Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O dia de índio -- 15/01/2006 - 22:32 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O dia de índio

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



A conjuntura política atual da América Latina nos remete a algumas reflexões.

Há um movimento desse povo aguerrido que contesta a globalização desenfreada da economia e do capitalismo como fonte única e certa de bem-estar social. Esse sofrido povo americano que sempre teve suas veias abertas quer mais. E vem demonstrando em diversas eleições por esta vasta e amada América. Esses homens e mulheres querem ser livres como o vôo do condor e desfrutar dos belos vales, montanhas e da pampa como seu mais legítimo dono. Parodiando a música “esse povo não quer só comida”.



No Brasil, na Argentina, na Venezuela e no Uruguai elegeram-se candidatos que traziam na sua bagagem política propostas de mudança. Propostas de cunho popular. Fundamentalmente, propostas de distribuição de renda. Nesse último domingo a socialista Michelle Bachelet venceu a eleição no Chile.



A eleição de um índio para presidente da Bolívia foi muito significativa. Um novo alento à esperança. Evo Morales tomará posse no dia 22 colocando para a América um novo dia do índio. Evo é um contraponto ao Consenso de Washington e ao neoliberalismo. Que consenso é esse? Essa é a resposta que os povos indígenas e demais latino-americanos desejam.



Evo está recebendo algumas críticas por não seguir os protocolos e vestir-se informalmente. Particularmente não me incomodo com isso. O mundo muda e muda para quebrar paradigmas. No Brasil, um índio que se elegeu deputado vestia-se como branco e andava com um gravador a tiracolo. Foi um fracasso como legislador.



Nesse ano ainda teremos eleições no Brasil, Nicarágua e México com reais possibilidades de vitória de candidatos de esquerda. Ou melhor, supostamente de esquerda.

Esse momento político é profícuo para colocarmos em pauta e refletirmos sobre a ideologia. Sobre política. Sobre a democracia. E sobre tudo o que é melhor para o conjunto da humanidade.



É importante para a esquerda, nesse momento, tão desacreditada e combalida sofrendo ataques virulentos, que haja governos verdadeiramente populares, honestos e transparentes. Voltados aos interesses públicos, dos humildes e dos excluídos. Assim, dentro dos princípios mais puros e profundos da democracia, teremos um equilíbrio entre as forças que convencionamos chamar de direita e esquerda no mundo. Inclusive, esse equilíbrio é bom para a paz na Terra.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui