Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Frases de grandes pensadores -- 23/08/2007 - 17:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"O escritor deve saber como nadar contra a corrente" (Octávio Paz, poeta surrealista mexicano).
Obs.: De brigadista da Guerra Civil Espanhola, ao lado de André Breton, transformou-se posteriormente em um liberal, no sentido clássico do termo. É um autêntico "com-cabeça" (veja relação abaixo) (F.M.).

"O coração tem razões que a própria razão desconhece" (Pascal).

"A humanidade não pode suportar muita realidade" (T. S. Eliot).

"A prosperidade dos outros contribui para a nossa própria" (Adam Smith, in "A riqueza das nações").

"A teologia não é outra coisa além de falta de fé" (Karl Popper).

"Se Deus não existe, tudo é permitido" (Fiodor Dostoievski).
Obs.: Será por isso que surgiram Hitler e Stalin? (F.M.)

"Os políticos são desprezíveis e têm olhos de vidro" (Shakespeare, in "O Rei Lear").

"O estudo correto da natureza humana é o homem" (Alexander Pope).

"Sem um pouco de loucura, nenhuma festa tem graça" (Desidério Erasmo, autor de "Elogio da Loucura").

"Conhecimento é poder" (Francis Bacon).

"A poesia é algo mais filosófico e mais merecedor de atenção do que a História. Isso porque, enquanto o interesse da poesia são as verdades universais, a História trata de fatos particulares" (Aristóteles, in "Poética").

"Se a noção de Deus não existisse, teríamos de inventá-la" (Voltaire).

"Não se olham o sol e a morte de frente" (Pascal).

"Os fatos são teimosos" (Lenin).

"A burocracia é o despotismo da inércia" (Émile de Giradin).

"O homem não é nem anjo, nem monstro; e a desgraça é que aquele que deveria agir como um anjo age como um monstro" (Pascal).

"A vida é uma rosa que murcha no punho do aço do dogma" (George Moore).

"Primeiro nós levantamos a poeira e depois nos queixamos de que não conseguimos enxergar" (Berkeley).

"Um homem conduzido por suas emoções não é seu próprio senhor e vive à mercê do acaso" (Baruch Spinoza).

"Aquele que tem uma idéia verdadeira sabe simultaneamente que ela é verdadeira" (Baruch Spinoza, in "Ética").

"A Coisa Nossa é o mecanismo de interesses da classe dominante estatal que liga o Público e o Privado em teia tão intrincada de interesses, vantagens, proveitos e ganhos, que outro nome não se lhe pode dar " (José Osvaldo de Meira Penna, in "O Dinossauro", T.A.Queiroz Editor, São Paulo, 1988, pg. 147, citando uma frase de Oliveiros S. Ferreira, autor do livro "A Teoria da Coisa Nossa", Edições GDR, 1986, sobre seu depoimento ao Congresso no "caso das polonetas").

"O nacionalismo é uma doença infantil. É o sarampo da humanidade" (Albert Einstein).

"Ai, que preguiça". Diabo que leve quem trabalha" (Macunaíma).

"O amor da pátria é muito mais delicioso do que o amor sexual" (Jean-Jacques Rousseau, o precursor da busca do Estado totalitário).

"Se pudesse, anexaria os planetas" (Cecil Rhodes, inglês).

"Não podemos mudar a sociedade por decretos" (Michel Crozier, autor de "O fenômeno burocrático").

"Quanto mais espessa a escuridão, mais pirilampejam os vagalumes" (Schopenhauer, a respeito da obra de Hegel).

"A pobreza e a fome muito ajudam a enriquecer intelectuais e burocratas demagogos" (Thomas Sowell).

"Entre a política de um Ivã III e a da Rússia moderna, não há semelhança, mas identidade" (Karl Marx).
Obs.: O comunismo implantado por Lenin tinha essa mesma identidade czarista, a do Estado Total, que persiste no atual governo Putin (F.M.).

"O dinheiro é o deus ciumento de Israel, diante do qual nenhum outro deus deve subsistir" (Karl Marx, in "A questão judaica").

"Um anticomunista é um cão que não deixarei de morder" (Jean-Paul Sartre, o pitbull de Stalin).

"O socialismo não é o comunismo, o comunismo não é o stalinismo" (álibi da esquerda festiva, após Khruschev denunciar o terror stalinista durante o XX Congresso do PCUS).

"A maior parte de meus amigos partilharam a opinião que não se deve dizer o que se pensa sobre a Rússia (comunista), a não ser se o que se pensa lhe seja favorável" (Bertrand Russell).

"O homem que não é um revolucionário romântico na juventude, não tem coração; e o homem que não é um conservador emperdenido na maturidade, não tem cabeça" (ditado popular).
Obs.: Os "sem-cabeça" foram: Lukacz, Marcuse, Reich, Sartre, Oscar Niemayer, Tarso Genro, petistas, pecebistas e pssolistas em geral. Os "com-cabeça" foram: Eduardo Bernstein, Benedetto Croce, Gide, Camus, Max Eastman, Arthur Koestler (O zero e o infinito), Ignazio Silone, Malraux, Orwell (1984; A revolução dos bichos), Octavio Paz ((O ogro burocrático), Carlos Lacerda, Raquel de Queiroz, Olavo de Carvalho etc (F.M.).

"As eleições são armadilhas para idiotas" (Jean-Paul Sartre, o pitbull de Stalin).

"Por enquanto, é a ditadura do burocrata e não a do trabalhador que está em marcha" (Max Weber).
Obs.: Máxima que se aplica 100% ao Brasil, da atual Nova Classe, o governo petista de Lula da Silva e de seus aliados (Renan Calheiros, José Sarney etc.) (F.M.).

"O que quer que existe está certo" (F. K. von Savigny, jurista).

"Alguns homens já nascem condenados desde o útero, marcados para uma certa morte - não o mero esquecimento, mas o sofrimento e a danação eternos - para que o nome de Deus seja glorificado na hora da destruição deles" (Calvino).

"Profetas desarmados sempre foram destruídos, e os profetas armados sempre venceram" (Giralonno Savanarola, pouco antes de ser queimado pela Inquisição, em Florença, Itália).

"Há algumas morte ordenadas por Deus" (Santo Agostinho).

"Não há uma boa ação que não mereça ser punida" (provérbio irlandês).

"Qualquer avanço intelectual mais sério tem de começar com um ataque a alguma doutrina aristotélica" (Bertrand Russell).

"A História é um cruzamento de uma ciência exata e uma especulativa" (Martin Seymour-Smith, in "Os 100 livros que mais influenciaram a humanidade", Difel, Rio de Janeiro, pg. 90).

"A História não tem nenhum significado" (Immanuel Kant).

"Embora a História não tenha nenhum significado, podemos lhe atribuir um significado" (Karl Popper, completando o pensamento de Kant).

"Positivistas modernos preferem fingir que Deus não é, não existe , porque são arrogantes demais para admitir que qualquer coisa possa existir sem que eles a compreendam ou imediatamente ou no futuro" (Martim Seymour-Smith, op. cit., pg. 205).

É, muitas vezes, da natureza das instituições trair seus fundadores. Daí a frase "Se você acredita em Deus, fuja dos padres". Da mesma forma, se você quer acreditar em Marx, fuja dos marxistas e leia os livros de Marx.

"O perigo de se purgar a mente é que depois de purgá-la você pode vomitá-la junto com tudo o que foi purgado" (Sexto Empírico, médico e filósofo grego).

"Na sociedade contemporânea, não menos que no passado, a fonte de ordem, em última análise, são os hábitos e costumes e não a coerção" (Charles Sliberman).

"Os estratos sociais totalmente fechados estão condenados à paralisia e à extinção" (Peter Bauer).

"L appetit vient en mangeant" (numa tradução livre e mais completa, significa "O comer e o coçar dependem do começar").

"A neurose característica de nosso tempo não é mais a repressão da sexualidade e a culpa, mas a desorientação, a falta de normas, a ausência do significado, de significância, o vazio e, assim, a repressão da mortalidade e da religiosidade" (Hans Kung, in "Christ sein").

"A cultura, a lei, a moral, a disciplina precisam ser defendidas num tempo em que a lei se torna elástica, a arte, nervosa, e a religião, sentimental" (Arnold Gehlem).

"Se todos os crimes fossem descobertos, não só o imperador, mas também os homens mais comuns estariam nus" (William Thackeray).

"O liberal é uma pessoa que ainda não sofreu nenhum assalto" (piadinha que circula em Nova York, lembrada pelo sociólogo alemão Ralf Dahrendorf, in "A lei e a ordem").

"Todos são desenvolvíveis" (Arthur Lewis). Segundo o economista de origem jamaicana, "No mundo industrial, o contato (entre sociedade e Estado) foi muitas vezes rompido pelo excesso de Estado; no Terceiro Mundo, pelo excesso de governantes e falta de estado de direito" (Cfr. "A nova riqueza das nações, de Guy Sorman, IL/Nórdica, Rio de Janeiro, 1987, pg. 272).

"A Argentina não é vítima de sua história, nem de sua natureza, nem de seu povoamento: ela é vítima apenas de sua política" (Guy Sorman, op. cit., pg. 37).
Obs.: No início do século XX, a Argentina foi a 5ª economia do mundo, tinha mais carros do que a Grã-Bretanha e PIB equivalente à Grã-Bretanha e à França. Em 1986, uma pesquisa de "La Nación", o jornal liberal de Buenos Aires, revelava que 50% da população desejava sair do país, de preferência para a Espanha. Tudo obra do general Perón e dos governos que o sucederam, que transformaram a Argentina em um aparato burocrático nacional-sindicalista terceiro-mundista (F.M).

"Não podemos pensar no liberalismo clássico que deixa às forças do mercado o papel regulador de preços e salários" (Ulysses Guimarães, durante a Constituinte de 1988. Sarney seguiu a besteira ulyssiana, lançou o Plano Cruzado, congelou preços e salários e deu no que deu).

"Os ataques contra a América nos anos 1970 foram tão envenenados e, na maior parte, tão irracionais que mereceriam a descrição de uma caça-às-bruxas internacional. A forma mais ubíqua de racismo durante a década foi o antiamericanismo" (Paul Johnson, in "Tempos Modernos").

"La Politique a sa source dans la perversité plus que dans la grandeur de l esprit humain" (A Política tem sua origem muito mais na perversidade do que na grandeza do espírito humano) (Le Sottisier).

"De modo que, neste regime, não há senão mentira, mentira e mentira". Mentem as leis, mente a Constituição, mente o Governo, mente o Congresso, tudo mente!" (Rui Barbosa, in "Tribuna Parlamentar", Casa de Rui Barbosa, Rio 1955, pg. 196). Frase que hoje poderia ser de Jeferson Peres, Pedro Simon, Cristóvam Buarque ou Arthur Virgílio, os poucos éticos que sobraram no Congresso Nacional.

"A Espanha e os povos formados por ela são quixotescos; Portugal e Brasil são sebastianistas" (João de Scantimburgo, in "História do Liberalismo no Brasil, Editora LTr, São Paulo, 1996, pg. 236).
Obs.: É por isso que os países hispânicos são profusos em caudilhos farsescos, como Perón e Chávez. E o Brasil, ainda está em busca do Grande Salvador, do Grande Guia, o Encoberto, mitificado na figura de Dom Sebastião, rei de Portugal desaparecido na batalha de Al-Qibir. Vai que Lula é o milenarista "Encoberto", que nos levará ao paraíso cubano... (F.M.)

"O positivismo transformou um exército de militares num exército de paisanos" (Scantimburgo, op. cit., pg. 221).

"Sem nunca haverem defendido tese universitária, o Dr. Getúlio e o Dr. Ulysses foram os dois únicos personagens da República que fizeram jus a esse supremo título nobiliárquico da demagogia" (J. O. de Meira Penna, in "A ideologia do século XX", IL/Nórdica, Rio de Janeiro, 1994, pg. 159).

"Ça, mon âme, il faut partir" (Então, minha alma, é hora de partir) (René Descartes, pouco antes de morrer).

"Não sabem nada e são capazes de expressar esse nada" (Karl Kraus, humorista austríaco, sobre os jornalistas).

"Copérnico é um asno que quer perverter toda a arte da astronomia e negar o que está escrito no Livro de Josué" (Lutero).

"Francis Bacon foi o mais brilhante, sábio e mesquinho homem do mundo" (Alexander Pope, sobre o autor de "Novum Organum").

"Os pensamentos secretos de um homem estão acima de todas as coisas, o sagrado, o profano, o limpo, o obsceno, o grave, o leviano, sem vergonha ou culpa" (Thomas Hobbes, autor de "Leviatã").

"Quem quer que olhe para dentro de si mesmo e considere o que faz, pensa, opina, raciocina, anseia, teme etc., deveria, baseado nisso, raciocinar e saber os pensamentos e paixões de todos os outros homens em ocasiões semelhantes" (Thomas Hobbes, sobre a introspecção).


P.S.: Não sou nenhum "grande pensador", mas dou meus pitacos:

"O politicamente correto" atual, de moral puritana stalinista, substiuiu o religiosamente correto dos tempos da Inquisição. A Inquisição medieval praticava a tortura da roda, dos alicates arrancando unhas, e até a fogueira. A Inquisição moderna do PC tortura os adversários através da calúnia, da demissão do emprego, da expulsão dos meios de comunicação. Quem é contra a maré vermelha se torna um pária, especialmente no Brasil dos tempos fidelo-lulano-chavistas" (Félix Maier).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui