou uma punição por não ter percebido a importância de mudar a agenda.

Agenda tem que ser importante, mas não pode ser imutável, principalmente no mundo em ebulição do novo milênio que já estamos vivendo, onde tudo é incerto e onde só temos uma certeza; a de que tudo vai mudar muito rapidamente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui