Usina de Letras
Usina de Letras
28 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62303 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10397)

Erótico (13575)

Frases (50695)

Humor (20043)

Infantil (5465)

Infanto Juvenil (4787)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140829)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6215)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Anotações 3: O Aumento do DPVAT -- 19/01/2006 - 10:30 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






ANOTAÇÕES 3 : O AUMENTO DA DPVAT



PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL fevereiro de 2006





No início de 2006 os cidadãos brasileiros , após as comemorações de Natal e final de ano preparam-se para enfrentar o ano novo , particularmente o mês de janeiro com despesas extras como o pagamento de IPVA , matrículas escolares , material escolar , entre outras , além de cobrir os excessos financeiros do final de ano.

Porém uma realidade que tem se repetido sistematicamente é o anúncio de reajustes de preços administrados no início do ano em valores consideravelmente acima dos índices inflacionários .

Neste ano de 2006 , uma das surpresas foi a divulgação pela Susep - Superintendência de Seguros Privados de um reajuste de 43,4 % no preço do seguro obrigatório de veículo para automóveis , táxis , motos e caminhões .

O aumento surpreende pelo percentual pois os Índices de inflação em 2005 variaram entre 1,5 e 5% .

Naturalmente as autoridades apressaram-se em justificar o percentual dizendo que houve grande aumento com o pagamento de sinistros . Deve-se salientar que uma das razões do aumento de sinistros é pela própria omissão do governo ao não realizar o trabalho de manutenção das rodovias .

Todavia, por mais justificável tecnicamente que pudesse ser tal reajuste , ele não se justifica moral e politicamente face aos índices atuais de inflação e de aumento de renda da população .

A revista Veja em 8 de fevereiro de 2006 divulgou o total de arrecadação do DPVAT e o destino dos recursos deixando claro que não há a menor justificativa técnica para o mencionado aumento . A arrecadação do DPVA aumentou de R$ 700 milhões em 1997 para R$ 1,4 bilhão em 2003 , estando previsto com o aumento a arrecadação de R$ 3,0 bilhões em 2006 . Em 2003 apenas R$ 400 milhões , 28,5% do total foram destinados para indenizações de acidentes . A previsão para 2006 é de R$ 1 bilhão , cerca de 33% da arrecadação . Do restante em 2006 cerca de R$ 1,5 bilhão deverão ir para o governo federal , R$ 300 milhões para a administração do DPVAT , cerca de R$ 60 milhões para as seguradoras e R$ 40 milhões para instrução de corretores . Ou seja o DPVAT está contribuindo para o superávit primário do governo federal e até para a instrução de corretores , que nada tem a ver com este seguro que é obrigatório .

Aliás , o analista mais atento certamente se recorda que o setor de trânsito tem dado bons exemplos de desrespeito para com o consumidor . Não nos esqueçamos da adoção obrigatória do estojo de primeiros socorros que obrigou milhões de motoristas a comprar estojos apressadamente para não serem multados , prática que depois foi abandonada .

É recente também o episódio da decisão pela adoção de extintores de incêndio mais abrangentes , de utilidade duvidosa , que sequer são exigidos em muitos países desenvolvidos e que na prática significa que o proprietário do veículo será obrigado a substituir um extintor de custo em torno de R$ 10,00 , por outro na faixa de R$ 50,00 , ou seja , 400% mais caro.

O controle da inflação é um dos principais objetivos da política econômica governamental . Para manter os preços sob controle o Banco Central por intermédio do Copom vem fixando as taxas de juros Selic que se destacam como as mais altas do mundo . Porém o acompanhamento dos índices de inflação desde a adoção do Plano Real demonstra que o principal responsável pelos aumentos de preços é justamente o governo que autoriza o reajuste dos chamados preços administrados , que mantiveram uma parte da economia indexada . Portanto enquanto alguns preços livres subiram pouco ou até baixaram , os preços administrados foram reajustados bem acima dos índices de inflação . E os preços administrados se referem a tarifas de telefonia, água , energia elétrica , dos quais o contribuinte não tem como escapar.

E o DPVAT é mais um destes preços em que não há como escapar pois o proprietário do veículo tem a obrigação de efetuar o seu pagamento para poder licenciar o veículo . Ao desconsiderar a relação entre inflação e reajuste , temos mais um exemplo negativo de descolamento entre tarifas e inflação , realizado por órgãos que direta ou indiretamente tem relação com o governo federal .

Ou seja , o mau exemplo vem de cima e quem paga o pato é o consumidor , o cidadão , que exerce o seu sagrado direito de voto para eleger seus representantes, a princípio para defender os seus direitos e interesses .









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui